quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

AMERICANOS ENCONTRAM ERROS NOS CUBANOS QUE NÃO ACHAM NOS CHINESES

Vamos deixar de lado a política antiamericana e analisar friamente os acontcimentos recentes. A presidente Dilma Rousseff repudiou o embargo econômico americano contra Cuba, na cerimônia de inauguração da primeira etapa do Porto de Mariel financiado pelo Brasil. Queremos saber. Por que os Estados Unidos mantém o embargo a Cuba ao mesmo tempo em que sustentam como parceiro comercial a China? Outra dúvida. Por que superaram as desavenças ideológicas com o governo chinês e não o cubano? Vejamos. Cuba é um Estado autoritário no qul o Partido Comunista (PC) é constitucionalmente o único partido legal " a força superior de liderança da socedade e do Estado." Bem, a República do Povo da China é um Estado autoritário no qual o Partido Comunista chinês (PCC) é constitucionalmente a autoridade Suprema. Cuba é liderado por Raul Castro, primeiro secrtário do PC e comandante chefe das forças de segurança. Na China Xi Jinping é o secretário geral do PCC e presidente da Comissão Central Militar. Esses enunciados constam do relatório do Departamento de Estado dos EUA, publicado no ano passado, sobre a situação dos direitos humanos no mundo e que faz referências a CUBA e CHINA. Os dois países continuam cometendo uma série de arbitrariedades com seus cidadãos por pensar diferente da filosofia do governo, lhes submetendo a tortura, trabalho forçado, prisões psiquiátricas e a doação compulsória de órgãos. Ao todo, os abusos e crimes cometidos pelo governo comunista chinês ocupam 159 páginas do relatório do Departamento de Estado americano: Os registros dos Castro ocupam 29 páginas. A situação dos direitos humanos não é boa em Cuba, mas os chineses se superam nesse quesito. Qual a grande diferença entre eles? Enquanto o embargo a Cuba persiste, a China se tornou o maior credor da dívida externa dos EUA.



Professor JOÃO BIANCO

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

O MUNDO DESCOBRIU A ESCUTA

As revelações do ex-analista de inteligência americano, EDWARD JOSEPH SNOWDEN, que tornou público detalhes de programas secretos de vigilância eletrônica dos EUA e aliados, desacreditaram o sistema de vigilância americano. Para Washington, um traídor. Para defensores do direito à privacidade e das liberdades civis, um herói. Põe-se à mesa a questão: até onde vai o direto de um governo de usar todos os modernos recursos para levantar informações, em face de ameaças terroristas, sem atropelar as liberdades e as garantias individuais. Há muito se especulava sobre a capacidade de a moderna tecnologia dotar os EUA de uma extraordinária capacidade de vigilância. É consenso que ela foi fortemente ampliada após 11 de Setembro. Snowden recebeu asílo porvisório na Rússia, sendo chocante ao mundo sua revelação. As informações de que a Agência de Segurança Nacional (NSA) espionara os celulares de aliados como a chanceler alemã Angela Merkel e a presidente Dilma Rousseff, que em represália suspendeu a viagem oficial que faria aos EUA. Sob pressão, Obama reconheceu a necessidade de impor limites às atividades dos serviços secretos. Obama, não desautorizou a continuação do programa de monitoramento em massa de chamadas telefônicas, mas determinou que o armazenamento dos metadados sairiam das mãos do governo. Sempre que houver necessidade as buscas no arquivo de dados deverá ser autorizada pela Secreta Corte de Inteligência e Vigilância Externa. Existe dois EUA, um antes de 11 de Setembro e outro depois desta data. Este episódio, sem dúvida, marcou a vida do povo americano. Fato desastroço que determinou o aparecimento um período de paranóia coletiva, surgindo no geral pânico de muçulmanos que os via como terroristas. Estamos de olho!!!


Professor JOÃO BIANCO

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

DE OLHO NO AÇÚCAR

A gigante de internet Google Glass desenvolve no momento uma tecnologia "vestível" para os olhos muita mais complexa e útil para os usuários. A google revelou estar testando um método para que diabéticos monitorem seus níveis de açúcar no sangue usando lentes de contato equipadas com microchips e uma antena. A empresa adiantou que suas lentes de contato inteligentes é capaz de gerar uma leitura do nível de glicose de uma lágrima a cada segundo, com potencial de substituir os medidores caseiros atuais __ os quais exigem que os diabéticos furem os dedos para testes com gotas de sangue ao longo do dia. As versões em miniatura do chip Wireless e do monitor de glicose do aparelho ficam localizadas entre as duas camadas das lentes. A companhia também contou que planeja introduzir no equipamento lâmpadas de LED minúsculas, que se acenderiam para indicar que o nível de glicose recomendado foi ultrapassado. Segundo a Google, ainda há muito o que fazer para transformar essa tecnologia em um sistema que as pessoas possam usar. O importante é que já se pode dizer que houve um estágio evolutivo entre o método moderno e o arcaico de furar o dedo para a retirada do sangue e medir a glicose. Estamos de olho!!!



Professor JOÃO BIANCO

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

OLIGARQUIA NO MARANHÃO

A governadora Reseane Sarney afirmou no seu último pronunciamento que não existe oligarquia no Maranhão. Então, como explicar o completo domínio dos Sarney no poder por 48 anos. O poder continua já que a governadora deixará o cargo para se candidatar a senadora pelo PMDB. Por volta de 1966, durante sua posse como governador pela UDN/ARENA Sarney, seu pai, quis mostrar os erros cometidos pelos seus antecessores e denominou-o "Maranhão 66" __ Mostra à época hospitais sem condições de atendimento, trabalho infantil e tanto presos como presídios em total precariedade. __ Sarney no seu discurso de posse disse: __ O Maranhão não quer a miséria, a fome, o analfabetismo, as altas taxas de mortalidade infantil, de tuberculose, de malária. Fez, também, severas críticas a violência, hoje realidade no estado. O que o povo quer saber é. O que fizeram os Sarney durante tanto tempo no poder? Sim, porque a população continua morando em PALAFITAS, uma das primeiras maneiras de morar na pré-história. Todos os dados negativos apresentados pelo então governador Sarney ainda hoje perduram não dando sinais de que as coisas vão melhorar. Estamos de olho!!!




Professor JOÃO BIANCO

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

BRASIL APRESENTA INFLAÇÃO ALTA E BAIXA EXPANSÃO

Países emergentes como Colômbia, Coréia do Sul, Chile, China, Equador, Panamá, Paraguai e Peru encerraram 2013 crescendo mais e com inflação baixa, considerando projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI). O Brasil apresentou baixo crescimento com elevada inflação. O grupo ainda apresenta África do Sul, Argentina, Costa Rica, Bolívia,Índia, México, Rússia, Uruguai e Venezuela que apresenta a pior posição. Em geral, os países que conseguem taxa de Produto Interno Bruto (PIB) maior que a da inflação focam seu crescimento em investimentos, que gerem ganhos de produtividade. Com isso não é preciso repassar custos para os preços e pressionar a inflação. Há especialista que pondera com uma preocupação a de que a trajetória da inflação pode ser crescente com expansão da economia pequena. Outro ponto que deve ser lembrado é que a inflação em países em desenvolvimento é geralmente mais alta que nos avançados. Países com inflação maior que o crescimento tiveram algumas influências do cenário mundial em 2013: a desaceleração da economia chinesa e a espectativa pelo fim dos estímulos à economia pelos Estados Unidos acabaram afetando mais alguns países que outros. O Brasil não está sozinho entre os que têm inflação maior que o crescimento do PIB, mas a companhia não é das melhores. O Brasil apostou suas fichas na política de incentivo ao consumo, percebeu que não era o caminho mais correto. Quem sofre com esses deslizes é o povo brasileiro. Estamos de olho!!!




Professor JOÃO BIANCO

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

MUDANÇA NO PODER ENERGETICO

Os EUA , __ ainda o maior importador do mundo __ recentemente, fez um anúncio de que estão produzindo mais petróleo do que comprando de fora levanta questões sobre como ficará a nova balança de poder mundial. Países exportadores como a Arábia Saudita ou a Venezuela poderão sustentar, por exemplo, governos polêmicos uma vez que os EUA se tornarem mais independentes energeticamente? A China, que em 2020 se tornará o maior comprador do mundo, será capaz de manter este mercado? E como ficará o papel do Irã, país que, rico em petróleo, vive um relaxamento das sanções internacionais e volta a ser foco de investimentos? Esses temas já estão sendo tratados por analistas e pelo mercado. Logo o mundo, verá os impactos desta "revolução energética." De produto antes em escassez no mundo, o petróleo de repente passou a ser abundante por conta deste boom americano. O resultado disso é que o preço deve cair, afetando, sim, o fluxo de caixa de regimes que dependem unicamente do óleo, como Arábia Saudita ou a Venezuela, das vendas que fazem para os Estados Unidos e dos investimentos das empresas americanas no setor. Em 2014, Os EUA devem ultrapassar a Arábia Saudita (já passaram a Rússia em 2013 ) como o maior produtor mundial. As consequências desse novo poderio americano já são sentidas: os EUA voltam suas atenções à Asia, deixando o Oriente Médio em segundo plano. Os EUA dita o ritmo sendo o maior comprador de óleo do planeta e passa, agora, a fazer o  mesmo como o maior produtor de petróleo mundial. Esperamos que com todo esse poderio os EUA se posicione como verdadeiro país líder e aposente a arcaica política intervencionista. Estamos de olho!!!





Professor JOÃO BIANCO

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

META FISCAL DO GOVERNO ALCANÇADA POR ACASO

O resultado fiscal alcançado pelo governo brasileiro em 2013 não representa um real compromisso fiscal na opinião da economista Margarida Gutierrez, especialista em contas públicas da UFRJ. Ela calcula que cerca de metade dos R$ 75 bilhões economizados pelo governo central para pagamento de juros seja referente ao programa de parcelamento de dívidas, o Refis, e à concessão do campo de Libra. __ Não dá para comemorar com receitas extraordinárias. Não houve compromisso com as contas públicas. O governo brasileiro cumpriu a meta fiscal quase ao acaso __ afirma. O resultado para se alcançar a meta não pode ficar na dependência de receitas extraordinárias porque isso não é sustentável no médio e longo prazos. O ano eleitoral também deve contribuir para puxar as despesas e a maioria ainda vê o risco de rebaixamento do rating pelas agências de classificação de risco. O governo precisa sinalizar mais rigor no controle das despesas públicas. Hoje, não dá para esconder pra debaixo do tapete os resultados que não se quer mostrar, a mídia está aí ativa e presente. O povo não aguenta mais ser enganado nas suas diversas formas. O importante é dizer a verdade por mais que ela doa. Estamos de olho!!!




Professor JOÃO BIANCO

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

PAPA ALERTA; Padres podem virar pequenos monstros

Preocupado com a relação entre Igreja e fiéis, o Papa Francisco advertiu que os padres podem se tornar "pequenos monstros" se não forem orientados de forma adequada desde o seminário. __ Temos que formar seus corações. Senão, estaremos criando pequenos monstros, que depois moldarão o povo de Deus. __ disse ele, em declaração publicada ontem pela "La Civiltà Cattolica." O pontífice advertiu, ainda, que homens com histórico de abusos sexuais não devem ser aceitos para o sacerdote. Entendemos que a falha acontece no seminário constituído de conteúdo frágil, tanto moral quanto intelectual. Nesses casos, não existe meio termo, ou é ou não é. Se for passar a mão na cabeça de um seminarista, por menor que seja a falha, no futuro ele fará ainda pior. A condescendência do passado fez surgir vários casos de pedofilia envolvendo bispos e padres. Portanto, tolerância zero! Estamos de olho!!!



Professor JOÃO BIANCO