DEPENDÊNCIA DIGITAL CORRÓI A MEMÓRIA HUMANA
A Universidade de Birminghan, no Reino Unido, concluiu um estudo que afirma que o excesso de confiança na utilização de computador e motores de busca está enfraquecendo as memórias das pessoas. Ou seja, usar computadores em vez de memorizar informações está deixando esquecido.
Exemplo:
Indivíduos que ainda podiam lembrar os números dos telefones da sua infância não conseguiam lembrar o número do seu trabalho atual.
__ No Reino Unido mais da metade das pessoas pesquisam online em busca de uma resposta primeiro. O problema é que tais respostas podem muitas vezes ser imediatamente esquecidas. Não é aconselhável usar dispositivos tecnológicos como uma "estensão" do seu próprio cérebro.
Imaginem, caso você armazena informações no seu Smartfone, com fotografias de momentos importamtes de sua vida, há risco de extinguí-las se o dispositivo for perdido ou roubado.
O que o estudo nos mostra é que não devemos abrir mão de fazer nossos cálculos matemáticos, ler um bom livros editado em papel, bater um bom papo cara-a-cara com quem quer que seja. Não devemos, a não ser por necessidade, usar o computador em detrimento de uma interação interpessoal. E nunca esquecer do ensinamento de nossos avós: "É conversando (pessoalmente) que a gente de entende." Estamos de Olho!!!
Professor JOÃO BIANCO
email: j1946-bianco@bol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário