terça-feira, 17 de novembro de 2015

LIXÕES: DEPÓSITOS RUDIMENTARES




      Atualmente o mundo passa por um momento em que as pessoas estão em busca de viver em ambiente mais saudável, sem poluição de nenhuma espécie. Porém, as autoridades brasileiras do setor parecem não pensar assim. A leniência com as prefeituras fez com que a Política Nacional de Resíduos Sólidos ( PNRS ) determinasse o adiamento da execução da lei que acabaria com a existência dos lixões. Ainda hoje a população brasileira convive com 1.500 lixões pelo país a fora e 3,6% dos resíduos sólidos coletados não são tratados. Cada brasileiro gera em média 920 gramas de lixo por dia. Triste realidade.

O quê são os lixões?
__ São áreas, escolhidas pelo município, onde o lixo é jogado, sem cuidado e sem tratamento nenhum e representa a forma mais rudimentar no armazenamento dos detritos.

A gente constata que infelizmente o lixão -- como é conhecido -- não está com os dias contados. A previsão do Órgão de Política Nacional de Resíduos Sólidos ( PNRS ) era de eliminar os lixões até 2014, mais isso vem sendo sistematicamente adiado.
Será inaceitável permitir que os prefeitos se acomodem com a perspectiva de novos adiamentos. Isso é muito preocupante quando se sabe que o lixo sem tratamento provoca a decomposição dos resíduos e que em seguida irão contaminar o solo e os lençól freático. Vamos torcer para que prevaleça o bom senso nas decisões das autoridades e não demorem muito em tomar as devidas providências. A NATUREZA AGRADECE! Estamos de olho!!!


Professor JOÃO BIANCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário