Toda Nação precisa ter uma infraestrutura de transporte, que atenta de maneira eficiente às necessidades de seu país. O Brasil apostou todas as suas fichas no modal de transporte rodoviário __ 90% são feitos pelas estradas. Por isso, dias atrás, os caminhoneiros pararam o país.
O Brasil possui 1,7 milhão de Km de malha rodoviária, segundo dados da Confederação Nacional de Transportes (CNT), destes apenas 12,2% ( 210.618,8 ) são asfaltados.
À toda hora, temos notícias das dificuldades porque passam os agricultores brasileiros, para conseguir escoar sua produção pelas estradas de diversas regiões. Temos conhecimentos, através dos próprios caminhoneiros, de estradas com todo tipo de problemas: que possui asfalto, mas com buraco; que não tem asfalto, mas tem lama e cratera, que dá para esconder até um caminhão.
E pensar que o Brasil é o maior produtor de grãos do mundo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a safra de 2017 será 25,9% maior do que a do ano anterior e poderá atingir 230,3 (milhões de toneladas).
O Brasil, com uma extensão continental, não pode abrir mão de uma boa e eficiente malha ferroviária, o quê já acontece a muito tempo nos países de primeiro mundo. No Brasil apenas 25% de nossa produção, corre sobre trilhos.
Agora, surge uma esperança para o aumento da malha ferroviária. São as concessões em que os empresários estão dispostos a injetar recursos da ordem de R$ 30 bilhões e dobrar a atual capacidade de transporte de carga, via trens.
Uma grande Nação não se faz priorizando somente um modal, temos que usar todo tipo de transporte possível e com acesso fácil aos centros produtores e consumidores
-- Estamos sempre juntos, alertas!!!
__ Professor João Bianco
__ e-mail:j1946-bianco@bol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário