INTERVENÇÃO NO RIO DE JANEIRO
Se a intervenção foi certa ou não, não é o que conta agora, o importante é que algo precisava ser feito. A cidade do Rio e o Grande Rio, tornou-se uma região sem lei, desordem total, sem comando, já que os dois responsáveis Pezão e Crivella, não estavam presentes. As autoridades estaduais imaginarão que o projeto das UPPs seria a solução dos problemas de segurança. Ledo engano, funcionou a contento somente alguns meses, só o tempo dos traficantes se acomodarem à nova realidade. Logo depois, os índices de criminalidades voltaram a crescer, assustando a população. O que deu origem a intervenção, foi o fato do governador Pezão ter admitido que não podia mais conter a onda crescente de violência. A intervenção, por si só, já é um ato de violência, só acontecendo em democracia instáveis. No Rio, a intervenção se deu de maneira parcial, somente na área da segurança, tendo prazo para começar e para terminar (31/12/2018). Assim a população espera que aconteça.
E agora?
Não temos como afirmar se vai dar certo ou errado. O que se pergunta é: Será que era a única solução? Alguns especialistas entendem que não. Porém, a nosso ver, desde de que seja uma intervenção temporária, ela foi, sim, necessária. Entendamos:
I - A situação financeira do Estado do Rio de Janeiro continua caótica;
II - A segurança pública completamente desnorteada;
II - O material necessário para dar combate aos bandidos, não existe ou existe insuficiente;
III - As UPPs, perderam sua função, tornando-se inoperante
Diante desse quadro, temos que concordar com a Intervenção. O menos culpado disso tudo, é o soldado da Polícia Militar, que tem que enfrentar primeiro uma quantidade enorme de dificuldades.
__ Salário baixo -- quando não atrasa;
__ Muitas vezes, falta colete a prova de bala;
__ Projeteis contados;
__ Viaturas que tendem a enguiçar, quando em uma perseguição.
Só nos resta aguardar, e torcer para que tudo dê certo, e que as Forças de Intervenção consiga êxito na implementação de uma nova ordem, no Rio de Janeiro. A população do Rio, quer viver em paz. Todos nós, estamos torcendo para que isso aconteça. Estamos mais do que nunca, unidos!!!
Professor João Bianco - e-mail: j1946-bianco@bol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário