segunda-feira, 29 de setembro de 2014

DIREITO INTERNACIONAL HUMANITÁRIO



DIREITO INTERNACIONAL HUMANITÁRIO

O artigo 1º da Convençâo de Genebra de 1864, primeiro tratado internacional, estabelecia:  "As ambulâncias e os hospitais militares serão reconhecidos como neutros e como tal protegidos e respeitados pelos beligerantes, durante todo o tempo em que neles houver doentes e feridos." Depois de 150 anos o Direito Internacional Humanitário ainda não é totalmente adotado pelos países. Exemplo disso foi o ocorrido com uma escola da ONU no conflito entre Palestinos e Israel. Também, houve desrespeito no conflito na Síria que já deixou 191 mil mortos desde 2011. Atualmente estamos acompanhando os atos desumanos cruéis cometidos contra civis, jornalistas e outros do setor de segurança, do grupo Estado Islâmico. Este grupo usa o método de decapitar o prisioneiro na frente da televisão com intuito de chocar o mundo. Os países têm na Convenção de Genebra (1949) o forum de defesa de possíveis desrespeitos dos  Direitos Humanos (DIH). Não existe tribunal internacional especializado em julgar eventuais crimes humanitários. A ONU através de seu seu Coselho de Segurança pouco pode fazer para mudar este quadro caótico em que se encontra atualmente o mundo. Os especialista entendem que as normas do DIH, pioneiras em Genebra, precisam de renovação face às novas tecnologias e a conflitos contemporâneos. É preciso mudar para defender o mesmo princípio de Genebra, que é a proteção da vida humana. Estamos de olho!!!


Professor JOÃO BIANCO

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

BRASIL DIZ NÃO AO DESMATAMENTO



DESMATAMENTO NO BRASIL

O Brasil foi contrário a decisão de 31 países de assinarem um acordo para evitar o crescente aumento do desmatmento. O encontro está sendo realizado na sede da ONU em Nova York  e o tema é o Clima no Mundo. O Brasil negou-se a assinar o acordo por discordar da falta de distinção entre desmate ilegal e legal, como manejo para extração de madeira. Segundo a presidente Dilma Rousseff o Brasil obteve avanços na questão do desmatamento, que caiu 79% desde 2004. A redução no desmatamento evitou lançar na atmosfera, a cada ano, 650 milhões de toneladas de C02. A Declaração de Nova York é mais uma carta de boas intenções ( e o inferno está cheio disso ) do que um plano que prevê cortar pela metade o desmate até 2020 e zerá-lo até 2030. Segundo o governo brasileiro, não houve uma especificação clara do que é desmatamento ilegal e legal. E no Brasil se permite manejo sustentável de florestas para extração de madeira e derrubada de áreas para agricultura. Dados do INPE ( Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais ) mostram que o desmatamento cresceu 29% entre 2012 e 2013. Com 5.891 Km² de florestas destruídas, porém, esta foi a segunda menor taxa registrada desde 1988. Cabe registrar velho dito popular: " Faça o que eu digo mais não faça o que eu faço."Países desenvolvidos são os maiores poluidores e não concordam em diminuir suas atividades industriais. Consequentemente, continuam o trabalho constante e persistente de países poluidores. Não cabe somente  os países em desnvolvimentos tomarem esta iniciativa. Cremos que mais uma vez a realização da  Cupula sobre o Clima não vai passar de um belo passeio a linda cidade de Nova York. Estamos de olho!!!


Professor JOÃO BIANCO

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

MARINA SILVA



CANDIDATA MARINA SILVA

Dando continuidade as observações das propostas feitas nos principais debates pelos candidatos mais bem colocados nas intensões de votos para presidente da república, hoje é a vez da candidata Marina Silva. Eis as suas propostas. Ela prevê uma menor presença do Estado na economia. __ Recuperação do tripé macroeconômico (Câmbio flutuante - meta de inflação - disciplina Fiscal); __ ECONOMIA: __ Autonomia legal ao Banco Central __ defende diminuir sua intervenção na taxa de câmbio, salvo quando necessário levar a inflação ao centro da meta atual 4,5% ao ano. __ Criação do Conselho de Responsabilidade Fiscal ( para fiscalizar gastos públicos ); __ REFORMA FISCAL: __ A candiadata propõe o fim da reeleição e a criação de um mandato de cinco anos; __ Defeda da mudança no sistema eleitoral, para que os candidatos a cargos proporcionais mais votados sejam eleitos; __ Unificação do calendário das eleições; __ Mudança na distribuição do tempo de propaganda eleitoral gratuito entre os partidos; __ REFORMA AGRÁRIA: __ A presidenciável se compromete a acelerar a desapropriação de terrenos improdutivos e assentar 85 mil famílias que aguardam lotes fundiáros; __ LGBT: __  Após mudanças. Garantir os direitos oriundos da união civil entre pessoas do mesmo sexo. Igual tratamento para casais que precisam adotar criança para as modalidades de união, homo ou heterosexual. Reiteramos a razão que nos levou a reproduzir as opiniões de cada candidato a Presidente da República, ou seja, colocar as respectivas propostas para que todos os brasileiros fiquem por dentro daquilo que os candidatos pensam em realizar, caso seja eleito. Estamos de olho!!!


Professor JOÃO BIANCO

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

DILMA ROUSSEFF


CANDIDATA DILMA ROUSSEFF
A dias estamos acompanhando a série de debate com a participação dos três primeiros colocados nas pesquisas de intensão de voto Dilma Ruosseff, Marina Silva e Aécio Neves. Durante esse tempo abstraímos pontos que julgamos importantes nas propostas apresentadas por cada um dos candidatos. Fizemos isso para que o eleitor brasileiro ou mesmo aquele que se encontra fora do Brasil, possa escolher com isenção a melhor proposta. Eis algumas das propostas de Dilma. __ ECONOMIA: __ Segundo ela" o segundo semestre deste ano será melhor do que o primeiro semestre." Continuou... O mundo sentiu uma queda forte em toda a sua produção, aja visto o pequeno crescimento dos Estados Unidos com menos de 2,5%. Outro exemplo dado por ela é o da Alemanha, pela primeira vez, teve uma grande queda na sua taxa de crescimento, com sua indústria, uma das maiores, há oito anos perdendo fôlego. O Brasil, nessa conjuntura, tem grandes possibilidades de apresentar crescimento no segundo semestre. REFORMA PARDIDÁRIA: __ Disse ela " Eu não acho que a democracia possa prescindir de partidos. Toda vez que isso aconteceu, nós caímos na mais negra ditadura," afirmou, completando: "ou tem alguém muito poderoso por trás disso." BANCO CENTRAL: __ "Estão propondo independência do Banco Central, um quarto poder. Uma coisa é autonomia operacional, outra é independência. O Banco Central não é um poder." Essas são as propostas da candidata Dilma Rousseff.  ____ A nosso ver é preciso que conste da Reforma Partidária 5 anos para o mandato majoritário: Prefeito _ Governador _ Presidente. E acabar com  a reeleição. Como disse o ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa." A reeleição é a mãe da corrupção." Estamos de olho!!!


Professor JOÃO BIANCO

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

CHOCOLATE -- FAZ BEM A SAÚDE DO CORPO E DA ALMA




CHOCOLATE - FAZ BEM AO CORPO E A ALMA


Originário das regiões tropicais da América do Sul e Central e descoberto pelos povos pré-colombianos (Maias e Astecas) que utilizavam o cacau para produzir uma bebida que era de grande fonte de energia. O chocolate foi levado para a Europa pelos espanhóis. É crescente o número de estudos que buscam desvendar os benefícios do chocolate - especialmente o amargo - para a saúde. Já está comprovado o efeito benéfico do cacau para a saúde humana, desde que esteja presente em pelo menos em 70% da composição do alimento. Especialistas e estudiosos da saúde humana não param de se surpreender com descobertas de propriedades existente no cacau. Já em 2008, pesquisadores da Universidade  Geogetwon, nos Estados Unidos, divulgou um estude que diz que o chocolate pode ajudar a controlar o câncer de intestino. Já se sabe também que o consumo de chocolate amargo diminui os níveis de LDL (colesterol ruim). Pesquisadores da Suécia afirmam que consumir chocolate amargo pode reduzir o risco de morrer por problemas do coração. Testes mostraram que saborear o produto duas vezes por semana resultou em 66% menos chances de doença cardiáca e uma vez por semana reduziu pela metade. Portanto, não se privem do consumo e comam chocolate sem sentimento de culpa. Mais cuidado, sem exagero! Estamos de olho!!!


Professor JOÃO BIANCO

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

FACEBOOK MANIPULA PERFIS


FACEBOOK MANIPULA PERFIS


A rede social Facebook mundialmente conhecida como séria comete também suas mazelas, prova disso foi uma pesquisa divulgada no fim de junho desse ano. A pesquisa foi realizada em 2012 e vem gerando bastante polêmica e alimentando o debate sobre o tratamento de dados pessoais na internet - e também fora dela. Sem que os usuários soubessem que seus perfis estavam sendo monitorados - e portanto, sem o seu consentimento explícito -, a rede social manipulou o conteúdo visualizado por cerca de 700 pessoas durante uma semana. Embora, segundo a empresa isso ocorreu apenas em usuários de língua inglesa tenham sido afetados. Especialistas brasileiros criticaram a forma como a pesquisa foi feita. Resultado da pesquisa: Os conteúdos foram classificados em positivos e negativos. Quem visualizou conteúdos positivos acabou publicando mais assuntos ou palavras afirmativas; da mesma forma, os que receberam informações consideradas negativas tiveram comportamento similar na rede. Segundo especialistas esses resultados indicam que as emoções expressas pelos outros no Facebook podem influenciar nossas póprias emoções, constituindo evidência experimental de contágio massivo de larga escala através das redes sociais, explica o estudo. Não nos cabe nenhum pré-julgamento mas o fato é que usuários do mundo inteiro deixam seus perfis soba a guarda do Facebook de forma confiável e irrestrita, com certeza a partir de agora irão ficar com o pé atrás com a empresa. No mínimo, o que ocorreu foi quebra de contrato e desrespeito ao usuário. Não importa o lugar ou a língua atingida, o que pesa é a reputação e prestígio do Facebook. Estamos de olho!!!


Porfessor JOÃO BIANCO

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

EX-DIRETOR DA PETROBRAS BOTA A BOCA NO TROMBONE



CUSTO DE PASADENA

Supostas denúncias feitas pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa à Polícia Federal estremeceram o cenário eleitoral, a pouco menos de um mês para o primeiro turno das eleições . Na última edição da revista Veja, Costa teria citado mais de 30 nomes, entre deputados, senadores e ministros, como beneficiários de um esquema de propina envolvendo contratos da estatal. Paulo Costa fez esta declaração após ser beneficiado por um acordo de delação premiada que o ex-diretor fez com procuradores da força tarefa da Operação Lava Jato. Costa foi preso em 20 de março deste ano por tentar ocultar provas de esquema de lavegm de dinheiro e solto cerca de um mês depois. Em junho, voltou à prisão e aceitou acordo de delação premiada. Os politicos citados por ele ficaríam com uma comissão de 3% sobre o valor de contratos firmados pela Petrobras. Há também denúncia de que empreiteiras envolvidas em contrato com a estatal eram obrigadas a contribuir com o caixa paralelo. A reportagem também menciona a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, contra a qual pesam denúncias de superfaturamento. Segundo a publicação, Costa disse que a aquisição da refinaria teria servido para abastecer o caixa de partidos e como propina para os envolvidos no esquema. Nos envergonham a todos estes fatos. Mais ainda, quando se sabe que muitos dos citados serão candidatos nas próximas eleições. Só nos resta negar o voto a esses corruptos e inescrupulosos. Não dá mais para tê-los como nossos representantes. Estamos de olho!!!



Professor JOÃO BIANCO

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

ELA - A DOENÇA


ELA - A DOENÇA
Dias atrás, teve início uma campanha de conscientização de combate a doença ELA - Esclerose Lateral Amiotrófica liderada por várias personalidades do mundo artístico e cultural. A campanha consiste em jogar um balde de água gelada sobre a cabeça da pessoa. Isto retrata a sensação sentida pela pessoa acometida pela doença. Até o momento, não se conhece a causa específica da doença, nem como prevenír o seu desenvolvimento. Os últimos experimentos realizados com camudongos têm permitido entender melhor o porquê da lesão da célula nervosa. Parece que a falta de um proteína denominada parnalbumina é a chave essencial para este processo de morte celular. É importante no tratamento desta doença o diagnóstico precose. Os médicos têm tido dificuldades em diagnosticá-la precocemente. O ideal é iniciar o tratamento antes do primeiro neurônio morto. Atualmente, o diagnóstco leva de 10 a 11 meses, do primeiro sintoma à confirmação. A falta de conhecimento sobre ELA faz com que o paciente procure primeiro um ortopedista, o que atrasa ainda mais o tratamento. O primeiro sintoma da doença se caracteriza pela fraqueza muscular. O sexo masculino é o que está mais propenso a desenvolvê-la. A Esclerose Lateral Amiotrófica é degenerativa e progressiva, começanado pelos membros superiores; eventualmente, pelos membros inferiores. À princípio, não se conhece nenhum fator que predisponha à Ela, nem mesmo a cura. Estamos de olho!!!


Professor JOÃO BIANCO

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

CHINA ECONOMIA VIBRANTE

CHINA ECONOMIA VIBRANTE

Não levou 2 séculos e a China era de longe a maior economia do mundo. O país foi responsável por 30% do PIB mundial em l820, de acordo com estimativas de Angos Maddison, economista já falecido. Essa parcela diminuiu no século XIX conforme a Revolução Industrial impulsionou a Europa e os Estados Unidos ascendiam. O século XX foi ainda pior para a China, trazendo a invasão, guerra civil e a implementação do comunismo. Graças aos 35 anos de reforma de mercado, é apenas questão de tempo para que a China recupere seu posto de maior economia de todas, A reportagem publicada na revista The Economist - "O que a China deseja," defende que o país almeja também o repeito que já lhe foi atribuído, mas não sabe como conquistá-lo. A China encontra a sua frente alguns obstáculos na tentativa de obter êxito na sua escalada rumo ao topo do mundo. Exploração de mão-de-obra barata, inflação e excedente industrial ainda se caracteriza como um problema para sua economia. Ao se refazer os cálculos, agora parece que 2021 será o ano em que a China retomará o posto de maior economia do mundo.


Professor JOÃO BIANCO