DE OLHO NA VALIDADE
As embalagens, de um tempo para cá, vem trazendo alerta como: "expira em," "válido até," "data de vencimento;" a vida útil dos alimentos parece ser uma ciência exata, concreta e bem regulada, mas não é: ela difere por região e tipo de alimento. No final, esses rótulos significam quase nada, o que leva tanto ao desperdício de alimentos quanto a uma pressuposta sensação de segurança.
_ ALIMENTOS COM DATA VENCIDA DEVE SER DESCARTADO?
. Pouca gente pensa duas vezes antes de jogar fora um alimento que passou do prazo de validade -- afinal por que se arriscar? O problema é que, embora seja uma informação útil para o consumidor, o prazo nem sempre e devidamente interpretado: normalmente, ele indica o dia a partir do qual o produto começa a perder qualidade, o que pode nos dar uma "margem de segurança" -- dependendo do produto.
Nos EUA, menos de 90% jogam comida fora prematuramente.
No Brasil, não deve ser diferente. Quem cuida da fiscalização dos rótulos por aqui é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Esses rótulos seguem um certo padrão: os produtos devem apresentar pelo menos o dia e o mês quando o prazo de validade for inferior a três meses; o mês e o ano quando o produto tiver o prazo de validade superior a três meses; Se o mês do vencimento for dezembro, basta indicar o ano.
Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) " o prazo de validade de um alimento é estabelecido pelos fabricantes a partir de pesquisas que têm como objetivo verificar e garantir a estabilidade de ingredientes e nutrientes. No entanto, estes estes não são indicativos de efetiva segurança do alimento.
Não temos como descobrir a data exata quando um alimento estragará. Na realidade não! Visto que, isto depende de muitas varáveis:
_ Tempo que o alimento leva para ser descarregado no Supermercado;
_ Tempo que ele ficará dentro do carro até chegar a sua casa.
O mais importante é que "alimento vencido" não vai garantidamente nos deixar doentes. Significa apenas que a comida talvez não tenha mais um gosto tão bom.
O que dá para concluir é que tudo isso nos faz aguçar ainda mais os nossos sentidos como: Paladar, Olfato, Visão e Tato. Para que não nos deixemos enganar e lavemos para casa "Gato pro Lebre." Estamos Juntos!!!
Professor JOÃO BIANCO
email: j1946-bianco@bol.com.br
Fonte: HypeScience
Nenhum comentário:
Postar um comentário