POLICIAIS DA UPP
As pessoas que nos acompanham sabem que desde de muito vimos elogiando o sistema das UPPs naquilo que deu certo e denunciando o quê deu errado. O sistema está fadado ao fracasso, pois o que era pra ser uma intervenção social e política, tornou-se única e exclusivamente uma ocupação militar. Muita gente, dentro e fora do governo, achou que havia encontrado a solução para o problema de segurança do Rio, com a chegada das UPPs. Ledo engano, não só não resolveu como piorou, já que a maioria das comunidades beneficiadas com o sistema está insatisfeita, com os traficantes voltando a ditar as regras. No dia 09/01/18, assistimos a um filme feito pelos próprios marginais, no mínimo estarrecedor. Eis a cena:
__ Uma viatura militar da UPP, chegava para o plantão. Bandidos faziam vigilância dos dois lados da rua. ACREDITEM! Apesar de armados, os policiais não esboçaram nenhuma reação, ficando com suas armas em ponto de descanso.
__ Alguns dias depois, os bandidos tiveram a ousadia de balear e matar, acreditem, um delegado da Polícia Civil, que dava aula na Cidade da Polícia.
Aquém recorrer? Os bandidos do Rio estão completamente destemidos. Perderam por completo, o respeito a autoridade policial. O gesto que descrevemos acima, deixa a impressão de que existe um aparente tratado de boa convivência, entre polícia e marginais -- se isso é possível.
__ Em mais uma demonstração de desrespeito, filmaram também, um vendedor ambulante oferecendo normalmente sua mercadoria. Isso seria algo bastante normal, caso sua mercadoria não fosse COCAÍNA.
A força policial do Rio está acuada, e o sistema das UPPs falido. O Estado está em uma encruzilhada. Providenciar mudança urgente no sistema ou acabar com as UPPs. A cidade está desprotegida, nos quatro cantos a população clama por segurança. Enquanto isso, verdadeiros batalhões ficam imobilizados "trabalhando" nas UPPs.
Toda mudança necessita de coragem e vontade política, porém em se tratando de um ano de eleição, claro, isso é quase impossível. Enquanto isso, a população segue como está: APAVORADA111
Atenção: A partir de hoje, estamos de volta.
Professor João Bianco/ email: j1946-bianco@bol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário