Olá! Bem vindo ao blog MenteLivreIdeias, criado com o objetivo de divulgar ideias, pensamentos e obras literárias. Você também pode emitir opiniões de assuntos gerais e conceitos sobre o que domine. Este espaço é democrático e livre, desde que seja mantido o respeito mútuo.
terça-feira, 29 de dezembro de 2015
segunda-feira, 28 de dezembro de 2015
COTAS DE REPRESENTAÇÃO PARLAMENTAR PARA MULHER : CONTRA SENSO
Esta proposta não nos parece apropriada, claro que não está em jogo a importância da participação das mulheres como instrumento de mudanças e conquista no cenário de nosso país. Isso é inequívoco e incontestável. A mulher brasileira é uma mulher forte e guerreira, não fosse isso não teria força para travar esta batalha desigual, enfrentando todo tipo de adversidade. Quer no trabalho, ganhando menos ou no trabalho doméstico, muitas vezes sendo agredida. Os partidos políticos, a partir de 1998, criaram a reserva de vagas, para a ocupação de seus candidatos femininos, 30%. O eleitorado brasileiro, hoje, é composto de 52% do feminino. Daí pra frente, depende de cada um fazer por onde conquistar o seu espaço junto ao eleitorado. E como seria isso? Através da maior aproximação da comunidade, procurando participar de debates, ouvindo as necessidades e ajudando no que for necessário. A nosso ver própria mulher não iria se sentir a vontade de receber um mandato de mão beijada, sem representatividade, pois certamente não teria legitimidade do voto. O Brasil lutou bravamente pela democracia, para fazer valer o que determina a nossa Constituição: " Todos são iguais perante a Lei." Não entendemos como oportuno a criação de cotas parlamentar para mulher. Se criada, teria que ter a aprovação do Congresso Nacional. Entendemos que há muito o que fazer para que a mulher brasileira consiga exercer com dignidade e reconhecimento o seu lugar na sociedade.Temos certeza de que não será através de benesses ou qualquer outro subterfúgio que ela alcançará o seu objetivo. A mulher brasileira não admite e não quer passar por esse constrangimento. Estamos de olho!!!
Professor JOÃO BIANCO
e-mail: j1946-bianco@bol.com.br
terça-feira, 1 de dezembro de 2015
DILMA ORDENA PARADA DE MÁQUINA PÚBLICA
Seguindo a orientação do Tribunal de Contas da União (TCU) a presidente Dilma Rousseff determinou um novo contingenciamento do Orçamento de 2015, forçando a paralisação da máquina pública. A medida mais contundente foi sem dúvida o corte nas despesas de 10,7 bilhões na programação financeira do governo federal. A isso os técnicos chamam de Shutdown __ suspensão de despesas discricionárias __ Quer dizer adiar o pagamento de contas de água, luz, telefone, bolsa no Brasil e no exterior, fiscalização ambiental, da Receita e da Polícia Federal. Gastos com passagens e diárias também sofreram adiamentos. Estão também ameaçados os gastos com as atividades preparatórias para as Olimpíadas. No entretanto, serão preservadas as despesas constitucionais obrigatórias: pessoal, Previdência, o programa Bolsa Família, como também, nas áreas de saúde e educação. O governo se apressou em esclarecer " que não se trata de problema financeiro, mas sim orçamentário." Como se não bastasse ter o nome do lider do governo em falcatruas, Dilma e seu governo se arrasta numa crise econômica sem precedente. Nosso país não pode agir como se estivesse sozinho no mundo, estamos numa convivência globalizada. E não podemos nos esquecer que estamos ameaçados de novo rebaixamento na nota de risco. A grande verdade é que o segundo mandato de Dilma está sendo um engodo. Tudo foi prometido para ganhar a eleição, mas na hora de cumprir, ficou só na promessa. Não houve honestidade. Agora é esperar para ver como vai terminar. Estamos de olho!!!
Professor JOÃO BIANCO
email: j1946-bianco@bol.com.br
quinta-feira, 26 de novembro de 2015
DESASTRE NO RIO DOCE
DESASTRE NO RIO DOCE
O Rio Doce é um rio que integra a região que fica entre o Leste de Minas e parte do Espririto Santo, desembocando no Oceano Atlântico. De suma importância, pois abastece esta região dado sua riqueza nas atividades de pesca, agropecuária, fauna e abastecimento de diversas cidades rebeirinhas. Porém, no último dia 5 de novembro/2015, esta região foi assolada por um enorme desastre ecológico, que alterou todo o seu ecosistema, com o rompimento da barragem
de Fundão, de propriedade da Mineradora Samarco. Não é preciso dizer que tudo virou um caos. Com tudo virando lama, propriedades, vidas ceifadas, mortandade de peixes e perdas de animais. Toda a biodiversidade do Rio Doce foi dezimada. Hoje, exite literalmente um divisor de àgua, um antes do desastre e outra depois. A vida em todas as cidades ribeirinhas, como Mariana e distritos, não existe mais.
Consequências
_ Destruição de propriedade;
_ Perda de emprego;
_ Falta de água e alimento;
_ Pessoas vivendo em abrigo;
_ Pescadores sem trabalho;
Sem dúvida esta é a maior catástrofe ecológica acontecida em Minas, com reflexos no Espirito Santo.
O quê se espera?
RESULTADOS! Que a Samarco,responsável pelo desatre, assuma total responsabidade pelo ocorrido. Indenizando aqueles que foram prejudicados, reconstruindo suas casas, em outro local, é claro. E, principalmente, arcando com os custos de deixar o Rio Doce como era, antes desses terrível desastre. Esperamos que as autoridades, locais e nacionais, não deixem tal fato passar despercebido, principalmente, neste momento quando as nações de todo o mundo estarão reunidas
para discutir o meio ambiente. Estamos de Olho!!!
Professor JOÃO BIANCO/ email: j1946-bianco@bol.com.br
terça-feira, 17 de novembro de 2015
LIXÕES: DEPÓSITOS RUDIMENTARES
Atualmente o mundo passa por um momento em que as pessoas estão em busca de viver em ambiente mais saudável, sem poluição de nenhuma espécie. Porém, as autoridades brasileiras do setor parecem não pensar assim. A leniência com as prefeituras fez com que a Política Nacional de Resíduos Sólidos ( PNRS ) determinasse o adiamento da execução da lei que acabaria com a existência dos lixões. Ainda hoje a população brasileira convive com 1.500 lixões pelo país a fora e 3,6% dos resíduos sólidos coletados não são tratados. Cada brasileiro gera em média 920 gramas de lixo por dia. Triste realidade.
O quê são os lixões?
__ São áreas, escolhidas pelo município, onde o lixo é jogado, sem cuidado e sem tratamento nenhum e representa a forma mais rudimentar no armazenamento dos detritos.
A gente constata que infelizmente o lixão -- como é conhecido -- não está com os dias contados. A previsão do Órgão de Política Nacional de Resíduos Sólidos ( PNRS ) era de eliminar os lixões até 2014, mais isso vem sendo sistematicamente adiado.
Será inaceitável permitir que os prefeitos se acomodem com a perspectiva de novos adiamentos. Isso é muito preocupante quando se sabe que o lixo sem tratamento provoca a decomposição dos resíduos e que em seguida irão contaminar o solo e os lençól freático. Vamos torcer para que prevaleça o bom senso nas decisões das autoridades e não demorem muito em tomar as devidas providências. A NATUREZA AGRADECE! Estamos de olho!!!
Professor JOÃO BIANCO
email: j1946-bianco@bol.com.br
quarta-feira, 11 de novembro de 2015
quinta-feira, 29 de outubro de 2015
SUBSTÃNCIA FOSFOETANOLAMINA. CURA DO CÃNCER OU ENGÕDO?
Em outubro, a USP ( UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ) viu o seu nome envolto a uma grande polêmica de saúde. O motivo foi um estudo de uma substância conhecida por FOSFOETANOLAMINA, que possivelmente provocaria a cura do câncer. Esta substância foi desenvolvida sob o comando do professor Dr. Gilberto Orivaldo Chierice. Depois disso, a justiça foi provocada com uma enxorrada de liminares, todas solicitando que obrigassem a USP a distribuir os possíveis "remédios" àqueles doentes de câncer, a justiça cumpruiu o seu papel.
VERDADE
Não há registro e autorização de uso dessa substância pela ANVISA e, portanto, ela não pode ser classificada como medicamento, tanto que não tem bula.
RISCO
O risco está no interessado abandonar o tratamento que poderia lhe trazer algum alívio, por uma substância que ainda não está com o resultado de eficiência comprovado.
É perfeitamente compreensivo a angústia de pacientes e parentes acometidos pelo câncer. Esse tipo de ser humano se encontra fragilizado e não é incomum buscar o último recurso a seu dispor e que lhe permita ter um pequeno fio de esperaça. Estamos de olho!!!
Professor JOÃO BIANCO
email: j1946-bianco@bol.com.br
ESTATUTO DO DESARMAMENTO ESTÁ POR UM FIO
A Comissão Especial da Câmara dos Deputados, aprovou na terça-feira, 27, por 129 votos a favor e 8 contra o texto - base do projeto que revoga o Estatuto do Desarmamento. O relatório cria em seu lugar o Estatuto de Controle de Armas de Fogo e assegura a todos os cidadãos, a partir de 21 anos, o direito de possuir e portar arma, para defesa própria e do patrimônio, bastando cumprir os requisitos legais. Segundo o relator, Laudívio Carvalho, " a interferência do Estado na esfera privada e na conduta individual dos cidadãos há de ter limite. Não pode o Estado sobrepor-se à autonomia da vontade do cidadão, individual e coletivamente, tornando-se o grande tutor. Na verdade um tirano." Os especialista em segurança rejeitam a proposta, alegam que a proposta acabaria por aumentar o número de homicídios no País. Já para o relator, a revisão do Estatuto do Desarmamento está " restabelecendo o direito universal à posse de arma de fogo."
PAZ
__ Viva a paz para quem? Uma paz unilateral, na qual o cidadão é desarmado para que os bandidos possam agir em paz. Dá a impressão que as autoridades fizeram um pacto com a criminalidade, para tirar dos cidadãos o último recurso de defesa pessoal e patrimonial: a arma de fogo --- palavas do relator.
Opiniões divergentes, mas ainda é cedo para se dizer o que vai acontecer. A decisão da Comissão Especial é o primeiro passo, só depois a proposta seguirá para o plenário da Câmara para ser aprovado ou rejeitado. Vamos aguardar para ver no que vai dar. Estamos de olho!!!
Professor JOÃO BIANCO
email: j1946-bianco@bol.com.br
quinta-feira, 22 de outubro de 2015
EVOLUÇÃO DAS CRENÇAS RELIGIOSAS
Não nos parece correto pensar que Ciência e Religião são necessariamente opostas. Prova disso é o cientista americano Kelly James Clark que passou parte de sua vida estudando a religião. Segundo Clark, há muita teoria a respeito de como a religião se originou. Duas das ideias mais aceitas têm a ver com a maneira como os seres humanos interagem com seu ambiente natural.
SAÚDE E RELIGIÃO
Pesquisadores da Universidade de Rhode Island, nos EUA, fizeram um trabalho junto a vários líderes religiosos, entre pastores, padres e rabinos. O objetivo do trabalho era saber se a religião pode influenciar as pessoas a cuidar melhor do corpo. O resultado mostrou que existe, de fato, relação entre as duas coisas. Há por parte do líder religioso a preocupação de orientar a população para ir com frequência ao médico. Uma série de pesquisas têm amarrado a religião com maior bem - estar e sa~ude em geral. As pessoas devotas têm menos sintomas de depressão e menor qualidade de vida.
A mais de 80 anos, antropólogos estudam a maior incidência do Ateísmo em países ricos como Suécia (64% descrentes), Dinamarca (48%), França ( 44%) e Alemanha ( 42%), enquanto que na África Sub-saariana a quantidade de descrente é inferior a 1%.
O que se depreende do resultado dessa pesquisa é que a medida que o povo tem maior oferta de uma vida melhor ele não apresenta necessidade de crer em algo que não está à sua vista e entende que já tem o necessário para o seu bem estar. O mesmo não acontece na África Sub-saariana onde tem-se necessidade de pedir tudo aos céus: comida, água, segurança. Qualquer que seja o milagre é bem visto.
Não existe uma religião ideal, assim como não existe verdade absoluta. Você precisa estar aonde se sentir bem. Estamos de olho!!!
Professor JOÃO BIANCO
email: j1946-bianco@bol.com.br
quarta-feira, 14 de outubro de 2015
QUEM DIRIA!
A qualidade do músculo é menor em uma pessoa que pratica o fisioculturismo do que a que não pratica. De acordo como novo estudo da Universidade Metropolitana de Manchester, no Reino Unido, um grama de músculo de fisioculturistas produz menos força do que um grama de não fisioculturistas.
'O cientista responsável pelos estudos, Hans Degens, foi surpreendido com os rsultados da pesquisa e afirma que seríam necessários estudos mais aprofundados para se afirmarem categoricamente que os músculos marombados são mais fracos. __ Mas, certamente, existe algo de anormal.
Acredita-se que o crescimento muscular excessivo pode ter efeitos prejudiciais sobre a qualidade dos músculos. Degens explica que o fisioculturistas tem a sua força baseada na massa muscular, que compensa a fraqueza grama-a-grama dos músculos. Isso explica por que eles conseguem levantar pesos enormes.
A natureza deu ao Homem duas pernas para que ele pudesse se movimentar. Se ele vive uma vida sedentária e pode praticar algum tipo de atividade, claro que está indo contra sua natureza. Já está provado que o exercício é importante para a vida humana, portanto, mexa-se. Estamos de olho!!!
Professor JOÃO BISNCO
email: j1946-bianco@bol;com.br
quarta-feira, 7 de outubro de 2015
HÁ GRANDES POSSIBILIDADES DE EXISTIR ÁGUA LÍQUIDA EM MARTE
ÁGUA EM MARTE
Dias atrás, o mundo científico foi sacudido por um anúncio bombástico feito pela NASA: água líquida em Marte.
__ Água que flui do Planeta Vermelho.
. A agência confirmou que "as ondas escuras" visto em imagens do Mars Reconnaissane Orbita (MRO) são provavelmente feitas de água líquida movendo-se através, ou abaixo, da superfície do Planeta. Essas marcas, que alargam e escurecem conforme as estações mudam, são as primeiras evidências do tipo encontrada em outro planeta que não a Terra, e podem ser o primeiro passo para descobrir vida marciana. Vistas primeiramente em 2011, as marcas escureceram em encostas rochosas do final da primavera ao início do outono. Ao estudar os comprimentos de ondas infravermelhos, os pesquisadores concluíram que as marcas foram feitas possivelmente pelo fluxo de água devido à presença de sais hidratados. Isso poderia até mesmo sugerir que há um oceano abaixo da superfície do deserto gelado de Marte. Os próximos passos é ter uma evidência direta de sais ou água líquida foi encontrada, já que não existe nenhuma amostra.. No que diz respeito a ciência há muitas indicações de que existe água líquida em Marte. Não há limites para a ciência. Enquanto houver dúvida, inconformismo, o Homem estará sempre buscando, pesquisando e consequentemente, descobrindo.
Parabéns aos cientistas da NASA. Estamos de olho!!!
Professor JOÃO BIANCO
email: j1946-bianco@bol.com.br
quarta-feira, 23 de setembro de 2015
DESCOBERTO NOVA ESPÉCIE DE HOMINIDEA
HOMO NADELI
O Homem é um eterno insatisfeito e é essa situação que leva a busca todo sempre de algo novo. Foi o que ocorreu no fundo de um sistema de caverna da África do Sul e a descoberta pode mudar a compreensão da nossa evolução. A equipe liderada por Lee R. Berger, paleoantropologo americano e professor em Joanesburgo, descobriu 15 esqueletos parciais de uma espécie hominidea completamente nova. Ela pode ser a mais primitiva do nosso gênero já encontrada, visto que estima-se que os restos possam ter at´3 milhões de anos. O nome da espécie "Homo Nadeli,"refere-se ao sistema de caverna onde os ossos foram achados. Sua anatomia primitiva, com o cérebro do tamanho de uma laranja, indica que a espécie evoluiu próxima à ou na raiz do gênero Homo, tendo de 2,5 milhões a 2,8 milhões de anos. Geológos sugerem que a caverna tenha mais de três milhões de anos.
MISTÉRIOS DA EVOLUÇÃO
Teóricos, como Charles Darwin, a genética e a ciência moderna ainda não foram capazes de solucionar completamente os mistérios relacionados à nossa evolução.
Já sabemos que:
_ Apenas 1% difere entre o chimpanzé e o homem;
_ Os ancestrais do homem são bípides há muito mais tempo do que se imagina;
_ Segundo Darwin o homem tornou-se bípide pela necessidade de confeccionar suas ferramentas. Cientistas posteriores derrubaram esta teoria descobrindo que o bipedalismo já existia a 4 milhões de anos, quando foram encontradas as primeiras ferramentas.
O ser humano é incansável na procura para encontrar respostas que permita enterder a nossa evolução. Com a procura, quase sepre, vem a resposta que pode nos dá a noção exata de nossa origem. __ Olho vivo!__
Professor JOÃO BIANCO
email: j1946-bianco@bol.com.br
quinta-feira, 17 de setembro de 2015
GOVERNO BRASILEIRO CORTA O VENTO
Os cortes anunciados, (segunda-feira) 14, pelo governo brasileiro para superar a crise, está sendo considerado por vários segmentos produtivos como pífio. Com credibilidade em baixa, falta de apoio da população e a insatisfação dos políticos com as medida, é dado como certa grande dificuldade de aprovação das propostas, até mesmo entre aqueles que apoiam o governo. Esses setores entendem que os cortes teríam que partir primeiro de dentro do próprio governo, para que toda a sociedade visse com bons olhos. Exemplo: Extensa reforma administrativa ( redução do número de ministérios e cancelamento de cargos comissionados). O governo toda vez que se sente encurralado só visualiza aumentar impostos. No bojo das medidas, recriou a odiada CPMF sugerindo 0,2%, como se dicesse o remédio não é para matar. Espertamente Dilma passou a bola para o Congresso Nacional, dizendo: " O governo não aprova a CPMF, quem aprova é o Congresso." Há necessidade da população se manifestar de maneira pacífica mais enérgica, contra essas medidas restritivas, que certamente a curta prazo iram criar intabilidade e desemprego. Diante da constatação de grande repercussão negativa das nedidas enviadas ao Congresso, a presidente Dilma Rousseff admitiu alterar pontos cruciais da´proposta. O Planalto recuou na suspensão do reajuste do funcionalismo, no direcionamento das emendas parlamentares e na diminuição de recursos do sistema S. (Senai - Sesc - Sesi - Sebrae). Este último se deu em atendimento ao setoe empresarial que reclamou da medida. O que se depreende é que os setores organizados vão sendo atendido em suas revendicações, o mesmo não acontece com a maioria da populção que com certeza é a que arcará com o ônus dos cutos das medidas. Estamos de olho!!!
Professor JOÃO BIANCO
email: j1946-bianco@bol.com.br
sexta-feira, 11 de setembro de 2015
LUZ NO TÚNEL CADA VEZ MAIS DISTANTE
STANDARD & POOR'S REBAIXA NOTA DO BRASIL
Autoridades do governo, declararam que ficaram surepresos com a decisão da agência internacional Standard & Poor's (S&P) de rebaixar a nota do Brasil, como país bom de se investir. Como surpresa? A agência Standard & Poor's já vinha sinalizado se as contas´públicas continuiasse no mesmo ritmo a nota do país seria rebaixada. O govrno precisou enviar ao Congresso a previsão orçamentária com déficit de 30 bilhões, para 2016. Até agora o governo não tomou nenhuma atitude para diminuir seus gastos. Nem mesmo sinalizou boa vontade de trazer de volta o dinheiro dos investidores. Por que então a supresa? A nosso ver não há. Quais as consequências? Elevação dos custos de financiamento para o governo e para as empresas locais. Também, pode reduzir o fluxo de entrada de dolar no país, deixando a moeda estrangeira mais cara. Novamente, a única saída encontada, pelas autoridades econômicas do governo, foi o deconfortável aumento do imposto de renda. Na nossa casa, quando há um descontrole de contas, com aumentos de gastos, diminui-se as saídas para comer fora, passeios e outras despesas. O governo, respeitando-se as proporções, precisa fazer o mesmo. Enxugar a máquina administrativa, com redução do número de ministéros, verbas de propaganda de rádio e TV, Blogs e outros meios de comunicação. Diminuir os gastos com os programas sociais. A palavra chave agora é: ECONOMIZAR! Estamos de olho!!!
Professor JOÃO BIANCO
email: j1946-bianco@bol.com.br
quinta-feira, 3 de setembro de 2015
O BRASIL PAROU
Está confirmado, depois de duas quedas seguidas no PIB (produto interno bruto) o Brasil entrou em recessão técnica. Com o último resultado do 2º trimestre, apresentado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a economia encolheu 1,9%, no período. Nos primeiros três meses do ano, a economia brasileira já havia diminuído 0,2%. O país vem nessa constante por cinco trimestres de economia retraida na comparação o mesmo período do ano anterior.Se compararmos o primeiro semestre de 2015 com o mesmo período de 2014, houve uma queda de 2,1%, aponta o IBGE. No acumulado de 12 meses, o PIB registrou queda de 1,2%, em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. Em valores correntes, o PIB do 2º trimestre alcançou R$ 1.428 trilhões. O PIB é a soma de tudo o que é produzido no país (indústria - serviços). É lamentável está triste constatação. Um país que tem tudo para dar certo, mas infelizmente falta gente de visão para guiá-lo. Não temos tido discenimento suficiente para escolhar melhor nossos políticos. Consequentemente, o país está mergulhado em uma crise sem precedente. Hoje, além da crise política e economica, ainda enfrentamos a crise moral, com envolvimento, em falcatruas, de grandes empresas governamentais, empresários e políticos, com os nomes atolados num lamaçal.
Agora, os tecnocratas do governos, depois de muito pensar, concluíram: __ Precisamos aumentar impostos. __ Que "BRILHANTE" ideia! Desemprego se espalhamdo por todo o pais, fábricas desligando as máquinas e a única saída encontrada pelo governo é AUMENTAR IMPOSTO. É realmente muita falta de criatividade. O povo não aguenta mais! Parém de explorá-lo! Estamos de olho!!!
Professor JOÃO BIANCO
email: j1946-bianco@bol.com.br
quarta-feira, 26 de agosto de 2015
CHINA - VAI MAIS DEVAGAR
As ações chinesas provocaram em todo o mundo uma forte queda na segunda-feira(24).
Por que o peso disso é tão importante?
A verdade é que a economia da China está desacelerando, a opção é de um ritmo mais lento e sustentável. O mercado acionário chinês experimentou um boom que alcançou seu pico entre junho/2014 a junho/2015. Os investidores, acreditando no governo, compraram ações com dinheiro emprestado. As ãções caíram, os investidores decidiram,ou foram obrigados a se desfazer de investimentos para págar suas dívidas, consequentemente, a queda inicial foi ampliada. O socorro aguardado do Banco Central Chinês não veio e nem as medidas de estímulo ao crédito bancário. Houve completa decepção dos investidores. Sem estímulo novo, as ações caíram e bruscamente.
Por que afetou o resto do mundo?
A China é a segunda maior economia e segundo maior importador de mercadorias e serviços comerciais. Um desaquecimento brusco do país, inevitavelmente, afetaria muitos países.
Como o Brasil pode ser afetado?
Vendemos para China uma boa parte de nossa soja e de minério de ferro.
Comércio entre os dois países:
- 2013 __ US$ 83 bilhões
_ 2014 __ US$ 78 bilhões
_ janeiro/julho - 2015 __ queda de 19%
Acreditamos que essa desaceleração da China, certamente, irá nos afetar prejudicando as nossas exportações. Por consequência, o final de 2016, dado como certa a data da recuperação da economia, certamente deverá ser, mais uma vez, adiada para 2017. O Brasil vai devagar quase parando, o desemprego alcançou a casa dos dos 8% no segundo trimestre, chegando a quase 100 nilhões de desempregados. A crise economica pode ter prazo para terminar, mais a política precisa ser resolvida imediatamente, sob pena de virarmos uma Grècia. Estamos de olho!!!
Professor JOÃO BIANCO
email:j1946-bianco@bol.com.br
quarta-feira, 19 de agosto de 2015
CONTRADIÇÃO
O partido dos trabalhadores PT está convocando para esta quinta-feira ( 20 ) - às 20h os seus militantes e as centrais sindicais pela democracia e em favor da defesa dos direitos trabalhistas. Esta convoção nos parece contraditória, pois embora o partido afirme que o ato é em defesa dos direitos dos trabalhadores, a presidente Dilma Rousseff editou e sancionaou no primeiro semestre a Medida Provísória 665. Esta medida limita o acesso dos trabalhadores ao seguro-desemprego, o abono salarial e o seguro defeso. A MP contraria a promessa feita pela petista na companha eleitoral de que não mexeria nos direitos trabalhista " nem que a vaca tussa " e foi alvo de protestos de movimentos sociais e sindicais, que irão às ruas na quinta-feira em um ato pela defesa da democracia. Não há como negar que as coisas não vão bem no país. Existem hoje duas crises distintas __ Crise econômica e política. A crise econômica é passageira, segundo os analistas, têm data para perder força, final de 2016. A crise política é mais séria, pois depende de interesses muitas vezes individuais em detrimento dos interesses do país. Em momento de crise na desordem de toda estrutura do país, somente alguuns saem ganhando, o restante perde. Precisamos centralizar esforços no sentido da retomada do crescimento, gerar emprego pra as novas gerações, criar riquezas e aumentar nossas exportações. Só assim vamos prosseguir crescendo e nos transformar num país ´própero e igualitário. Estamos de olho!!!
Professor JOÃO BIANCO
email: j1946-bianco@bol.com.br
quarta-feira, 12 de agosto de 2015
DEMOCRACIA, SEMPRE
Não há como dar apoio aos desmando e a instabilidade política e econômica do governo Dilma. Porém, como brasileiros, não podemos ser indiferentes ao que está acontecendo nesse 2º mandato, com a nossa presidente tendo atitudes confusas, deixando claro total indecisão nas decisões importantes. Em sua última aparição, nesta sexta-feira (7), em evento em Boa Vista (RR), ela declarou que aguenta pressões e ameaças e que ninguém vai tirar a legitimidade dos votos que recebeu. Não podemos nos esquecer que a presidente Dilma foi eleita pelo povo, numa eleição direta, legítima e incontestável. Na nossa visão, falar em impeachment neste instante é simplesmante um ato antidemocratico, seria um total desserviço. A nação pararia totalmente, mergulharia em um período de inércia, parada, prejudicando todo o setor produtivo do país, a espera de decisões futuras do próximo presidente. A nossa Democracia é sólida e o povo é soberano. Na última pesquisa, o mesmo povo que a elegeu, negou a aprovar o seu governo, declarando ser o mais impopular da República. Fora isso, vemos líderes das duas maiores casas legislativas envoltas em intrigas, se caluniando mutuamente, não querendo abrir mão daquilo havia conquistado antes. Tudo isso precisa ser deixado de lado, em prol de um país melhor para todos, Democracia é o bem de todos e não de uma minoria. A constituição dita: ..."TODO PODER EMANA DO POVO E EM SEU NOME SERÁ EXERCIDO" ... . Estamos de olho!!!
Professor JOÃO BIANCO
email: j1946-bianco@bol.com.br
sexta-feira, 7 de agosto de 2015
CADEIA OUTRA VEZ
O ex-ministro da casa civil do governo Lula, senhor José Dirceu já cumpria prisão domiciliar,
quando na segunda-feira (3) foi novamente preso, agora pelo envolvimento de faucatruas na
Petrobras, na operação Lava-Jato da Polícia Federal. O ex-ministro está, de maneira negativa,
com o nome em alta, dando a entender que neste instante tornou-se um verdadeiro arquivo
vivo. Caso comece a falar, muito político graúdo do partido do PT, certamente irão perder o
sono. A prisão de José Dirceu acarretará inquitantes consequências como __ pressão do
ambiente econômico e possível aproximação de investigação de Lula e Dilma. Segundo a
delação, Dirceu usufluiu intensamente do esquema de desvio de dinheiro para pagar taxi aéreo,
reformas e compras de imóvel. Abatido, Dirceu já agardava que fosse preso na Operação Lava-
Jato. O ex-ministro faturou como consultor em algumas empresas um montante de
R$ 39 milhões etre 2006 e 2013. Informações prestadas pelo empreiteiro Ricardo Pessoa,
o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, se referia ao dinheiro do esquema chamando-o
de "pixuleco." Isso fez com que a 17ª fase da lava-Jato levasse o mesmo nome.
Tendo como base o Brasil onde o salário mínimo é de pouco mais de R$ 700,00, e que
somente em sete anos um assalariado conseguiria alcançar R$ 60.000,00 e que José Dirceu,
no mesmo período, recebeu R$ 39 milhões, com um esquema fraudulento, não há necessidade
de ser nenhum sábio em matemática para se chegar a conclusçao de que existe algo de errado
e muita coisa a ser esclarecida. O quê nos conforta é saber que alguns dos envolvidos já estão
prestando conta ao povo, inclusive devolvendo dinheiro aos cofres da Petrobras. O que não
pode haver é esmorecimento por parte das autoridades envolvidas, não pode haver trégua no
combate a esses crimonosos, sob pena de todo o trabalho da Polícia Federal e da Justiça, ruir
ladeira abaixo. O povo não espera atitude diferente da Justiça brasileira e exige resultado
positivo, pois a população já não aguenta mais tanto desmando e desonestidade. Estamos de
olho!!!
Professor JOÃO BIANCO // j1946-bianco@bol.com.br
quinta-feira, 30 de julho de 2015
OPINIÃO OPOSTA
Tramita no Congresso Nacional, para possível aprovação após o recesso parlamentar, o PL 3.722/12, ele tem como objetivoflexibilizar o Estatuto do Desarmamento, com a revogação da Lei de controle de armas. No entanto, há dentro do próprio Congresso duas correntes de opiniões totalmente adversas, uns a favor e outros contra. Os que são a favor defendem:
__ diminuição para 21 anos a idade mínina para aquisição de uma arma;
__ aumentar a quantidade de armas para o cidadão, de seis para nove;
__ permissão da compra de quantidade de munição de 300 para 5.400 por ano;
__ tirar do Exército e passar para a Polícia Civil a responsabilidade do registro de porte de arma;
__ constatação: não houve diminuição no número de delitos fatais provocados por armas de fogo.
. Os que são contra o projeto
__ reconhece a dificuldade do Estado no combate à criminalidade;
__ risco das armas caírem nas mãos de criminosos;
__ aumento de acidentes domésticos __ uso indevido em conflitos interpessoais;
__ permissão indiscriminadamente de armas a população, sem nenhum preparo;
__ envidar esforços para melhorar as instituições de segurança pública.
Os dois lados se esforçam para provar pontos positivos da matéria. Nota-se fragilidade em alguns aspectos defendidos pelos dois lados. Está mais do que provado a inoperância do Estado em garantir a segurança do cidadão. Em contrapartida, não é possível que um cidadão tenha a sua família aviltada, sua esposa estuprada, sem condição de se defender.
Esperamos que nossos políticos aprovem a proposta que apresente equilíbrio e bom senso. Estamos de olho!!!
Professor JOÃO BIANCO
email: j1946-bianco@bol.com.br
quinta-feira, 23 de julho de 2015
DESSERVIÇO A DEMOCRACIA
Presidente da Câmara Eduardo Cunha
Antes do início parlamentar, na semana passada, Brasília foi sacudida por uma notícia bomba. O delator Júlio Camargo, dclarou ao juiz Sérgio Moro da Operação Lava-Jato, que o Presidente da Câmara Eduardo Cunha havia exigido US$ 5 milhões de propina, para intermediar um negócio com a Petrobras. A notícia deixou Cunha meio perdido, atonito mesmo, mas em seguida reagiu. Convocou a imprensa para dizer que a partir daquele momente estava rompido com a presidente Dilma. Deixou claro que a decisão tinha caráter pessoal, sem inclusão da instituição a que pertence. À justiça do Paraná, Camargo afirmou que foi pressionado por Cunha a pagar US$ 10 milhões, em um contrato de navios-sonda para Petrobras. Na oportunidade, segundo disse o delator, Cunha declarou ser "merecedor" de US$ 5 milhões. É realmente vergonhoso o que estamos vivenciando no Brasil. Políticos do mais alto escalão das casas legislativas brasileiras, atolados em lamaças da corrupção, usando da pior maneira que existe seus mandatos, que na verdade não lhes pertencem, e sim, ao povo. Quem perde com isso é o Brasil e seu povo, que vê o seu minguado salário escorrer pelos dedos, sem condições de arcar com o mínimo necessário para manter a sí e a sua família. Não podemos aceitar que esses políticos desonestos digam que são nossos representantes, eles não souberam honrar dignamente o aval que nós lhes demos. Lamentável! Estamos de olho!!!
Professor JOÃO BIANCO
email: j1946-bianco@bol.com.br
quarta-feira, 15 de julho de 2015
CESARIANA EM EXCESSO
Na semana passada, a ANS ( Agência Nacional de Saúde ) decidiu dar um basta no excesso de cesarianas, disciplinando os futuros procedimentos em hospitais particulares. A partir de agora, os planos de saúde têm que informar a taxa de cesáreas e de partos normais e dos hospitais. De posse desses números, as parturientes poderão escolher mehor o médico que vai acompanhar a gestação e o hospital onde quer ter o bebê. O obgetivo da agência de saúde é evitar cesáreas desnecessárias e estimular o parto normal na rede privada. O índice de cesáreas no Brasil é extremamente alto 84,6%, levando-se em conta a recomendação feita pela Organização Mundial da Saúde, que é de 15%.
As operadoras precisaram também orientar os médicos a utilizarem partogramas ( documento de registro do trabalho de parto ). O importante é que a medida veio em boa hora objetivando coibir os abusos generalizados de cesáreas na rede particular. Há necessidade de haver o mínimo de respeito a ética profissional, olhar a gestante como um ser humano que ela é, e não como se fosse uma cifra. A mulher gestante precisa de todo apoio necessário, pois trás em sua barriga a perpetuação da espécie. Estamos de olho!!!
Professor JOÃO BIANCO
email: j1946-bianco@bol.com.br
quarta-feira, 8 de julho de 2015
F O M E
Um simples gesto de não deixar resto de comida no prato fará com certeza com que você possa contribuir para evitar o desperdiço, que segundo a FAO ( Organização das Nações Unidas a Alimentação e Agricultura ), somam US$ 750 bilhões. A mesma FAO estima em 870 milhões de pessoas estejam passando fome mundo a fora, em contrapartida são jogadas fora cerca de um terço de todos os alimentos que são produzidos. Nos Eatdos Unidos, de 30% a 40% do fornecimento de alimento pós-colheita acaba no lixo. No Brasil, esse percentual atinge 30% dos alimentos produzidos. Todos os anos, cerca de 1,4 bilhões de hectares de terra são usados para produzir alimentos que serão desperdiçados, isso chega a mais de 25% de toda a terra agrícola do mundo. É também equivalente a 200 Irlandas. Outro grande problema mundial que começa a preocupar, é sem dúvida o desperdiço da água que é usada na produção de alimentos. Esse desperdiço equivale a três vezes o volume do Lago Léman, ou três vezes o que flui pelo rio Volga, os maiores da Europa, ou melhor, 35% do nosso consumo de água doce que escorre para o ralo. Se não mudarmos nossos hábitos, melhorar os índices de educação, caminharmos para um desenvolvimento sustentável, com certeza a humanidade viverá em um mundo muito pior. Estamos de olho!!!
Professor JOÃO BIANCO
email: j1946-bianco@bol.com.br
quarta-feira, 1 de julho de 2015
ATO IMPENSADO
Na semana passada, aconteceu um fato, na cidade do Rio, que nos preocupa de verdade. Um policial, de arma em punho, rendeu dois menores que estavam se atracando em uma rua movimentada. Depois de já dominados, ajoelhados e sob a mira da arma do policial, surgiu, do nada, um cidadão e de maneira desastroça começou a chutar os dois garatos. Depois do acontecido, a família condenou ato do cidadão. Não se pode analisar esse caso de maneira isolada. É claro que não podemos compactuar com o modo violento como agiu o homem. "Violência gera violência." Não há como considerar somente o ato em si, pois de trás do axerbamento desse senhor existe outro de pior magnitude; a ausência do Estado. A população do Estado do Rio está se sentindo desamparada, acéfala, sem aquém recorrer, assustada com tudo e com todos. Não se tem segurança nem na própria casa, sujeita a pala perdida. Seja aonde estiver: trem, metrô, em casa, na praia, nos ônibus, em fim onde você estiver estará insegura. Aquele ato contra as crianças já dominadas é desumano. Porém, não podemos tapar o sol compeneira, há uma total insegurança em toda cidade do Rio e, consequentemente, em todo o Estado. Não existe tranquilidade e segurança para ninguém, nem para a população e nem para turistas. O que se faz com o dinheiro dos impostos? Estamos de olho!!!
Professor JOÃO BIANCO
email: j1946-bianco@bol.com.br
quarta-feira, 24 de junho de 2015
O POVO FOI ENGANADO
O PT ( Partido dos Trabalhadores ) aproveitou os últimos momentos favoráveis do governo Lula para empurrar goela abaixo um novo governo da sigla. Veio então o primeiro governo de Dilma Rousseff. Ela, espertamente, manteve a mesma política assistencialista do governo de Lula, com bolsa família e tudo mais. Para se eleger para o segundo mandato Dilma escondeu do povo uma série de acontecimentos impopulares, como: Caso Petrobras, com a Operação Lava-Jato, Pedaladas Fiscais e a promessa de que não mexeria nos direitos dos trabalhadores, mexeu. Pois bem, fez tudo ao contrário decepcionando completamente o povo brasileiro, que foi as ruas para protestar contra ela e seu governo. Hoje, quase chegando ao final do primeiro semestre, do segundo governo, ela está colhendo aquilo que plantou: mentira e desconfiança. Na última pesquisa Data Folha, 68% do eleitorado vê o governo Dilma Rousseff como ruim ou péssimo. E só 30 dos brsileiros são a favor da reeleição. É fato que há muito tempo para a próxima eleição, porém, segundo os analistas econômicos, as coisa só devem melhorar no final de 2016. O que não é muito animador para as pretensões do PT e as aspirações de um novo governo de Lula. E mais, a última pesquisa dá que Lula perderia para Aécio. Estamos de olho!!!
Professor JOÃO BIANCO
emil: j1946-bianco@bol.com.br
quarta-feira, 17 de junho de 2015
CÂMARA NÃO PODE SER LEVADA A ERRO
A Câmara dos Deputados está prestes a votar uma matéria de suma importância e de grande interesse da população __ Redução da Maioridade Penal, de 18 para 16 anos, Os deputados precisam ficar atentos quanto aos interesses individuais e de grupos, quanto a essa matéria. Creio, que não é lúcido imaginar que um cidadão de 16 anos, que pode votar e trabalhar não seja capaz de distinguir o certo do errado. No entanto, há especificamente nesse caso, de se considerar alguns pontos importantes, como por exemplo, a falta de maturidade para exercer autocontrole como a média dos adultos. Há país que leva em consideração o argumento neurológico que diz: área do cérebro associada a tomada de decisões complexas e à contenção da impulsividade só amadurece plenamente por volta de vinte anos de vida. No Brasil ainda não temos um levantamento preciso sobre a real situação delituosa dos jovens. Porém, a população das nossas grandes metrópolis, como São Paulo e Rio, não têm como esperar mais, os habitantes dessas regiões estão vivendo acuados dentro de suas próprias casas, que são atingidas lá mesmo, por balas perdidas. A última pesquisa do instituto "Data Folha," deu que 93% da população aprova a redução da maioridade penal, para 16 anos. Em Junho, um médico andava em sua biscicleta, que foi roubada, em uma ciclovia pela orla da Lagoa Rodrigo de Freitas, área nobre da cidade; De repente, foi abordado por dois menores, o médico foi interceptado e esfaquiado, morrendo a caminho do hospítal. Nos parece que a mais sensata decisão seria aumentar o tempo de permanência do jovem delinquente na casa de custódia, de 03 anos que é hoje, para mais anos. Estamos de olho!!!
Professor JOÃO BIANCO
email: j1946-bianco@bol.com.br
quarta-feira, 10 de junho de 2015
SEGUNDO CAPÍTULO
Ainda não temos uma definição da tão esperada Reforma Política Brasileira. A Câmara dos Deputados, pretende voltar ao assunto, parado em maio, nas primeiras sessões de junho. Porém, não se espera nada de muito expressivo, e talvez, essa mexida possa vir para embaralhar ainda mais a cabeça do eleitor. A discussão teve início com o Distritão, mas não houve consenso entre os legisladores. Ainda bem, já que as consequências seríam nefastas: campanhas caras, partidos legítimos enfrequecidos, personalismo de condidatos em alta, coisas que a democracia brasileira não aprova. No entanto, medidas que poderiam encetar um salto de qualidade na política nacional, ficou pelo caminho, como: o sistema distrital misto e o fim das coligações nas disputas para cargos de deputado e vereador. Após o imobilismo, que quase sempre toma conta da casa, os deputados se movimentaram para avalizar duas modificações __ Cláusulas de barreira e a autorização para doações de empresas a partidos; por fim, a proibição da reeleição no Executivo, que a nosso ver veio em boa hora. Isto com certeza, evita os maus vícios nas administrações e impede que o mal governante tenha o direito de voltar ao poder. Mais boas propostas: ampliação do mandato do executivo para cinco anos ( hoje são quatro ) e outra que busca unificar os pleitos. Todos nós estamos conscientes de que há uma colcha de retalho de partidos políticos no Brasil; o país de maior economia do mundo (EUA), só possuem dois partidos. O que importa não é a quantidade e sim a qualidade de partidos. Se perguntármos aos eleitores quantos e quais são os partidos, com certeza eles não saberão responder, muito menos, quais as ideias defendidas por eles. Não interessa a ninguém essa desordem no sistema político brasileiro, ainda mais quando sabemos que o surgimento desses partidos de aluguel, têm como objetivo de participar da divisão do Fundo Partidário.Os partidos e os políticos precisam ter consciência de que estão no poder para servir e não para ser servidos. Estamos de olho!!!
Professor JOÃO BIANCO - email: j1946-bianco@bol.com.br
quarta-feira, 3 de junho de 2015
ECONOMIA BRASILEIRA ENCOLHE 0,2%
Que a nossa economia vai mal todo mundo sabe. O preocupante é que todos os companentes da demanda interna ficaram negativos ao mesmo tempo, o que não acontecia desde 1996. O que salvou foi a produção agropecuária com alta de 4,7%. Indústria obteve - 0,3% , serviços - 0,7% , investimentos - 1,3% , consumo das famílias - 1,5% , consumo do governo - 1,3% . A economia brasileira no final de 2014, vinha apresentando sinais de estagnação e os analistas já esperavam os resultados negativos apresentados neste 1º trimestre de 2015. Economistas preveem que a perda da atividade econômica deve se aprofundar no segundo trimestre, com queda de até 1,6% frente ao trimestre anterior, e há quem espere que a recuperação só comece no início de 2017. Os números não são favoráveis, mas temos que dáum voto de confiança aos responsáveis pela condução de nossa economia. Porém, o tempo não está a nosso favor e a necessidade das pessoas não pode esperar. O povo já não aguenta tanto aumento em sua contas: água, luz, transporte e alimendação para dar alguns exemplos. A economia brasileira aparece na 31º posição à frente apenas da Rússia, que é alvo de um duro embargo imposto pelo Ocidente, e da Ucrânia, cuja economia vem sendo corroída pela guerra civil. Estamos todos torcendo para que o Brasil volte a crescer e apresente resultados positivos. O povo ordeiro aguarda pacientemente os números futuros. Estamos de olho!!!
Professor JOÃO BIANCO
EMAIL: J1946-bianco@bol.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)