TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO
A transposição das águas do Rio São Francisco, certamente, trará um alívio considerável a uma determinada região do nordeste brasileiro. A expectativa é de atender 12 milhões de pessoas com água potável, em 390 municípios nos Estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Assim que estiver completamente pronta esta obra custará aos cofres públicos 10 bilhões, mais que o dobro da estimativa inicial, de 4,8 bilhões. E o eixo norte ainda não está concluído. Segundo especialistas, ficaram marcas na região ao serem deixado de lado a revitalização do rio. Muitas foram as promessas feitas aos ribeirinhos, porém, quase todas não cumpridas. Em 2009, o então presidente Lula declarou: " Nós queremos revitalizar, recuperar as margens, as matas, fazer saneamento básico nas cidades, para que não joguem dejetos no São Francisco, e começamos isso." Isso foi dito no programa " Café com o Presidente." Ledo engano, ficou só na promessa.
Sem o esgoto prometido e sem a revitalização das margens e nascentes, o rio que agora terá águas retiradas vive a maior crise hídrica da história e sem qualquer melhora nesses oito anos de obras.
Opinião do Blog: Mente livre Ideias
__ No Brasil existem Ministérios, até demais, pra todo gosto, inclusive o Ministério de Planejamento. Ai vem a pergunta. Planejam o quê se eles erram em quase tudo.
__ Erram na duração da obra;
__ Erram no custo final da Obra;
__ Não fizeram o saneamento das cidades;
__ Não revitalizaram as margens e as nascentes;
__ Não atenderam as reivindicações dos ribeirinhos.
Um obra dessa envergadura não pode ser executada às escondidas, é preciso que toda a comunidade envolvida: ribeirinhos, índios e outros sejam exaustivamente ouvidos, sob pena de cometermos um grande trauma nas pessoas que vivem na região. Estamos Juntos !!!
email: j1946-bianco@bol.com.br
__ Autor do blog: MenteLivreIdeias
__ Autor de livros: Vigia da Estrelas -- Contorno ( aos olhos da fé ) Amigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário