segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

ENERGIA AMEAÇA PROJEÇÃO DE INFLAÇÃO NO BRASIL




ESCASSEZ DE ENERGIA

A alta das contas de luz põe em xeque as projeções do Banco Central para uma inflação no próximo ano abaixo do teto fixado na legislação. O IPCA, índice usado como referência para as metas da política de juros, fechará 2015 entre 6% e 6,1%, enquanto a maior parte dos bancos e consultorias estima taxas mais próximas ou acima do limite de 6,5%. As previsões oficiais pressupõem uma elevação das tarifas residenciais de energia elétrica de 17% - percentual que, embora elevado, está abaixo dos esperados por analistas de mercado, que chegam aos 20%. A conta de luz tem peso considerável no IPCA: em novembro respondeu por 2,9%  do orçamento familiar considerado para apuração do índice. A partir de janeiro, os reajustes ganharão o impulso do sistema de bandeiras tarifárias, que repassará mensalmente aos consumidores custos adicionais decorrentes da utilização de termoelétricas, consequência da escassez de chuvas nos últimos meses. Está decidido. Janeiro haverá um acréscimo de 8,3% nas contas residenciais. Mais uma vez, o povo foi penalizado. O governo brasileiro aplica mal os recursos e quem paga a conta é a população E a cobrança de impostos só aumenta. Os fenômenos meteriológicos obedecem a um ciclo, ou seja, não tem uma sequência igual, uma hora acontece na outra hora não. Nesses interregnos é que as concessinárias precisam investir e não esperar que as chuvas venham ou não, e aí criar as famigeradas bandeirinhas, que só são adequadas na época de São João. O povo não aguenta mais! Estamos de olho!!!



Professor JOÃO BIANCO

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

GAUCHOS PISAM NA BOLA NA EXPORTAÇÃO DE TRIGO



PLANTAÇÃO DE TRIGO NO RIO GRANDE DO SUL



Com rejeição no mercado brasileiro, milhares de toneladas de trigo de má qualidade, que pode provocar náusea, estão sendo exportado para países da África e da Ásia. A maior parte da soja do Rio Grande do Sul foi afetada por um fungo que se beneficia do excesso de umidade. Desde 2011, o Brasil tem normas que estabelecem limites para a presença nos alimentos de micotoxinas, substâncias produzidas por fungos. Se esse  limite é ultrapassado, o trigo não é indicado nem ao consumo de animais. Na Europa e na América do Norte esse tipo de controle já era comum. A saída encontrada por produtores, então, foi exportar parte da sobra a baixos preços para locais como Nígéria, Vietnã, Filipinas e Indonésia. Segundo a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul, a estimativa de produção de 1,7 milhão de toneladas do Estado neste ano, 1 milhão foi afetado e deve ir para esses destinos, sendo que 700 mil já fora negociados. Os produtores não costumam exportar para esses países. Esse comportamento da Federação Gaucha não nos parece muito ético, muito embora as autoridades competentes tenham dito que " as condições de sanidade de venda do produto compete a quem compra." Os países ao adquirirem um produto sob suspensão tinham consciência, cremos, do risco que estavam pondo sua população ou mesmo seus animais. Visaram mais o lucro que teríam ao adquirir esse produto, já que ao invés de pagar a saca de 60 quilos, R$ 30, foi vendida a R$ 17. O que nos preocupa é que esse produto pode chegar até à mesa da população desses países, já tão sofrida e
que não têm a vida muito fácil. Estamos de olho!!!


Professor JOÃO BIANCO

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

REATADA RELAÇÕES, CUBA E EUA



REATADA RELAÇÕES CUBA E EUA




Fato histórico de extrema importância chamou a atenção do mundo na terça-feira (16) passada. Apadrinhado pelo Papa Francisco e o Canadá, EUA e Cuba, reataram as relações Diplomáticas, depois de 53 anos de isolamento da ilha. A atitude tomada é de suma importância para os dois lados, ambos com certeza saberão tirar proveito do fato de tamanha dimensão. Mais a ilha, que viveu durante mais de 50 anos um embargo do mundo praticamente todo. Cuba está passando por um sucateamento de sua indústria e a estagnação da maioria dos setores produtivos. O Brasil é um dos poucos países que mantém relacionamento com Cuba, prova disso são os médicos trazidos de lá para suprir a falta desses profissionais em nossa rede. Outra colaboração brasileira foi ajuda para os cubanos conseguirem financiamento para construção do porto de Mariel. Atividade que irá conhecer grande desenvolvimento é sem dúvida a indústria do Turismo com substancial destaque para a hotelaria e agências de viagens que certamente crescerão com entrada de novos dolares. Os ganhos dos EUA, serão mais políticos com a já aventada desativação da prisão de Gualtanamo, que vem sendo acusada de torturar prisioneiros terroristas. Outro fato inquietante é manter relações diplomáticas com todo continente, com exceção de Cuba que está localizada praticamente em seu quintal, a ponto de fugitivos cubanos se aventurarem na travessia do Mar do Caribe. Com certeza a imagem dos Estados Unidos írá melhorar, e muito, aos olhos do mundo e fará arrifecer o sentimento anti-americano. Estamos de olho!!!



Professor JOÃO BIANCO

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

DEMOCRACIA CONSOLIDADA


DEMOCRACIA CONSOLIDADA


Embora o caso Petrobras tenha tomado todo espaço da mídia nos últimos dias, um fato não menos importante merece destaque: o vigor de nossa democracia. Diante de tantas denúncias e comprovados escândalos se nós não tivessemos uma democracia consolidada, com certeza as intituições entrariam em crise. O envolvimento do alto escalão da Petrobras que tiveram seus nomes citados em escândalos na operação Lava Jato, da Polícia Federal, não nos permite achar que o restante dos funcionários são também corruptos, é preciso separar o joio do trigo. O povo brasileiro fez sua escolha pela democracia e não aceita mais a impunidade daqueles que traem sua confiança. Outro destaque importante é o trabalho da imprensa, com certeza todos esses fatos estariam debaixo do tapete. Há de se citar também o trabalho incansável da Polícia Federal, Ministério Público e do Judiciário, todos enganjados no mesmo objetivo: a busca da Verdade. A atitude de certos funcionários da Petrobras certamente não serve de exemplo para nínguem, muito menos para o restante dos funcionários da empresa. Agiram de modo inescrupuloso, só pensando em sí mesmo sem menor apego ao espírito republicano. Claro que os culpados merecem o que estão passando, sendo humilhados e desmoralizados. Não há mais lugar, em nosso país, para poder paralelo, que na maioria das veze se volta para atividades criminosas. Entendemos que os envolvidos nessa sujeirada precisa de punição. Estamos de olho!!!



Professor JOÃO BIANCO

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

CONTRAMÃO NA EDUCAÇÃO




         CONTRAMÃO NA EDUCAÇÃO 

A maior cidade brasileira, São Paulo, deveria servir de exemplo para toda o país, porém, não é bem isso que acontece. Seu prefeito Fernando Haddad (PT), resolveu baixar um decreto determinando que o aluno mesmo obtendo nota O seria aprovado na série seguinte. Medida que no Rio de Janeiro não alcançou o resultado esperado, precisou voltar ao sistema antigo já que o novo provou sua ineficácia. Para professores e diretores de escolas, isso contraria o discurso oficial de que há mais rigor com os alunos na rede municipal. Especialista em educação afirmam que a 1ª fase é talvez a mais importante fase do período de estudo. É justamente quando o aluno consegue assimilar maior conteúdo programático. Não nos parece mais adequado facilitar as coisas para o aluno durante essa fase; só enxergamos um objetivo: aumentar o número de vagas para atender a demanda. Mesmo porque nosso sistema de ensino é extremamente competitivo, ajudar o aluno agora certamente não irá facilitar a vida dele quando alcançar o ensino médio e a faculdade. Todo esperimento em mátéria de educação precisa ser exaustivamente discutido entre profissionais em educação e as comunidade, pois é uma atividade que afeta diretamente as famílias. O poder público precisa ser cuidadoso para, em matéria de ducação, não ter visão de antolho, e não se curvar as estatísticas oficiais, sob pena de no futuro colher maus frutos. Não pode se deixar levar pela máxima: "Vamos em frente que atrás vem gente." Mesmo porque essa gente, são crianças. Estamos de olho!!!




Professor JOÃO BIANCO

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

RASTRO DE SANGUE




CRIMES NA DITADURA MILITAR NO BRASIL

Em nome de uma revolução militares brasileiros cometeram verdadeiars atrocidades como tortura, mutilação e morte. Foram torturadas professor, médico, engenheiro, advogado, jornalista e todos aqueles que eles julgavam ser uma ameaça ao regime militar. Tudo feito com muito cinismo e crueldade. Dados relatados pela Comissão da Verdade, que encerrou ontem seus trabalhos, dão conta de que houve um total de 434 vítimas, sendo 191 pessoas com morte comprovada, três das 243 desaparecidas políticas foram encontradas durante as investigações. Os presidentes desse período foram também responsabilizados pelos crimes. Em depoimento à Comissão da Verdade Gildásio Corenza, preso em 1975 e conduzido ao DOI-CODI, afirma que, no local, recebeu golpes de cassetete, murros, choques elétricos, foi pisoteado, que sua boca era constantemente cheio de sal e que tornou-se difícil dizer quantos dias passou ser tomar água. Em 2012, a Justiça de SP determinou a retificação do atestado de óbito do jornalista Vladimir Herzog; os militares declararam que ele havia se suicidado, quando na verdade tinha sido assassinado nas dependências do 2º Exército, em São Paulo. Esses e muitos outros casos vieram a tona graças a coragem e determinação de parentes e amigos das vítimas. Não fosse o incansável e exaustivo trabalho investigativo dessas pessoas, certamente essses crimes hediondos ainda estaríam no anonimato. O que os parentes e toda a nação brasileira desejava saber era a VERDADE. Este país não aceita mais que os lixos sejam jogados para baixo do tapete. Quem criou o lixo que assuma a responsabilidade. Estamos de olho!!!




Professor JOÃO BIANCO

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

TRIPLICA O DERRETIMENTO DO GELO ANTÁRTICO




TRIPLICA O DERRETIMENTO DO GELO ANTÁRTICO

 

A taxa de derretimento de uma baía da Antártica aumentou sensívelmente nas últimas décadas. Pela estimativa de centistas americanos, britânicos e holandeses, o derretimento é estimado em uma média de 83 bilhões de toneladas por ano nos últimos 21 anos __ de 1992 a 2013. Essa quantidade de derretimento equivale, em massa, a mais de 240 edifícios como o Empire State, em Nova York, ou metade do monte Everest, no Himalaia. Os cálculos da espessura do gelo são feitos por medida de radar e por laser via satélite, além de usarem outras técnicas. As medidas são feitas mensalmente, o que permite um cálculo preciso da aceleração da perda do gelo. Atualmente, o derretimento pode estar acelerado em uma taxa de mais de 13 bilhões de toneladas por ano a cada ano. O derretimento dos últimos anos já contribuiu com 5mm de aumento do nível do mar. Esse alerta põe o mundo em apreensão para as consequências que advirão se essas previsões se confirmarem. E deixa uma pergunta no ar. Qual o mundo que o Homem quer para as futuras gerações. Um Planeta destruído ou uma Terra salva por ele mesmo. Estamos de olho!!!



Professor JOÃO BIANCO

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

ATUAÇÃO VERGONHOSA DO CONGRESSO




ATUAÇÃO VERGONHOSA DO CONGRESSO
É de chorar de vergonha as sessões do Congresso nos últimos dias. O plenário da Casa foi transformado em um verdadeiro ringue. Políticos, galerias e os truculentos seguranças se revesavam em todo tipo de baixaria. Teve até uma senhora de 79 anos que quase foi estrangulada por um segurança, um professor de História, foi atingido por uma Taser __ arma que dispara carga elétrica __ desmaiou e precisou ser socorrido. O espetáculo de horror estava instalado: parlamentares sofriam todo tipo de ofensas, inclusive o presidente Renan Calheiros, deputados sendo empurrados escada abaixo e as galerias não paravam de gritar palavras de ordem "fora PT," o "PT roubou" e "vá pra Cuba." Toda essa bagunça é porque a presidente Dilma quer empurrar pela guela abaixo um projeto de lei que permite ao governo descumprir a meta para pagamento do superavit primário. Como a balburdia estava generalizada o presidente Renan determinou a suspensão da sessão e marcou para a próxima quarta-feira, uma outra. Mais escandaloso ainda é o decreto no qual o governo promete liberar R$ 444 milhões para verbas de congressistas. A oposição promete recorrer ao STF. A nosso ver está é a prova cabal da mais cínica e vergonhosa prática do toma lá da cá da era republicana. O Congresso Nacional não pode e não deve ser rebaixado a um balcão de negócios. O presidente Renan Calheiros foi extremamente infeliz quando fez a seguinte referência: " as pessoas das galerias só poderíam ser "presumivelmente assalariadas." Ora, senhor presidente, o Congresso pertence ao povo brasileiro e não de uma elite. Então, porquê não ouvi-lo. Por que razão o povo precisa ser expulso de sua casa. Os senhores deputados, quase sempre, falam bobagens e o povo é obrigado a ouvir. Os senhores defendem o sagrado direito de livre expressão, mas bastou uma sessão um pouco mais agitada para que seja determinada a evacuasão das galerias. Lamentável!!!



 Professor JOÃO BIANCO

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

O MUNDO E O AQUECIMENTO GLOBAL


O MUNDO E O AQUECIEMENTO GLOBAL


Este assunto vem sendo discutido exaustivamente em diversas oportunidades como tema central nos quatro cantos do mundo. Porém, vários governos pelo mundo a fora não estão focados no sentido de encontrarem solução definitiva para o problema. Os riscos de passarmos por rigorosas mudanças climáticas são tão profundas que poderíam parar ou até mesmo reverter todo o progresso que a humanidade fez até agora contra a pobreza e a fome. Confirmado no último relatório das Nações Unidas. O Painel Intergovernamental sobre mudança climática, deixou claro que há um grande esforço de vários governos nesse sentido, mas não é o suficiente. Os países em desenvolvimento estão engrossando as dileiras dos que vivem na contramão, queimando enormes quantidades de combustíveis fósseis. As consequências seríam as mais trágicas possíveis, como: escassez de alimentos, inundações de grandes cidades e seca em outra áreas, extinção de parte da flora e da fauna. Alerta o relatório que há necessidade das pessoas se precaverem quanto os raios UV, desde de que expostos ao sol, tanto quando se dirigem ao trabalho como também a passeio. Os países estão engajados em limitar o aquecimento do planeta a não mais de 2 graus Celsus e restringir as emissões de gás em 1 trilhão de toneladas de dióxido de carbono. O secretário geral das Nações Unidas Ban Ki-moon, declarou em boa hora: " Os líderes devem agir. O tempo não está do nosso lado." Isto quer dizer que não há mais tempo a perder. Sob pena de pessoas do mundo inteiro pagar um preço muito alto para viver neste planeta. Estamos de olho!!! 



Professor JOÃO BIANCO

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

MUDANÇAS CLIMÁTICAS



MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Segundo pesquisadores as pessoas ainda devem esperar "mudanças drásticas" no clima mundial, mas o risco se mostra pouco iminente. Estudos mostra menos influência do dióxido de carbono ( CO2 ) na atmosfera do que imaginávamos. Dias atrás, o Observatório do Clima deu a notícia de que pela primeira vez em 10 anos, as emissões de gás carbono no Brasil subiram. Em 2013, as emissões soltaram de 7,8% com relação a 2012, e o país produziu 1,5 bilhões de toneladas de gases de efeito estufa no ano passado. Nos últimos anos apresentamos tendência de queda desse gás. O principal motivo do aumento da emissão do CO2 é sem dúvida o crescimento do desmatamento da amazônia que subiu 16,4%. A prática destrutiva atingiu um mínimo em 2012, antes de, para nosso desgosto, subir 29% ano passado. Não só o desmatamento contribuiu para o aumento do CO2, mas também setores como energia, agricultura e a indústria fizeram crescer a emissão. Depois do conhecimento de dados tão negativos o Brasil se comprometeu em reduzir a emissão em até 39% até 2020 e diminuir o desmatamento na amazônia em 80%. Hoje, em menor escala, o Estado de São Paulo está passando por um sério problema de abastecimento de água em vários municípios. A ponto de ser sugerido a utilização de reuso do líquido, nas estações de tratamento. Não se deve colocar a culpa toda na natureza. Não podemos negar que a falta de chuva deixou os mananciais do Estado de São Paulo no nível mais baixo até hoje conhecido. Porém, uma parcela bem grande de responsabilidade cabe as autoridades em todos os níveis, que não souberam planejar com antecedência construindo mais algumas estações de tratamento. Com certeza a população não estaria passando por este caos urbano. Estamos de olho!!!


Professor JOÃO BIANCO

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

BID ALERTA PARA DESIGUALDADE INFANTIL



                                                       DESIGUALDADE INFANTIL

O Banco Interamericano de Desenvolvimento ( BID ) através de seu economista-chefe Norbert Schady alerta para o abandono de crianças em idade em que mais precisam de apoio. Segundo Norbert as condições de vida até os 30 meses de idade têm consequências que nos acompanham por décadas, como baixos níveis de nutrição, desenvolvimento cognitivo inadequado, taxas mais altas de desemprego e maior envolvimento com o crime. O economista do BID alerta que em toda a América Latina, apenas o Chile e Colômbia têm políticas consistentes e regulares voltadas para essas crianças. O Brasil, segundo Schady, conquistou pontos ao aumentar esforços nos últimos anos, com o combate à mortalidade infantil. __ A cobertura de creches não aumentou a qualidade do ensino, o currículo é fraco, e falta interação entre pais e as escolas. __ Faltam programas com os pais para promover mudança de comportamento. __ Há necessidade de mensurar o resultado dos projetos desenvolvidos, que são essenciais para garantir oportunidades a fim de que as pessoas saiam da pobreza. __ Estamos permitindo a perpetuação da pobreza, sua transmissão de uma gração para outra. __ Uma criança, por puro azar, vai nascer em uma casa onde não há recursos que permitam ir à escola e progredir na vida. Essa é uma condenação cruel, declarou Schady. O que se percebe é que é muito importante que os governos se preparem de maneira adequada para dar total apoio a todas as crianças que estão em fase de creche, já que está em jogo o futuro da sociedade. Estamos de olho!!!



Professor JOÃO BIANCO

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

LIXO NO LIXO



                                                            LIXO   NO   LIXO

O governo brasileiro bem que tentou determinar um limite para acabar com os lixoões, mas infelizmente as dificuldades encontradas foram maiores. O último prazo dado aos municípios foi agosto passado e a maioria não teve como cumprir a determinação de transformar os lixões em aterro sanatário. O Brasil gerou 62 milhões de toneladas de lixo, em 2012, dado mais recente.Só a Região Sudeste é responsável por metade disso. As prefeituras, os governos estaduais e o governo Federal tiveram quatro anos para se preparar para acabar com os lixões. Mas, em várias cidades, o problema está longe de uma solução. Inclusive, na capital do país há um local onde os próprios moradores de Brasília não gostam de ver. O lixão da estrutural é um terreno a céu aberto onde Brasília despeja 52 mil toneladas de lixo todos os meses, sem nenhum  tipo de tratamento. A dena se repete desde de a década de 60: o caminhão descarrega e, entre ratos e urubus, os catadores  remexem os sacaos em busca de algum material que tenha valor para venda. A política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em 2010, determina que todos os lixões do país não poderão mais existir. O lixo vai ter que ir para o aterro sanitário. O presidente da Confederação Nacional dos Municípios diz que a maioria das prefeituras não têm como arcar com os custos de um aterro sanitário. Enquanto as autoridades discutem de quem é a responsabilidade, os prejuizos ficam por conta do povo. Primeiro, os catadores, e aí incluiu-se, velhos e crianças, todos trabalhando em áreas completamente insalubre; Depois, a população vizinha aos lixões que convívem eternamente com vários tipos de doenças encontradas no ambiente em que moram. A permanência desses lixões em uma afronta a dignidade humana. Estamos de olho!!!



Professor JOÃO BIANCO




segunda-feira, 17 de novembro de 2014

CURRUPÇÃO ENVOLVENDO A PETROBRAS


CORRUPÇÃO ENVOLVENDO A PETROBRAS



O allto escalão das empreiteiras, com a deflagração da operação Lava-Jato da polícia Federal, vão parar na cadeia. Nesta operação foram presos 18 pessoas acusadas de participar de esquema de desvio de dinheiro de obras da Petrobras para pagamento de propina a três partidos ( PT, PMDB e PP ). O esquema funcionava assim: o senhor Paulo Roberto Costa, Diretor de Abastecimento e o senhor Renato Duque, Diretor de Serviços, negociavam com as empresas e cobravam 3% do valor do contrato. As obras tinham seus valores superfaturados acrescidos de aditivos. Pelo menos 15 empresas participaram do esquema e fecharam contratos de R$ 59 bilhões com a Petrobras. Entre 2009 e 2013 foram licitados grandes obras de refinarias, entre elas: Abreu Lima, Comperj e Refinaria Presidente Getúlio Vargas. O juiz Sérgio Moro da 13º Vara Federal de Curitiba bloqueou apenas os bens dos executivos investigados e de 3 empresas. Mas as empreiteiras envolvidas tinham contratos de R$ 59 bilhões com a estatal. Dinheiro este que deixou de entrar nos cofres públicos e foi parar nas contas de certos funcionários da Petrobras, políticos e partidos. Para se ter uma ideia, o funcionário Renato Duque viu seu patrimônio crescer 340% no período em que ficou à frente da Diretoria de Serviços e ainda tinha uma conta na Suiça. Certamente não sonseguiria isso só com o salário da Petrobras. O povo brasileiro está escandalizado com tudo isso, ainda mais envolvendo grandes empreiteiras e partidos da grandeza do PT. O senhor Ministro da Justiça, em entrevista declarou que Doa a quem doer a Polícia Federal irá averiguar a fundo todas as denúncias e conhecidos os culpados todos serão punidos. O dinheiro desviado por essas pessoas desonestas deixou de ser usado em obras para minorar o sofrimento da população como: construção de moradias, saneamento básico e mobilidade urbana. Como diz o povo: A justiça tarda, mais não falha. __ Nem sempre! Estamos de olho!!!   

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

CORPORATIVISMO DO JUDICIÁRIO



CORPORATIVISMO DO JUDICIÁRIO

Há  certos atos praticados por pessoas que se consideram ilibada mas em certos momentos nos deixam perplexos com suas atitudes. É o caso, que aconteceu dias atrás, do juiz João Carlos Corrêa que teve o carro parado em uma blitz "Lei Seca" do Detran-rj, e foi constatado que ele estava com a carteira de habilitação vencida. Ao invés de acatar sobriamente a decisão da serventuária, como manda a lei, resolveu exibir inoportunamente sua autoridade. Erroneamente, deu foz de prisão a servidora pública, Luciana Tamburini e a conduziu a uma delegacia. Luciana na delegacia disse que não havia faltado com respeito a autoridade, mas tão somente disse a ele "era juiz, mas não Deus." O que se concluiu disse lamentável episódio é um grande equívoco e um completo desrespeito aos princípios constitucionais. Uma autoridade do nível e da capacidade de um juiz não pode e não deve agir dessa maneira, desconhecendo leis existentes ao invés de fazê-las cumprir. Os desembargadores, por unanimidade, mostrando o mais promíscuo dos corporativismo condenaram Luciana a pagar R$ 5.000,00 de multa. Percebendo a injustiça, por quem deveria fazer justiça, alguns amigos se cotisaram e conseguiram arrecadar mais de R$ 30.000,00 para ajudar a serventuária. Na decisão os desembargadores disseram que a funcionária "agiu com abuso de poder." Ledo engano, quem agiu desse modo foi o juiz que embora estivesse errado, pois estava de posse de uma carteira vencida, exagerou ao extremo dando foz de prisão a Luciana, abusando de um poder que naquele instante não lhe cabia exercer. Estamos de olho!!!


Professor JOÃO BIANCO

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

PEZÃO SONHA COM REGIÃO DO GRANDE RIO INTEGRADA




  O governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão, re-eleito, já manifestou desejo de ver toda a Região Metroplolitana do Rio funcionando de maneia integrada, envolvendo várias secretarias. Não é possível, e não conseguimos visualizar como, a capital do rio poderá conseguir resolver seus problemas sem que envolva no processo outros municípios da região. Nos dias úteis, a população do Rio aumenta em um terço, pelo deslocamento de dois milhões de pessoas que residem na periferia da Região Metropolitana. O planejamento da infraestrutura, especialmente a do transporte público de alta capacidade, não pode desconsiderar essa realidade. Trens, metrô, barcas e BRTs precisam funcionar integrados dentro da Região Metropolitana, assim como as vias que possibilitam a ligação entre os municípios por outros veículos ( caminhões, ônibus, automóveis, ciclovias ).  Para que a Região Metropolitana do Rio sofra um choque de desenvolvimento é necessário o comprometimento das três esferas de governos: Municipal, Estadual e Federal, cada qual cumprindo sua parcela de responsabilidade. Essa visão do nosso governador surgiu com o aumento da necessidade. O cidadão leva 4 horas, às vezes até mais, para ir e vir ao trabalho. Quando vai ao hospital enfrenta quilométricas filas para ser atendido. Toda a região está estrangulada, nada funciona com folga para os contribuintes. Se não significar mais burocracia e empreguismo, a criação de um órgão, como proposto pelo Pezão, para integrar ações em municípios próximos, faz sentido. Estamos de olho!!!


Professor JOÃO BIANCO

e-mail: j1946-bianco@bol.com.br           

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

DESERVIÇO À DEMOCRACIA



DESSERVIÇO Á DEMOCRACIA

Entendemos que o  Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ) agiu corretamente ao recusar o pedido de auditoria do sistema eleitoral feito pelo setor jurídico do PSDB, pois não há nenhum motivo realmente grave para que se duvide do resultado das urnas. Está semana o senador Aécio Neves usou da tribuna para rejeitar a proposta de diálogo feito pela presidente Dilma. Esta atitude não melhora em nada o cenário político brasileiro, já tão conturbado. A hora é sim de dialogar sempre que o interesse do povo estiver em jogo. Dilma em seu discurso de posse em nenhum momento citou o nome do candidato derrotado, talvez de caso pensado, esquecendo os 50 milhões de votos conquistados nas urnas pelo Aécio. Ele, por sua vez, se preocupou em ligar para Dilma e gentilmente parabenizou-a pelo resultado da eleição. Estamos num país democratico,lógico que sempre haverá divergência no campo das ideias. No Congresso não existem  inimigos, existem sim opositores de opiniões. O período eleitoral ficou para trás, importante agora é olhar para frente. A pauta das duas Casas está repleta de assuntos de suma importância como: A reforma Política, Tributária, Fiscal e outras não menos importantes. A História nos faz lembrar do impeachment do ex-presidente Fernando Collor, hoje aliado de Dilma, que sofreu ferrenha oposição do PT, que com certeza  terá uma oposição no mesmo diapasão que ele sempre usou. Estamos de olho!!!



Professor JOÃO BIANCO

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

MANIPULAÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICOS



MANIPULAÇÃO DE ESTATÍSTICA

O ex-ministro da fazenda, Rubens Ricupero, do governo de Itamar Franco ao se preperar para conceder uma entrevista à Globo, não percebeu que os microfones estavam abertos e verbalizou: "O que é bom a gente fatura, o que é ruim a gente esconde." Isso ocorreu a duas décadas atrás, agora aconteceu de novo nas eleições deste ano (2014 ). O governo do PT evita divulgar pesquisas, informações em geral de interesse da população, para proteger a presidente Dilma na campanha da reeleição. Podemos citar o Ministério da Educação __ adiou a liberação da listagem do Ideb (Indice de Desenvolvimento da Educação Básica) referente ao rendimento em Português e Matemática, em 2013. Também foi postergado o relatório de setembro sobre a arrecadação tributária, devido aos efeitos da atividade lenta da economia. Desmatamento da Amazônia __ a ONG Imazon indica haver crescimento da destruição da floresta. Porém, só agora em novembro o governo leberará o que aconteceu na Amazônia em agosto e setembro. Dilma e seus ministros gostam muito de alardear os feitos conquistados no trabalho social realizado para diminuir  a pobreza e miséria junto à população __ a direção do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), subordinada à Secretaria de Assuntos Estratégicos, vetou a divulgação de análise de estatísticas sobre a miséria, feita com base na última Pnad. Nem na ditadura militar houve esse tipo de ingerência no instituto. Em seguida a apuração das urnas se constata que houve o mais escandaloso uso da máquina e de recursos públicos a favor da candidatura oficial. Sinceramente, esperamos que no seu 2º mandato a presidente Dilma possa governar com mais transparência deixando a população conhecer com nitidez todos os nùmeros da vida do pais e então se planejar. Estamos de olho!!!  


Professor JOÃO BIANCO

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

ÁGUA POTÁVEL ---- CAPTAÇÃO MAIS DIFÍCIL




ESCASSEZ DE ÁGUA EM SÃO PAULO

Três estados brasileiros São Paulo, Minas Gerais e Rio de janeiro estão passando sérios problemas de abastecimento d'água à população, sem contar o penere problema da seca vivido na região do Nordeste. O pior quadro vive São Paulo onde a vegetação esta crescendo em várias barragens tornando a captação cada vez mais difícil. Este quadro deve continuar, em 2015, com a volta do fenômeno EL Niño. O jornal "O Estado de São Paulo" cita o secretário geral adjunto da Organização Mundial de Meteorologia (OMM ), Jeremiah Lengoasa que confirma  a volta do EL Niño. Segundo estudo o ano de 2014 está sendo considerado o mais quente desde 2004. Com a seca o estado de São Paulo está tendo de recorrer ao artifício de utilizar o volume morto que pode segundo especialistas trazer riscos à saúde. __ volume morto é a água que fica no fundo das represas, abaixo do nível de captação das comportas e que acumula sujeira, sedimentos e até metais pesados. A Sabesp ( Companhia de Saneamento Básico de São Paulo ) nega e diz que o tratamento será o mesmo usado atualmente. O lado bom, se existe lado bom, é o aumento das vendas no comércio de materiais que possibilitam captar água. O que se depreende neste caso específico da água de São Paulo é que houve prevaricação, dúvidas e indecisões para se tomar, no tempo certo, medidas a altura do potencial da maior cidade brasileira. Não cabe aqui apontar culpados, porém se faz necessário medidas preventivas que evitem que tal fato se repita. Estamos de olho!!!


Professor JOÃO BIANCO

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

BRASIL RECONDUZ DILMA ROUSSEFF AO PODER



BRASIL RECONDUZ DILMA ROUSSEFF AO PODER
A presidente Dilma Rousseff (PT ) foi reeleita com 51.64% dos votos válidos, enquanto seu adversário, Aécio Neves (PSDB ), obteve 48,36%. Após vencer a eleição presidencial mais disputada da história brasileira, Dilma pregou diálogo, pediu união aos brasileiros e disse não acreditar que o país tenha saído dividido das eleições. O que se pode esperar dela? Que ela cumpra todas as promessas de campanha. O carro chefe de seu primeiro governo, o assistencialismo, por si só não basta. Há necessidade de uma série de medidas complementares para robustecer esse programa. Como melhorar o atendimento à saúde, plano que dê uma dinâmica nova à educação, apoio às Prefeituras para que possam aumentar o saneamento básico em todas as áreas dos municípios, mobilidade urbana com ajuda financeira para que as grandes cidades possam melhorar e racionalizar o fluxo dos meios de transportes existentes. O Brasil carece urgentemente de apoio em diversos setores, principalmente, no que trata da infraestrutura operacional. Com uma logística capenga necessita melhorar, construir e atualzar portos, aeroportos, ferrovias __ onde estamos tremendamente atrasados __ hidrovias __ com o tamanho do Brasil esse tipo de transporte pode ser contado a dedo. Todas essas medidas juntas com certeza ajudará, e muito, a impulsionar o desenvolimento brasileiro, em consequência, à vida dos brasileiros.Temos como certo que a tarefa não é fácil, o importante é começar a trabalhar. Passado a euforia da reeleição é hora de colocar a mão na massa, trabalhar incansavelmente para que daqui a 4 anos Dilma possa dizer que se sente realizada com os resultados obtidos no seu 2º mandato. Boa Sorte, Dilma Rousseff. Estamos de olho!!!   



Professor JOÃO BIANCO

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

ESCÂNDALOS NA PMERJ - ll


Mais uma vez fomos surpeendidos pela notícia de policiais militares do Batalhão da Ilha do Governador sendo presos acusados de extorsão de traficantes. Entre os presos, estava o ex-comandante do 17º BPM, tenente-coronel Dayzer Corpas Maciel. A Operação "Ave de Rapina" foi comandada por agentes da Subsecretaria de Inteligência ( SSINTE ) da Secretaria de Segurança. O objetivo era cumprir 16 mandaddos de prisão contra policiais militares do 17º BPM ( Ilha ), entre eles dois odiciais, além de 32 de busca e apreensão. A cúpula da PM decidiu trocar o comandante do batalhão da Ilha, Dayzer e integrá-lo ao quadro do Comando de Plociamento Especializado (CPE ), órgão considerado estratégico, principalmente com relação ao patrulhamento de vias expressas . Logo em seguida surgi o escândalo e Dayzer foi afatado e preso. As investigações dão conta da existência de relações com diversos traficantes, especialmente com Fernando Gomes de Freitas, conhecido como Fernadinho Guarabu. A ação dos PM foi flagrada por uma câmera de segurança no local da ocorrência. Pasme! Nosso todo poderoso Beltrame, Secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro está sob suspensão do Ministério Público que o acusa de improbidade administrativa e de superfaturamento de contratos de compra e manutenção de parte da frota operacional da PMERJ. Quem falta meter o pé na lama? Só nos resta apelar para os íntegros soldados com moral elevada e que são a maioria desta tão nobre corporação. Estamos de olho!!!


Professor JOÃO BIANCO

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

ESCANDÂLOS NA PMRJ - l



Policial que recebeu o benefício da delação premiada __ redução da pena por colaborar com informações para a polícia __ declarou que o Estado Maior da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro recebia R$ 15 mil mensais de cada batalhão. Agora me respondam. Em quem confiar? Pessoas responsaveis pela nossa segurança estão virando bandidos. E, pior, comandados por bandidos-mor. Dia 15 de setembro próximo passado, policiais da Corregedoria deflagraram a Operação Propina S.A. Na ocasião, foram presos os majores Nilton joão dos Prazeres Neto e Edson Alexandre Pinto de góes e mais 24 policiais, sendo seis oficiais __ todos com passagem pelo 14º BPM ( Bangu ) __ foram detidos sob a acusação de cobrar propina de moradores e comerciantes no bairro da Zona Oeste do Rio. O comandante geral da corporação coronel Luiz Castro Menezes, ficou indignado ao tomar conhecimento do depoimento e classificou as denúncias como absurdas. As prisões do último dia 15 foram feitas pela Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado ( GAECO ). Entre os acusados, estava o chefe do Comando de Operações Especiais (COE ), coronel Alexandre Fontenelle Ribeiro, que comandou o Batalhão de Bangu e foi exonerado do cargo. É vergonhoso o que estamos vendo acontecer com alguns componentes de uma Instituição garboniosa como a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Ainda mais, quando eles passam para o lado do crime se deixando levar pelo dinheiro sujo. O secretário de segurança do Estado precisa, urgentemente, tomar posição contrária a esta situação, sob pena de sofrer respingo de toda essa sugeirada. Estamos de olho!!!


Professor JOÃO BIANCO

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

REALIDADE DOS PREÇOS DOS REMÉDIOS NO BRASIL


REALIDADE DOS PREÇOS DOS REMÉDIOS NO BRASIL

NÃO há nada de errado quando a indústria farmaceutica, como todas as outras, procura o lucro. Desde que respeite os princípios éticos de sua atividade. O problema surge quando o ciclo de propaganda vem acompanhado de acordos e trocas de interesses em que são ofertados viagens, brindes, presença em congresso e até mesmo cheques poupudos repassados pelos representantes dos laboratórios. Nas farmácias exite um prática, a chamada "caderninho" que consiste na remuneração de bolconista para xerocar a receita ou anotar o nome do médico. Dinheiro. "Se o médico ganha um cheque, ele se compromete a prescrever 3 vezes o valor da receita de um medicamento."__ informou um representante de laboratório. Médicos que não quiseram se identificar confirma a prática. " Já recebi propostas de viagens em troca de prescrever remédios," diz um psiquiatra. Segundo Fernando Itabiani, autor do livro Marketing Farmaceutico esta prática tende a desaparecer com o tempo e com surgimento de novas práticas mais eficazes e produtivas. Como por exmplo, investimento em educação. __ " Muitos médicos não têm formação em gestão nem em finanças. Fornecer esse conhecimento é ouro." É difícil incutir uma consciência crítica nos médicos para que eles não se deixem seduzir pela propaganda e também pelas benessis. Quando isso acontece, a base de todo o tratamento é colocado em risco: a confiança no médico. Com agravante de se está lidando com a vaida. Estamos de olho!!!

Professor JOÃO BIANCO

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

GRANDEZA DO PRÉ-SAL




O senador Cristovam Buarque, em sua coluna no jornal O Globo declarou  "não usar a riqueza do pré-sal seria  uma estupidez, usá-la para iludir a nação é uma indecência." O que precisa deixar bem claro é o que surge como mito e verdade. As estimativas para as reservas  do pré-sal não são mitos, são resultados de pesquisas geológicas; a exploração na sua profundidade não é um mito, a engenharia dispõe de ferramentas; pode haver riscos para ecologia não é um mito; a expectativa de que a demanda e os preços continuarão altos não é um mito. O grande mito é afirmar que o pré-sal mudará a realidade brasileira. Se tudo der certo, em 2036 a receita líquida prevista para o setor petrolífero corresponderá a R$ 100 bilhões, aproximadamente R$ 448 por brasileiros, quando a renda per capita será de R$ 27.800, estimando crescimento de 2% ao ano para o PIB. Apesar da dimensão da sua riqueza, o pré-sal não terá o impacto que o governo tenta passar. Mito também é a afrimação de que a educação brasileira será universalizada e dará um salto de qualidade graças ao pré-sal. Se correr tudo bem, a totalidade dos recursos do setor petrolífero destinado à educação corresponderá a R$ 37 bilhões, apenas 7% do necessário. Lamentavelmente, o povo aguarda pacificamente a tão prometida revolução educacional que ainda se encontra a uma profundidade de sete mil metros. Triste é o atual governo não dizer a verdade ao povo, mostrando uma realidade fictícia. Estamos de olho!!!

Professor JOÃO BIANCO




quinta-feira, 9 de outubro de 2014

MACONHA ___ USO MEDICINAL


Recentemente, um vizinho nosso o Uruguai tornou mais flexível o controle sobre o uso da Cannabis e na California, nos Estados Unidos, já permitem sua utilização para fins medicinais de maneira legal. Alguns médicos começam a prescrever e recomendar a seus pacientes o uso da Maconha para aliviar os sintomas de diversos distúrbios e doenças crônicas, como aids, câncer, esclerose múltipla, náusea decorrente da quimioterapia, eplepsia, artrite e outras. A maconha é também indicada para pacientes terminais, como forma de aliviar a dor e melhorar a qualidade de vida. Há diversas pesquisas que comprovam seu valor medicinal. Foi comprovado que o THC, o canabinoide presente na maconha, liga-se aos receptores do sistema endocanabinoide do cérebro, quando isso acontece, há uma redução da dor e da ansiedade. Assim como uma sensação de alteração da consciência. Estudos demonstraram que os canabinoides reduzem o crescimento de determinado tipo de tumores cancerígenos. Nos Estados Unidos há lugares onde existem os chamados clubes da maconha e oferecem diferentes produtos à base de cannabis, como biscoitos, chocolates, shakes e manteiga. No Brasil, certas entidades, inclusive, religiosas fazem pressão no Congresso Nacional objetivando evitar legalizar a cannabis. Enquanto isso, adultos e crianças que sofrem de diversos males, entre eles a epilepsia, câncer e outros precisam viajar para o exterior para conseguir tratamento. E o Congresso Nacional não consegue priorizar tão importante matéria que permitiria salvar vidas. Lamentável! Estamos de olho!!!


Professor JOÃO BIANCO

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

ABORTO SEM HIPOCRISIA



ABORTO SEM  HIPOCRISIA

Dados nos moatram que uma mulher morre a cada dois dias no Brasil vítima de aborto inseguro. A estimativa é da Organização Mundial da Saúde. Também é da OMS a informação de que o país faz, por ano, cerca de 1 milhão de procedimentos de interrupção da gravidez__ quase todos ilegais, ou seja, feitos ao arrepio da legislação, que aceita como legais apenas os casos de contracepção ditados por risco à vida da gestante, estupro e gestação de feto com anencefalia. Nos óbitos, a grande maioria é de mulheres das faixas mais baixas. Não há como adiar esta discussão é preciso envolvimento de toda sociedade já que se trata de um problema de saúde pública. Levantamento recente mostra que pelo menos 20% das brasileiras já se submeteram a aborto. Decorre que quem tem dinheiro para pagar o interrompimento da gravidez procura o procedimento seguro; quem não tem submete-se a intervenções de risco. Apesar dessas evidências, o tema tem estimulado radicalismo, irracionalismo e oportunismo político, em detrimento de uma discussão realista sobre que procedimento o país precisa adotar para enfrentar a questão. De um lado __ a despeito das tragédias familiares que a clandestinidade provoca e mesmo com a laiticidade do Estado __ grupos religiosos têm agido, nas diversas instâncias das decisões públicas, para evitar até mesmo o debate do assunto. De outro, o poder público, por conveniência política, se dobra às pressões.Temos assistido ações oficiais, mesmo  as mais tímidas, não vingarem. O Ministério da Saúde havia determinado ao SUS que atendesse mulheres com complicações decorrentes de aborto. Em seguida, o governo federal, presionado por  grupos evangélicos, voltou atrás e deixou o dito por não dito. Quantas mulheres ainda precisarão morrer para acabar com essa hipocrisia em relação ao aborto. Estamos de olho!!!


Professor JOÃO BIANCO

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

PLANO DE GOVERNO DO CANDIDATO AÉCIO NEVES




Em continuidade a apresentação das propostas dos candidatos a presidente da república/2014 Dilma, Marina e Aécio, colocamos hoje para o crivo dos eleitores o Plano de Governo do candidato Aécio Nves.

1º - HABITAÇÃO - manutençao e ampliação de programa habitacional, nos moldes do Minha Casa
Minha Vida;
 2º - REFORMA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS - com o propósito de implementar a radical melhoria da prestação de todos os serviços públicos oferecidos aos brasileiros, com especial destaque para as áreas de saúde, educação, segurança e mobilidade urbana;
3º - REFORMA DA SEGURANÇA PÚBLICA - com proposta de reforma do Código Penal;
4º - REFORMA POLÍTICA - objetivando tornar mais confiável e transparente a atuação política;
5º - REFORMA TRIBUTÁRIA - com a finalidade de fortalcer a Federação, simplificar o sistema tributário e reduzir o custo Brasil, aumentando a produtividade e gerando mais empregos.

Afrimação do compromisso básico e fundamental com a defesa das liberdades do povo brasileiro, por maio da defesa firme da liberdade de imprensa, da liberdade de opinião e da expressão da independência dos Poderes da República, da Federação, fundamentos de nossa Democracia.

O que pesa nesse instante é o  que for eleito levar em conta as extremas necessidades do povo brasileiro. No momento com necessidade de tudo. Sem falar na obrigação de pautar seu governo de medidas corretas e honestas. Estamos de olho!!!


Professor JOÃO BIANCO

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

DIREITO INTERNACIONAL HUMANITÁRIO



DIREITO INTERNACIONAL HUMANITÁRIO

O artigo 1º da Convençâo de Genebra de 1864, primeiro tratado internacional, estabelecia:  "As ambulâncias e os hospitais militares serão reconhecidos como neutros e como tal protegidos e respeitados pelos beligerantes, durante todo o tempo em que neles houver doentes e feridos." Depois de 150 anos o Direito Internacional Humanitário ainda não é totalmente adotado pelos países. Exemplo disso foi o ocorrido com uma escola da ONU no conflito entre Palestinos e Israel. Também, houve desrespeito no conflito na Síria que já deixou 191 mil mortos desde 2011. Atualmente estamos acompanhando os atos desumanos cruéis cometidos contra civis, jornalistas e outros do setor de segurança, do grupo Estado Islâmico. Este grupo usa o método de decapitar o prisioneiro na frente da televisão com intuito de chocar o mundo. Os países têm na Convenção de Genebra (1949) o forum de defesa de possíveis desrespeitos dos  Direitos Humanos (DIH). Não existe tribunal internacional especializado em julgar eventuais crimes humanitários. A ONU através de seu seu Coselho de Segurança pouco pode fazer para mudar este quadro caótico em que se encontra atualmente o mundo. Os especialista entendem que as normas do DIH, pioneiras em Genebra, precisam de renovação face às novas tecnologias e a conflitos contemporâneos. É preciso mudar para defender o mesmo princípio de Genebra, que é a proteção da vida humana. Estamos de olho!!!


Professor JOÃO BIANCO

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

BRASIL DIZ NÃO AO DESMATAMENTO



DESMATAMENTO NO BRASIL

O Brasil foi contrário a decisão de 31 países de assinarem um acordo para evitar o crescente aumento do desmatmento. O encontro está sendo realizado na sede da ONU em Nova York  e o tema é o Clima no Mundo. O Brasil negou-se a assinar o acordo por discordar da falta de distinção entre desmate ilegal e legal, como manejo para extração de madeira. Segundo a presidente Dilma Rousseff o Brasil obteve avanços na questão do desmatamento, que caiu 79% desde 2004. A redução no desmatamento evitou lançar na atmosfera, a cada ano, 650 milhões de toneladas de C02. A Declaração de Nova York é mais uma carta de boas intenções ( e o inferno está cheio disso ) do que um plano que prevê cortar pela metade o desmate até 2020 e zerá-lo até 2030. Segundo o governo brasileiro, não houve uma especificação clara do que é desmatamento ilegal e legal. E no Brasil se permite manejo sustentável de florestas para extração de madeira e derrubada de áreas para agricultura. Dados do INPE ( Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais ) mostram que o desmatamento cresceu 29% entre 2012 e 2013. Com 5.891 Km² de florestas destruídas, porém, esta foi a segunda menor taxa registrada desde 1988. Cabe registrar velho dito popular: " Faça o que eu digo mais não faça o que eu faço."Países desenvolvidos são os maiores poluidores e não concordam em diminuir suas atividades industriais. Consequentemente, continuam o trabalho constante e persistente de países poluidores. Não cabe somente  os países em desnvolvimentos tomarem esta iniciativa. Cremos que mais uma vez a realização da  Cupula sobre o Clima não vai passar de um belo passeio a linda cidade de Nova York. Estamos de olho!!!


Professor JOÃO BIANCO