segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

ENERGIA AMEAÇA PROJEÇÃO DE INFLAÇÃO NO BRASIL




ESCASSEZ DE ENERGIA

A alta das contas de luz põe em xeque as projeções do Banco Central para uma inflação no próximo ano abaixo do teto fixado na legislação. O IPCA, índice usado como referência para as metas da política de juros, fechará 2015 entre 6% e 6,1%, enquanto a maior parte dos bancos e consultorias estima taxas mais próximas ou acima do limite de 6,5%. As previsões oficiais pressupõem uma elevação das tarifas residenciais de energia elétrica de 17% - percentual que, embora elevado, está abaixo dos esperados por analistas de mercado, que chegam aos 20%. A conta de luz tem peso considerável no IPCA: em novembro respondeu por 2,9%  do orçamento familiar considerado para apuração do índice. A partir de janeiro, os reajustes ganharão o impulso do sistema de bandeiras tarifárias, que repassará mensalmente aos consumidores custos adicionais decorrentes da utilização de termoelétricas, consequência da escassez de chuvas nos últimos meses. Está decidido. Janeiro haverá um acréscimo de 8,3% nas contas residenciais. Mais uma vez, o povo foi penalizado. O governo brasileiro aplica mal os recursos e quem paga a conta é a população E a cobrança de impostos só aumenta. Os fenômenos meteriológicos obedecem a um ciclo, ou seja, não tem uma sequência igual, uma hora acontece na outra hora não. Nesses interregnos é que as concessinárias precisam investir e não esperar que as chuvas venham ou não, e aí criar as famigeradas bandeirinhas, que só são adequadas na época de São João. O povo não aguenta mais! Estamos de olho!!!



Professor JOÃO BIANCO

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

GAUCHOS PISAM NA BOLA NA EXPORTAÇÃO DE TRIGO



PLANTAÇÃO DE TRIGO NO RIO GRANDE DO SUL



Com rejeição no mercado brasileiro, milhares de toneladas de trigo de má qualidade, que pode provocar náusea, estão sendo exportado para países da África e da Ásia. A maior parte da soja do Rio Grande do Sul foi afetada por um fungo que se beneficia do excesso de umidade. Desde 2011, o Brasil tem normas que estabelecem limites para a presença nos alimentos de micotoxinas, substâncias produzidas por fungos. Se esse  limite é ultrapassado, o trigo não é indicado nem ao consumo de animais. Na Europa e na América do Norte esse tipo de controle já era comum. A saída encontrada por produtores, então, foi exportar parte da sobra a baixos preços para locais como Nígéria, Vietnã, Filipinas e Indonésia. Segundo a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul, a estimativa de produção de 1,7 milhão de toneladas do Estado neste ano, 1 milhão foi afetado e deve ir para esses destinos, sendo que 700 mil já fora negociados. Os produtores não costumam exportar para esses países. Esse comportamento da Federação Gaucha não nos parece muito ético, muito embora as autoridades competentes tenham dito que " as condições de sanidade de venda do produto compete a quem compra." Os países ao adquirirem um produto sob suspensão tinham consciência, cremos, do risco que estavam pondo sua população ou mesmo seus animais. Visaram mais o lucro que teríam ao adquirir esse produto, já que ao invés de pagar a saca de 60 quilos, R$ 30, foi vendida a R$ 17. O que nos preocupa é que esse produto pode chegar até à mesa da população desses países, já tão sofrida e
que não têm a vida muito fácil. Estamos de olho!!!


Professor JOÃO BIANCO

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

REATADA RELAÇÕES, CUBA E EUA



REATADA RELAÇÕES CUBA E EUA




Fato histórico de extrema importância chamou a atenção do mundo na terça-feira (16) passada. Apadrinhado pelo Papa Francisco e o Canadá, EUA e Cuba, reataram as relações Diplomáticas, depois de 53 anos de isolamento da ilha. A atitude tomada é de suma importância para os dois lados, ambos com certeza saberão tirar proveito do fato de tamanha dimensão. Mais a ilha, que viveu durante mais de 50 anos um embargo do mundo praticamente todo. Cuba está passando por um sucateamento de sua indústria e a estagnação da maioria dos setores produtivos. O Brasil é um dos poucos países que mantém relacionamento com Cuba, prova disso são os médicos trazidos de lá para suprir a falta desses profissionais em nossa rede. Outra colaboração brasileira foi ajuda para os cubanos conseguirem financiamento para construção do porto de Mariel. Atividade que irá conhecer grande desenvolvimento é sem dúvida a indústria do Turismo com substancial destaque para a hotelaria e agências de viagens que certamente crescerão com entrada de novos dolares. Os ganhos dos EUA, serão mais políticos com a já aventada desativação da prisão de Gualtanamo, que vem sendo acusada de torturar prisioneiros terroristas. Outro fato inquietante é manter relações diplomáticas com todo continente, com exceção de Cuba que está localizada praticamente em seu quintal, a ponto de fugitivos cubanos se aventurarem na travessia do Mar do Caribe. Com certeza a imagem dos Estados Unidos írá melhorar, e muito, aos olhos do mundo e fará arrifecer o sentimento anti-americano. Estamos de olho!!!



Professor JOÃO BIANCO

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

DEMOCRACIA CONSOLIDADA


DEMOCRACIA CONSOLIDADA


Embora o caso Petrobras tenha tomado todo espaço da mídia nos últimos dias, um fato não menos importante merece destaque: o vigor de nossa democracia. Diante de tantas denúncias e comprovados escândalos se nós não tivessemos uma democracia consolidada, com certeza as intituições entrariam em crise. O envolvimento do alto escalão da Petrobras que tiveram seus nomes citados em escândalos na operação Lava Jato, da Polícia Federal, não nos permite achar que o restante dos funcionários são também corruptos, é preciso separar o joio do trigo. O povo brasileiro fez sua escolha pela democracia e não aceita mais a impunidade daqueles que traem sua confiança. Outro destaque importante é o trabalho da imprensa, com certeza todos esses fatos estariam debaixo do tapete. Há de se citar também o trabalho incansável da Polícia Federal, Ministério Público e do Judiciário, todos enganjados no mesmo objetivo: a busca da Verdade. A atitude de certos funcionários da Petrobras certamente não serve de exemplo para nínguem, muito menos para o restante dos funcionários da empresa. Agiram de modo inescrupuloso, só pensando em sí mesmo sem menor apego ao espírito republicano. Claro que os culpados merecem o que estão passando, sendo humilhados e desmoralizados. Não há mais lugar, em nosso país, para poder paralelo, que na maioria das veze se volta para atividades criminosas. Entendemos que os envolvidos nessa sujeirada precisa de punição. Estamos de olho!!!



Professor JOÃO BIANCO

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

CONTRAMÃO NA EDUCAÇÃO




         CONTRAMÃO NA EDUCAÇÃO 

A maior cidade brasileira, São Paulo, deveria servir de exemplo para toda o país, porém, não é bem isso que acontece. Seu prefeito Fernando Haddad (PT), resolveu baixar um decreto determinando que o aluno mesmo obtendo nota O seria aprovado na série seguinte. Medida que no Rio de Janeiro não alcançou o resultado esperado, precisou voltar ao sistema antigo já que o novo provou sua ineficácia. Para professores e diretores de escolas, isso contraria o discurso oficial de que há mais rigor com os alunos na rede municipal. Especialista em educação afirmam que a 1ª fase é talvez a mais importante fase do período de estudo. É justamente quando o aluno consegue assimilar maior conteúdo programático. Não nos parece mais adequado facilitar as coisas para o aluno durante essa fase; só enxergamos um objetivo: aumentar o número de vagas para atender a demanda. Mesmo porque nosso sistema de ensino é extremamente competitivo, ajudar o aluno agora certamente não irá facilitar a vida dele quando alcançar o ensino médio e a faculdade. Todo esperimento em mátéria de educação precisa ser exaustivamente discutido entre profissionais em educação e as comunidade, pois é uma atividade que afeta diretamente as famílias. O poder público precisa ser cuidadoso para, em matéria de ducação, não ter visão de antolho, e não se curvar as estatísticas oficiais, sob pena de no futuro colher maus frutos. Não pode se deixar levar pela máxima: "Vamos em frente que atrás vem gente." Mesmo porque essa gente, são crianças. Estamos de olho!!!




Professor JOÃO BIANCO

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

RASTRO DE SANGUE




CRIMES NA DITADURA MILITAR NO BRASIL

Em nome de uma revolução militares brasileiros cometeram verdadeiars atrocidades como tortura, mutilação e morte. Foram torturadas professor, médico, engenheiro, advogado, jornalista e todos aqueles que eles julgavam ser uma ameaça ao regime militar. Tudo feito com muito cinismo e crueldade. Dados relatados pela Comissão da Verdade, que encerrou ontem seus trabalhos, dão conta de que houve um total de 434 vítimas, sendo 191 pessoas com morte comprovada, três das 243 desaparecidas políticas foram encontradas durante as investigações. Os presidentes desse período foram também responsabilizados pelos crimes. Em depoimento à Comissão da Verdade Gildásio Corenza, preso em 1975 e conduzido ao DOI-CODI, afirma que, no local, recebeu golpes de cassetete, murros, choques elétricos, foi pisoteado, que sua boca era constantemente cheio de sal e que tornou-se difícil dizer quantos dias passou ser tomar água. Em 2012, a Justiça de SP determinou a retificação do atestado de óbito do jornalista Vladimir Herzog; os militares declararam que ele havia se suicidado, quando na verdade tinha sido assassinado nas dependências do 2º Exército, em São Paulo. Esses e muitos outros casos vieram a tona graças a coragem e determinação de parentes e amigos das vítimas. Não fosse o incansável e exaustivo trabalho investigativo dessas pessoas, certamente essses crimes hediondos ainda estaríam no anonimato. O que os parentes e toda a nação brasileira desejava saber era a VERDADE. Este país não aceita mais que os lixos sejam jogados para baixo do tapete. Quem criou o lixo que assuma a responsabilidade. Estamos de olho!!!




Professor JOÃO BIANCO

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

TRIPLICA O DERRETIMENTO DO GELO ANTÁRTICO




TRIPLICA O DERRETIMENTO DO GELO ANTÁRTICO

 

A taxa de derretimento de uma baía da Antártica aumentou sensívelmente nas últimas décadas. Pela estimativa de centistas americanos, britânicos e holandeses, o derretimento é estimado em uma média de 83 bilhões de toneladas por ano nos últimos 21 anos __ de 1992 a 2013. Essa quantidade de derretimento equivale, em massa, a mais de 240 edifícios como o Empire State, em Nova York, ou metade do monte Everest, no Himalaia. Os cálculos da espessura do gelo são feitos por medida de radar e por laser via satélite, além de usarem outras técnicas. As medidas são feitas mensalmente, o que permite um cálculo preciso da aceleração da perda do gelo. Atualmente, o derretimento pode estar acelerado em uma taxa de mais de 13 bilhões de toneladas por ano a cada ano. O derretimento dos últimos anos já contribuiu com 5mm de aumento do nível do mar. Esse alerta põe o mundo em apreensão para as consequências que advirão se essas previsões se confirmarem. E deixa uma pergunta no ar. Qual o mundo que o Homem quer para as futuras gerações. Um Planeta destruído ou uma Terra salva por ele mesmo. Estamos de olho!!!



Professor JOÃO BIANCO

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

ATUAÇÃO VERGONHOSA DO CONGRESSO




ATUAÇÃO VERGONHOSA DO CONGRESSO
É de chorar de vergonha as sessões do Congresso nos últimos dias. O plenário da Casa foi transformado em um verdadeiro ringue. Políticos, galerias e os truculentos seguranças se revesavam em todo tipo de baixaria. Teve até uma senhora de 79 anos que quase foi estrangulada por um segurança, um professor de História, foi atingido por uma Taser __ arma que dispara carga elétrica __ desmaiou e precisou ser socorrido. O espetáculo de horror estava instalado: parlamentares sofriam todo tipo de ofensas, inclusive o presidente Renan Calheiros, deputados sendo empurrados escada abaixo e as galerias não paravam de gritar palavras de ordem "fora PT," o "PT roubou" e "vá pra Cuba." Toda essa bagunça é porque a presidente Dilma quer empurrar pela guela abaixo um projeto de lei que permite ao governo descumprir a meta para pagamento do superavit primário. Como a balburdia estava generalizada o presidente Renan determinou a suspensão da sessão e marcou para a próxima quarta-feira, uma outra. Mais escandaloso ainda é o decreto no qual o governo promete liberar R$ 444 milhões para verbas de congressistas. A oposição promete recorrer ao STF. A nosso ver está é a prova cabal da mais cínica e vergonhosa prática do toma lá da cá da era republicana. O Congresso Nacional não pode e não deve ser rebaixado a um balcão de negócios. O presidente Renan Calheiros foi extremamente infeliz quando fez a seguinte referência: " as pessoas das galerias só poderíam ser "presumivelmente assalariadas." Ora, senhor presidente, o Congresso pertence ao povo brasileiro e não de uma elite. Então, porquê não ouvi-lo. Por que razão o povo precisa ser expulso de sua casa. Os senhores deputados, quase sempre, falam bobagens e o povo é obrigado a ouvir. Os senhores defendem o sagrado direito de livre expressão, mas bastou uma sessão um pouco mais agitada para que seja determinada a evacuasão das galerias. Lamentável!!!



 Professor JOÃO BIANCO

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

O MUNDO E O AQUECIMENTO GLOBAL


O MUNDO E O AQUECIEMENTO GLOBAL


Este assunto vem sendo discutido exaustivamente em diversas oportunidades como tema central nos quatro cantos do mundo. Porém, vários governos pelo mundo a fora não estão focados no sentido de encontrarem solução definitiva para o problema. Os riscos de passarmos por rigorosas mudanças climáticas são tão profundas que poderíam parar ou até mesmo reverter todo o progresso que a humanidade fez até agora contra a pobreza e a fome. Confirmado no último relatório das Nações Unidas. O Painel Intergovernamental sobre mudança climática, deixou claro que há um grande esforço de vários governos nesse sentido, mas não é o suficiente. Os países em desenvolvimento estão engrossando as dileiras dos que vivem na contramão, queimando enormes quantidades de combustíveis fósseis. As consequências seríam as mais trágicas possíveis, como: escassez de alimentos, inundações de grandes cidades e seca em outra áreas, extinção de parte da flora e da fauna. Alerta o relatório que há necessidade das pessoas se precaverem quanto os raios UV, desde de que expostos ao sol, tanto quando se dirigem ao trabalho como também a passeio. Os países estão engajados em limitar o aquecimento do planeta a não mais de 2 graus Celsus e restringir as emissões de gás em 1 trilhão de toneladas de dióxido de carbono. O secretário geral das Nações Unidas Ban Ki-moon, declarou em boa hora: " Os líderes devem agir. O tempo não está do nosso lado." Isto quer dizer que não há mais tempo a perder. Sob pena de pessoas do mundo inteiro pagar um preço muito alto para viver neste planeta. Estamos de olho!!! 



Professor JOÃO BIANCO