quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

TIMO E A RELAÇÃO COM O ENVELHECIMENTO

                                                      TIMO E A RELAÇÃO COM O ENVELHECIMENTO

            A medida que envelhecemos, nosso sistema imunológico vai perdendo a capacidade de combater novas infecções. Isso deixa os idosos mais vulneráveis a diversas doenças e faz com que, por exemplo, uma gripe comum possa evoluir para um quadro de pneumonia grave. Por trás deste processo está o encolhimento (atrofia) do TIMO, um pequeno órgão localizado entre o coração e o esterno, a partir da adolescência. Isso porque é no timo que ocorre o amadurecimento dos linfóticos T, células de defesa do organismo, responsável pelo desenvolvimento do sistema imunológico adaptativo, em que o organismo reconhece novos patógenos ( agentes causadores de doenças). Até agora, os cientistas não sabiam o que fazia o timo começar a encolher rapidamente tão cedo em nossas vidas. O estudo publicado no periódico científico "Cell Reports" identificou um mecanismo que pode explicar  o aparente envelhecimento precoce do órgão. Pesquisadores do campus da Flórida do Instituto de Pesquisas Scripps verificaram que o  timo começa a regredir por falta da enzima catalase. Presente praticamente em quase todos os órgão do nosso corpo. A catalase é uma espécie de "faxineira" do organismo na limpeza dos chamados compostos oxidantes(radicais livres).

__ Alimentos que combatem os radicais livres.

     .CHOCOLATE.      
                              Cacau é rico em polifenóis, contém uma ´serie de compostos oxidantes (resveratrol e os flavonoides). __ preferência às versões amargas.

     . VINHO.
                     Uvas de coloração escura são fontes de polifenóis; vinho tinto e os sucos integrais servem para aumentar a ingestão de antioxidantes.

       . NOZES - CASTANHA-DO-PARÁ - AMENDOIM.
                                                                                            SÃO GRANDES FONTES DE ANTIOXIDANTES, além de conterem gorduras saudáveis associadas a proteínas e carboidratos.

     É importante alertar que não basta consumir alimentos ricos em antioxidantes ou compostos com estas propriedades para retardar o envelhecimento. Estamos muito próximos de um controle dos radicais livres para retardar a perda de eficácia do sistema imunológico. Com isso os idosos poderão viver melhor e com mais qualidade de vida.

Professor João Bianco
email: j1946-bianco@bol.com.br

Fonte: "Jornal O GLOBO."

Nenhum comentário:

Postar um comentário