As novas medidas tomadas pelo governo, com certeza irão alavancar a posição dos Portos Brasileiros no cenáriio mundial. O país passaria da 35ª para 17ª posição em contêineres. O Brasil vive um paradoxo no setor portuário. Alguns itens foram privilegiados como investimentos em ampliação de capacidade, modernização de equipamentos e melhorias no sistema de gerenciamento eletrônico de cargas. Para o especialista em portos da FIRJAN (Federação da Indústria do Rio de Janeiro), senhor Riley de Oliveira, autor do estudo, esse setor, ao longo do tempo, priorizou suas atividades em cargas de maior valor agregado em detrimento das cargas de contêineres. A avaliação dos portos brasileiros foram embasadas em itens como agendamento de caminhões, tamanho do pátio e calado. As informações foram reunidas a partir de órgãos internacionais como Organização e Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e Banco Mundial. O porto de Santos(SP) foi citado pelo estudo, o único da lista, como um dos melhores da América do Sul e aquém dos usados na Europa, EUA e Ásia. A Medida Provisória abriu, também, a possibilidade de terminais privados movimentarem cargas de terceiros. O importante para as empresas exportadoras é a eficiências dos portos. Os portos brasileiros levam em média 5,5 dias para descarregar um navio, enquanto a média mundial é de 03 dias. Um país não consegue chegar ao nível dos desenvolvidos com uma infraestrutura sucateada e desatualizada na sua logística. O Brasil precisa correr e, muito rápido, para poder concorrer, de igual para igual, com as demais nações desenvolvidas.Não adianta ser um dos maiores produtores de grãos do mundo sem ter condições de poder escoá-los. Estamos de olho!!!
João Bianco
Proº História - Org. Soc. Política
João Bianco
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