quarta-feira, 1 de abril de 2015

PROTAGONISTA FORA DE CENA



Brasil obteve, nesses últimos anos, importantes conquistas e posições de destaques no cenário econômico e político no mundo e na América Latina. No entanto, hoje enfrenta um quadro completamente inverso, com a perda de importância enclusive regional. Analistas associam o novo cenário a fatores internos e externos, que ameaçam a imagem de liderança que o país sempre teve no continente. Na sexta-feira, o IBGE informou que o PIB brasileiro ( Produto Interno Bruto ) totalizou R$ 5,52 trilhões no ano passado, alta de 0,1% em relação a 2013. A BBC Mundo listou quatro razões que explicam a perda de protagonismo do Brasil no cenário internacional.

1) EMPREITEIRAS EM APUROS

                                   Empreiteiras brasileiras tinham sob suas responsabilidades importantes obras de expansão em vários países vizinhos. No entanto, atualmente, essas construtoras estão no centro do esquema de corrupção da Petrobras, acusados de formação de cartel para dividir contratos e pagar propinas a partidos e políticos.


2) AVANÇO DA CHINA

                                   A influência chinesa tem aumentado bastante na América Latina, inclusive com aporte de capital, e hoje o gigante asiático é o terceiro maior parceiro comercial na região.


3) PROBLEMAS DOMÉSTICOS DE DILMA

                                    
                                   Dilma está isolada em seu próprio país, até mesmo seu partido (PT) vive sob suspeição, suspeito de escândalo de corrupção. Além disso, há problemas sérios na economia, crise com os aliados no Congresso e um descontentamento social, crescente.


4) ECONOMIA ENFRAQUECIDA


                                    Menos de quatro anos atrás, o Brasil foi declarado a sexta maior economia do mundo. Porém, desde então a economia estagnou. Se não houver uma forte recuperação com novos investimentos e criação de empregos, o Brasil certamente perderá a sexta posição para Índia.


Não tem mais como negar que a crise se abateu sobre o país. Apesar de em várias oportunidades nossa Presidenta tenha dito que ela não nos alcançaria. Só nos resta regassar as mangas e trabalhar e recuperar o tempo perdido. Estamos de olho!!!




Professor JOÃO BIANCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário