quarta-feira, 31 de julho de 2013

REFORMA POLITICA JÁ






REFORMA POLITICA JÁ 
Não é só das ruas que ecoam o inconformismo com tudo o que está acontecendo no Brasil. A insatisfação é generalizada, atingindo diversos setores e entidades da população ativa no país. O foco no momento é a Reforma Política, para tal estão se mobilizando diversas entidades de classe, partidos políticos, centrais sindicais e demais. Antes da matéria chegar ao Congresso para ser votada é preciso que toda a sociedade discuta exaustivamente o assunto. O resultado dessa reforma precisa expressar a vontade do povo, que no final é aquele que diretamente sofre as consequências dos atos praticados pelos maus políticos e suas atitudes inconsequentes. Constam nas propostas apresentadas, até agora, alguns pontos de grandes divergências, como o financiamento público ou privado de campanha. Não nos parece de bom tom o governo priorizar o financiamento de campanha política, em detrimento de criação de escolas, hospitais e saneamento básico. Quando o político se candidata a um cargo eletivo, ele o faz por opção e não por obrigação, é uma escolha de risco, pode ou não dar certo, o risco precisa correr por sua conta e não jogá-lo nas costas do estado. O máximo que o governo poderia fazer, para ajudar numa saída para o problema, era criar um fundo onde o candidato determinaria o quanto precisaria para financiar sua campanha. O dinheiro precisaria ser ressarcido, vencendo ou não a eleição. Quanto a empresário financiar campanha alheia, cremos que seja ingenuidade pensar que ele o faz pelos belos olhos do candidato. A regra número um do capitalismo é: ... "alcançar lucro a todo custo." Logicamente o empresário vai querer algo em troca daquilo que ele aplicou na campanha. Isso nos parece, Óbvio. O Brasil precisa parar de agir como aquela brincadeira de "faz de conta". "A teta da vaca não suporta mais." Vamos repensar o Brasil e começar a criar um país novo para receber as gerações futuras. Estamos de olho!!!  


João Bianco
Profº  Hist.-Org.-Soc.- Politica

segunda-feira, 29 de julho de 2013

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE


JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE - 2013/RIO 
Mesmo que nada desse certo, o que não foi o caso, na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) do Rio de Janeiro, teria sido salva pela pessoa do papa Francisco. O homem Santo conseguiu cativar a todos a sua volta, com simpatia, singeleza, humildade, bondade e fraternidade. Atencioso ao extremo, mostrou isso logo que pisou em solo brasileiro, fazendo com que o papa móvel parasse várias vezes, para beijar crianças, abraçar dontes e idosos, levando a loucura os seguranças. Porém, o evento teve algumas falhas que precisar ser revistas para não acontecer novamente. Houve reclamações dos peregrinos quanto a motoristas de ônibus que não paravam nos pontos, a falta de banheiros químicos e a transferência de local do evento, de Guaratiba para Copacabana, o que acabou não sendo ruim. Facilitou a mobilidade de milhões de peregrinos, no domingo, último dia do encontro, Copacabana recebeu mais de 3 milhões de pessoas. Em um certo momento o responsável pelo cerimonial pediu para a multidão guardar silêncio alguns minutos e refletir. O mar de gente se calou, foi sem dúvida um momento de arrepiar. De modo geral estão todos de parabéns. O Papa Francisco, governantes, igreja católica e os peregrinos, representando mais de 180 países que aqui estiveram. Desejamos que a próxima JMJ, a ser realizada na Polônia, consiga se igualar ou superar o vitorioso encontro dos jovens na cidade do Rio de Janeiro. Parabéns a todos que direta e indiretamente ajudaram na realização desse grande evento.


João Bianco

Profº Hist. Org. Soc. Política

quarta-feira, 24 de julho de 2013

PAPA FRANCISCO NO BRASIL



PAPA FRANCISCO NO BARSIL
O papa Francisco chegou na cidade do Rio de Janeiro, segunda -feira, 22 de julho, para a realização da Jornada Mundial da Juventude, que está sendo realizada no Brasil. O papa, na chegada transportado pelo papa móvel aberto, encantou a milhares de fiéis pelas ruas do centro da cidade. No trajeto da Catedral até o teatro municipal, onde embarcou num carro fechado, foi parado várias vezes para beijar e abençoar crianças, passando às pessoas atenção, simpatia, carinho e uma singeleza imprecionante. Os jornais do mundo criticaram a vulnerabilidade na segurança feita pela Polícia Federal Brasileira, mas como o papa mesmo disse "Deus é Brasileiro"e está tudo indo muito bem. O mundo inteiro já aprendeu a maneira como Francisco pensa e age. Ele gosta das coisas simples e é aveço a riqueza e ostentação. A igreja católica de toda o mundo, capitaneada pelos seus bispos estão atentos e procuram se adaptar as diretrizes do novo líder. Claro que a igreja católica brasileira, com certeza, não irá ficar de fora dessa nova orientação. A preocupação maior de Francisco é com as crianças e com os jovens pobres, que vivem marginalizados pela sociedade e que não possuem as mesmas oportunidade de educação e trabalho. O papa não deseja que a igreja católica tenha pensamentos de grandeza. O papa Francisco foi visto por milhões de pessoas subindo no avião, em Roma, trazendo sua pasta com poucas peças de roupa e, no Rio, escolheu o quarto mais simples, onde ia dormir. Nos parece que seu desejo e ver a igreja de Deus mais próxima dos pobres e daqueles que estão desamparados. A igreja católica brasileira, tem necessidade de caminhar ao lado daqueles que estão no poder, mas apenas para conquistar àquilo que for necessário para amparar os que precisam, não mais do que isso. Felicidades Homem de Deus!


João Bianco

Proº Hist. Org. Soc. Política

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Estados Unidos - Eterno Problema Racial

TRAYVON MARTIN - Vítima do racismo EUA
Existem certos momentos maléficos na vida histórica de uma nação que se eternizam como se fosse uma doença incurável. É o caso do problema racial dos Estados Unidos. Recentemente o problema, que não acaba nunca, veio a tona com a notícia de um crime cometido por um vigia comunitário branco Jorge Zimerman, contra um jovem negro desarmado, Trayvon Martin, de 17 anos. O acusado alegou legítima defesa. Este fato nos faz lembrar os muitos filmes exibidos, aqui no Brasil, em que os negros foram sempre  os bandidos, só por nascerem de pele negra. Com certeza o desfecho deste caso seria outro, caso o garoto fosse branco.A polícia local encontrou Zimerman junto do corpo, assim mesmo, só foi preso seis semanas depois, após o clamor nacional sobre o caso. O acusado foi considerado inocente por um juri de seis mulheres, cinco delas brancas. Elas consideraram que ele agiu segundo a lei de legítima defesa, aprovada na Flórida. No Brasil, a polícia mata mais jovens negros, mais por outros motivos, pesando mais a pobreza, misériae o tóxico. Esperamos que o caso dos Estados Unidos, seja pontual. Estamos de olho!!!


João Bianco

Profº Hist. Org. Soc. Política

sexta-feira, 19 de julho de 2013

NÂO SE CONSTRÓI DEMOCRACIA SÓLIDA EM CIMA DE VANDALISMO







NÃO AO VANDALISMO
Nesta última quarta-feira, 17, um grupo de pessoas ordeiras protestavam contra a política em geral e particularmente da maneira como o governador Sérgio Cabral, vem administando o estado. Na ocasião usavam palavras de ordem e expunham faixas que diziam: "Fora Cabral." O protesto corria em um clima de normalidade e na paz, como a lei determina. Foi assim até uma certa altura, de repente, como vem acontecendo constantemente, entra em cena um grupo de pessoas ensandecidas e começaram a depredar tudo o que viam pela frente, num gesto de completo barbarismo. Em uma sociedade civilizada, evoluída se você usar de violência para reivindicar seu direto, com certeza, você perderá a legitimidade de cobrá-lo. Não podemos aceitar atos de destruir vitrines de lojas, sinais de trânsito, postos de polícia, caçambas de lixo e repartições públicas e privadas, como modo civilizado de reivindicar alguma coisa. Para nós estas atitudes são anti-democráticas, violência desregrada e interesses prejudicados. As autoridade da cidade do Rio de Janeiro, admitiram, ontem, que não estão sabendo lidar com as manifestações que hora acontecem na cidade. O que nos preocupa é que a cidade vive a espectativa da visita do Papa, nos próximos dias, com a presença de uma infinidade de jovens de todo o mundo. Qual é a garantia de segurança que podemos oferecer a toda essa gente?  Nós não temos essa resposta e nem as nossas autoridades de seguranças as têm. Nossa esperança está na força da fé do Papa Francisco, para se proteger e, também, nos proteger. Nossa espectativa é que alguém de bom senso e, junto com toda sociedade responsável, mais as instituições organizadas, encontrem uma saída imediata pra a crise de segurança que se instalou em nossa querida cidade maravilhosa. Caso isso não aconteça, lamentavelmente, a chave da cidade ficará nas mãos de desordeiros e facínoras. Estamos de olho!!!  


Profº. JOÃO BIANCO

História - Org. - Soc. - Política

quarta-feira, 17 de julho de 2013

A FOME NO MUNDO







A FOME NO MUNDO
O capitalismo, na maioria das vezes, provoca em parte do mundo onde é praticado, distorções que levam a fome e morte da população menos favorecidas. O sociólogo suíço Jean Ziegler teve oportunidade de constatar isso em suas viagens que fez pelo mundo inteiro e conheceu de perto a vida de quem sofre de fome. Ziegler foi relator para o direito a alimentação das Nações Unidas entre 2000 a 2008. Escreveu o livro "Destruição em massa" - geopolítica da fome. Nele ele argumenta que se a produção mundial de alimentos é suficiente para alimentar todo o mundo, quem morre de fome, portanto, é assassinado. Hoje não existe falta de alimentos, o que existe é falta de acesso. Estatística: a cada 5 segundos, uma criança de menos de 10 anos morre de fome. No mundo, 56 mil pessoas morrem de fome por dia. E 1 bilhão de pessoas são permanentemente subalimentadas. O relatório da FAO mostra que o número de vítimas cresce, mas que a agricultura mundial poderia alimentar normalmente, com uma dieta de 2,2 mil calorias por dia, 12 bilhões de pessoas. São vários os mecanismos que matam, um deles é a especulação nas bolsa de commodities com alimentos como trigo, arroz e milho, que correspondem a 75% do consumo mundial de alimento. Nos últimos dois anos, o preço do milho no mercado mundial aumentou 63%. A tonelada do preço do trigo dobrou.. E a tonelada de arroz das Filipinas subiu de U$ 110 para U$ 1,2 mil. Enquanto alguns ganham exageradamente outros só tem U$ 1 dólar por dia para comprar comida. Quando os preços explodem os mais pobres não conseguem comprar os alimentos. Há 10 grupos multinacionais que controlam 85% dos alimentos comercializados no mundo. Isso significa que eles têm o controle do transporte, dos silos, dos depósitos e também a definição do preço. No Brasil, Jean Ziegler, fez elogio ao Bolsa Família, um programa de governo, no entanto fez uma advertência  ... " agora é preciso investir em reformas e na agricultura familiar." A nosso ver o que Ziegler quis dizer é que não basta dar a vara de pesca, é preciso ensinar a pescar. Estamos de olho!!!


João Bianco
Proº. - História - Org. - Política

Fonte: "O Globo"

segunda-feira, 15 de julho de 2013

MALALA YOUSAFZAI FALA NA ONU

HEROÍNA NA ONU
Na reunião do dia 12 de julho de 2013, quarta-feira, a ONU recebeu a visita de Malala Yousafzai, paquistanesa, de l6 anos. Ela deu ao mundo um exemplo de coragem e determinação, com seu discurso empolgante e realista sobre as dificuldades das crianças paquistanesas estudarem, principalmente, as meninas. Nesse dia fez sua primeira aparição em público depois de sete meses, quando sofreu um atentado criminoso, levando um tiro a queima-roupa na cabeça, praticado pelos extremistas do Talibã. Esse ato covarde praticado contra a menina ocorreu quando ela saia da escola no vale de Swat, no Paquistão, a noroeste da capital, Islamabad, por protestar contra o Talibã a que mulheres frequentem as aulas. Malala afirmou ao secretário geral da ONU, Ban Kimoon e a outros mil estudantes de todo o mundo que a educação é a único caminho para um mundo melhor. Disse mais: Eles (os terroristas) acharam que iriam me calar, mas falharam, e do silêncio surgiram milhares de vozes. Não vim para falar de vingança contra o Talibã, vim, sim, para defender o direito à educação para toda criança. Vamos pegar nossos livros e canetas. Eles são nossas armas mais poderosas. Educação é a única solução. A ONU declarou 12 de julho de 2013, o "Dia de Malala." Parabéns a corajosa Malala Yousafzai.

João Bianco
Profº História - Org. - Política

Fonte: O Globo

sexta-feira, 12 de julho de 2013

O PODER DO POVO






O PODER DO POVO
A presença do povo organizado e ordeiro nas ruas, em tempo de paz, incomoda muita gente, principalmente, seus dirigentes e os políticos. Eles querem a presença do povo só em época de eleição pra aplaudi-los, depois de eleitos, fazem atendimento no gabinete de um em um. Mas as coisas estão mudando, os jovens que estão nas ruas querem mudanças, exigindo nova postura dos políticos no trato das coisas públicas. Exigem de seus representantes honestidade e conduta ilibada. O movimento que está acontecendo no Brasil de hoje é diferente dos caras-pintadas de outras épocas. Esse movimento de agora é agregador de todas as classes sociais e de diversas profissões e o ponto de convergência que une toda essa gente é a insatisfação contra o desmando e a desordem generalizada que impera hoje. O governo atual está sendo chamado de confuso, deixando passar incerteza e trazendo intranquilidade para a população. Estão de volta velhos conhecidos do povo como: inflação, desemprego, preços fora de controle e outros. A política econômica do governo ainda não se encontrou. As projeções da economia para esse ano não são nada boas. A produção industrial vem caindo de trimestre em trimestre e a balança comercial apresenta déficit, mê a mês. O povo brasileiro está mais consciente e maduro, não está nas ruas a toa, quer receber de volta, em forma de bons serviços, os milhões que paga todo ano de impostos. Dilma já recebeu o aviso do povo, na última pesquisa de avaliação ela caiu 30% e com o tombo levou junto a esperança de todo um povo. Estamos de olho!!!



João Bianco

Profº. Hitória - Org. Soci. Plítica 

quarta-feira, 10 de julho de 2013

GUERRA SÍRIA = SUNITAS X XIITAS





GUERRA DA SÍRIA
Obama está impaciente com o interminável conflito na Síria, começa sinalizar com uma possível ajuda aos rebeldes sírios. Está optando em fazer isso por encontrar obstáculos no campo diplomático e a resistência da Rússia, contra qualquer decisão de penalidade contra a Síria. Este conflito já dura mais de dois anos com resultados negativos que envergonham a todos, até hoje, são 93 mil mortos e 16 milhões de refugiados. A decisão do governo americano embuti o risco de tornar ainda mais encarniçada e longa esta guerra. Com a ajuda do Hezbollad, o presidente Assad recuperou importantes posições perdidas para os rebeldes. A preocupação é que o conflito creça e se expanda por outros países e, quem sabe, até pela região, ficando fora de controle. A guerra canalizou para a Síria ancestrais ramos do Islã: sunitas e xiitas. Mas o pano de fundo do conflito e a disputa de poder entre os monarcas da Arábia Saudita,(árabe e sunita), com diferenças seculares. O mais racional e lógico neste instante é estancar esta guerra, antes que se transforme de doméstica para uma guerra bem maior, engolfando vários países do ramo Islã, mas com vários grupos de ideias diferentes.


João Bianco

Profº História - Org. Soc. Política

segunda-feira, 8 de julho de 2013

CIENTISTAS JAPONESES CRIAM BROTOS - HEPÁTICOS








JOPONESES CRIAM BROTOS - HEPÁTICOS 



Cientistas anunciaram a criação de pequenos fígados a partir de células - troncos em laboratórios da Universidade de Yokahama, no Japão. Os brotos - hepáticos são os estágios mais iniciais de desenvolvimento do órgão. A esperança é de que o transplante de milhares de brotos - hepáticos possa reverter situações de falência de fígado. A pesquisa dará importante colaboração ao trabalho de cientistas ao redor do mundo, na tentativa de lidar com a falta de doadores para transplantes. Os testes foram realizados em camundongos que receberam os brotos - hepáticos. Para a surpresa dos cientistas japoneses, as células começaram a se organizar e se entrelaçaram ( três tipos de células - duas variedades de células - tronco e material colhido a partir de um cordão umbilical ), para formar um broto - hepático. Esses brotos - hepáticos se conectaram ao sistema circulatório e passaram a funcionar como pequenos fígados. Os cientistas japoneses acreditam que, com o tempo outros órgãos, como o pâncreas, rins e até mesmo pulmões possam ser desenvolvidos da mesma forma. No entanto, eles alegam que os brotos - hepáticos não darão origem a um fígado novo, mas se acoplariam ao órgão em falência, para, então, recuperá-lo. A comunidade científica está classificando a descoberta como sendo um grande trabalho. È uma grande vitória na batalha para salvar milhões de vidas que estão na fila de espera de doadores de órgaõs, nem sempre surgem a tempo. Estamos de olho!!!

João Bianco

Profº História - Org. - Soc. - Política 

sexta-feira, 5 de julho de 2013

ACENDEU A LUZ VERMELHA PARA EIKE BATISTA







EMPRESÁRIO FICA MENOS RICO
O bilionário mais rico do Brasil, Eike Batista, anunciou, ontem, quinta-feira, 4, sua saída do cargo de presidente e membro do Conselho de Administração da MPX. A decisão será levada a uma assembléia geral que será convocada em breve para aceitação. Na oportunidade será também apreciada as alterações da denominação social da MPX Energia, com as devidas alterações ao estatuto social da companhia. A mudança de nome da MPX e a saída de Eike são medidas que visam desvincular a empresa da imagem do empresário.  O homem X e seus assessores estão tentando se desfazer por completo de duas de suas mais rentáveis empresas: a MPX Energia e a mineradora MMX. Entre os maiores credores de Eike estão o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BANDES), com R$4.888 bilhões e a Caixa Econômica Federal (CEF), com R$1.392 bilhões, respectivamente. O relatório afirma que os dois bancos estatais e Bradesco, Itaú e BTG somam exposição de R$9.400 bilhões. É difícil a gente acreditar, mais os números não mentem, o empresário garanhão parece que descuidou um pouco dos negócios e o cachimbo caiu e agora a estrutura bilionária montada por ele, que sempre se manteve em cima de confiança de investidores, está como um calhambeque descendo a ladeira, sem freios. Esperamos que não sejam extraídos nenhum emprego. É engraçado! De vez enquanto a gente lê que os bancos oficiais quebraram a cara com negócios mal feitos. Eles preferem emprestar bilhões  a negócios de riscos a financiar médias e pequenas empresas saudáveis. Não dá pra entender. O garanhão da parada pegou essa dinheirama para quebrar e não sabemos como irá devolver. Está na hora das autoridade financeiras descomprometidas ligar o alerta e começar acompanhar de perto essas transações, antes que o dinheiro vire pizza ou o vá pro ralo. Estamos de olho!!!


João Bianco

Profº História - Org. - Soc. - Política

Fonte: O Estado de S. Paulo

quarta-feira, 3 de julho de 2013

SURGI A PROVÁVEL CURA - DIABETES

SURGI A ESPERANÇA
No início deste ano, pesquisadores da Universidade de Harvard revelaram que, em quadros de resistência à insulina, o organismo "entende" erroneamente que o hormônio está em falta e, como forma de defesa, aumenta a produção de células beta. Esse foi o ponto de partida para a descoberta da betatrofina. Os pesquisadores Peng Yi e Douglas Melton, também, de Harvard, induziram camundongos de laboratório a desenvolver resistência à insulina. Por análise genética, descobriram que uma substância, a betatrofina, produzida no fígado e no tecido adiposo aumentava a produção de células beta pelo pâncreas. Em seguida, eles injetara a substância em cobaias com resistência à insulina. Entre os animais que receberam a betrofina, a proliferação das células betas foi, em média, 17 vezes maior do que entre as outros roedores. O esmo gene responsável pela produção de betatrofina nos camundongos é encontrado nos seres humanos. Em muitos casos antes de matar a diabete mutila aquele de quem dela descuida. A doença atinge 366 milhões no mundo, espera-se que atinja, em 2030, 552 milhões de infectados. No Brasil esse número chega a 12 milhões de diabéticos. A betrofina, não entusiasmou somente os pesquisadores, também, animou os laborátorios, um deles, Jassem, subsidiário da Johnson & Johnson, já licenciou o hormônio. Os cientistas acreditam que o remédio possa estar a disposição no mercado de 3 a 5 anos. Todo aquele que sofre com essa terrível e incurável doença, aguarda ansiosamente que esses resultados sejam positivos e, caso não cure, pelo menos acalme sua fúria destruidora.


João Bianco

Profº História - Org. Política

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Portos Brasileiros



PORTOS BRASILEIROS

As novas medidas tomadas pelo governo, com certeza irão alavancar a posição dos Portos Brasileiros no cenáriio mundial. O país passaria da 35ª para 17ª posição em contêineres. O Brasil vive um paradoxo no setor portuário. Alguns itens foram privilegiados como investimentos em ampliação de capacidade, modernização de equipamentos e melhorias no sistema de gerenciamento eletrônico de cargas. Para o especialista em portos da FIRJAN (Federação da Indústria do Rio de Janeiro), senhor Riley de Oliveira, autor do estudo, esse setor, ao longo do tempo, priorizou suas atividades em cargas de maior valor agregado em detrimento das cargas de contêineres. A avaliação dos portos brasileiros foram embasadas em itens como agendamento de caminhões, tamanho do pátio e calado. As informações foram reunidas a partir de órgãos internacionais como Organização e Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e Banco Mundial. O porto de Santos(SP) foi citado pelo estudo, o único da lista, como um dos melhores da América do Sul e aquém dos usados na Europa, EUA e Ásia. A Medida Provisória abriu, também, a possibilidade de terminais privados movimentarem cargas de terceiros. O importante para as empresas exportadoras é a eficiências dos portos. Os portos brasileiros levam em média 5,5 dias para descarregar um navio, enquanto a média mundial é de 03 dias. Um país não consegue chegar ao nível dos desenvolvidos com uma infraestrutura sucateada e desatualizada na sua logística. O Brasil precisa correr e, muito rápido, para poder concorrer, de igual para igual, com as demais nações desenvolvidas.Não adianta ser um dos maiores produtores de grãos do mundo sem ter condições de poder escoá-los. Estamos de olho!!!


João Bianco
Proº História - Org. Soc. Política