REALIDADE DOS PREÇOS DOS REMÉDIOS NO BRASIL |
NÃO há nada de errado quando a indústria farmaceutica, como todas as outras, procura o lucro. Desde que respeite os princípios éticos de sua atividade. O problema surge quando o ciclo de propaganda vem acompanhado de acordos e trocas de interesses em que são ofertados viagens, brindes, presença em congresso e até mesmo cheques poupudos repassados pelos representantes dos laboratórios. Nas farmácias exite um prática, a chamada "caderninho" que consiste na remuneração de bolconista para xerocar a receita ou anotar o nome do médico. Dinheiro. "Se o médico ganha um cheque, ele se compromete a prescrever 3 vezes o valor da receita de um medicamento."__ informou um representante de laboratório. Médicos que não quiseram se identificar confirma a prática. " Já recebi propostas de viagens em troca de prescrever remédios," diz um psiquiatra. Segundo Fernando Itabiani, autor do livro Marketing Farmaceutico esta prática tende a desaparecer com o tempo e com surgimento de novas práticas mais eficazes e produtivas. Como por exmplo, investimento em educação. __ " Muitos médicos não têm formação em gestão nem em finanças. Fornecer esse conhecimento é ouro." É difícil incutir uma consciência crítica nos médicos para que eles não se deixem seduzir pela propaganda e também pelas benessis. Quando isso acontece, a base de todo o tratamento é colocado em risco: a confiança no médico. Com agravante de se está lidando com a vaida. Estamos de olho!!!
Professor JOÃO BIANCO
e-mail: j1946-bianco@bol.com.br
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