Olá! Bem vindo ao blog MenteLivreIdeias, criado com o objetivo de divulgar ideias, pensamentos e obras literárias. Você também pode emitir opiniões de assuntos gerais e conceitos sobre o que domine. Este espaço é democrático e livre, desde que seja mantido o respeito mútuo.
quarta-feira, 27 de janeiro de 2016
PERIGO NO MAR E OCEANO
O plástico é um material criado pelo Homem com duração de mais de 300 anos. Se Homem não descobrir o mais rápido possível algo que possa substituí-lo, os mares e oceanos terão sérios problemas de consequências incalculáveis. Estima-se que se nada for feito até 2050, teremos mais lixo do que peixes. Isso foi dito pela Fundação Ellen MacArtur e divulgado no Fórum Econômico Mundial, Davos, Suíça, recentemente.
- ILHA DE LIXO
A Ilha de Lixo é consequência da formação de Vórtices nas correntes oceânicas, conhecidas como "redemoinhos," a maior fica localizada no Pacífico Norte e tem o tamanho do dobro da área da França. Já foram encontradas dessas ilhas em outros Oceanos.
O QUÊ FAZER?
As tentativas e os resultados de pesquisadores do mundo inteiro não para de surgir, porém, os resultados não acompanham a velocidade com que criamos lixo, a todo o momento.
Há uma inundação de embalagens plásticas pelo mundo a fora e desse total 95% são "perdidos" ao custo entre US$ 80 e 120 milhões. Somente 5% é reciclado de maneira eficaz, com 40% sendo enterrado em aterro sanitário, a céu aberto. A cada dia o crescimento de toneladas de lixo se transforma em uma assombração para nos assustar. Em 1964 a produção de plástico era de 20, e atualmente está em cerca de 311 milhões de toneladas por ano. Constantemente são encontrados lixos plásticos nos estômagos de aves marinhas, tartarugas e focas. O plástico é um material nocivo à saúde, pois é subproduto de combustível fósseis ( petróleo ). A produção do plástico utiliza cerca de 6% do consumo mundial de petróleo. __ em 2050 deverá alcançar 20%. Há como controlar o crescimento desordenado das Nações, mas não estancá-los. Mas algo tem que ser feito o mais rápido possível. As consequências serão devastadoras. Todos estaremos expostos, nenhum ser vivo sairá ileso. DAVOS, está nos alertando para o perigo que se avizinha. Estamos Juntos!!!
Professor João Bianco
e-mail: j1946-bianco@bol.com.br
domingo, 24 de janeiro de 2016
sábado, 23 de janeiro de 2016
terça-feira, 19 de janeiro de 2016
DITADOR MISTERIOSO
Desde que Kim Jong Un - Un tornou-se ditador sua vida é cercada de mistérios, boatos, inverdades e excentricidades. No dia 06 de Janeiro, o mundo foi surpreendido com o anúncio da Coreia do Norte de haver realizado, com sucesso, teste com bomba de hidrogênio -- 50 vezes mais potente do que a bomba atômica, como a que destruiu a cidade de Hirochima (Japão), na segunda Guerra Mundial. A aproximação de vizinhos indesejáveis ( Coreia do Sul e Japão ) levaram o ditador a aumentar cada vez mais seu arsenal bélico, com todo tipo de armas. Tanto assim, que a Coreia do Norte tem hoje a maior frota de submarino do mundo. Pouco se sabe o quê acontece no país, onde tudo é rigorosamente vigiado. Toma-se conta desde os diversos escalões até o setor da economia, setor em que o governo investe pesado na indústria bélica. Apesar da riqueza mineral ( tem 50% da reserva mundial de magnesita ), o país enfrenta vários problemas de ordem socioeconômico. A produção de alimentos não é suficiente para suprir as necessidades da população. Isso levou, em 1991, com a derrocada da antiga União Soviética, sua parceira comercial, a morte mais de 2 milhões de pessoas em razão da subnutrição. As perspectivas para 2016 não são nada boas. O país declarou estar vivendo sua pior seca em um século, para piorar tem um solo pouco propício ao plantio. O que certamente agravará a escassez de alimentos em uma país onde quase um terço das crianças com menos de cinco anos estão subnutridas. O senhor Kim não deve governar seu país espalhando medo pelo mundo. Temos certeza de que tem sérios problemas domésticos a serem resolvidos, não precisa ficar atormentando os outros países. Estamos juntos!!!
Professor João Bianco
email: j1946-bianco@bol.com.br
segunda-feira, 11 de janeiro de 2016
AGRADECIMENTO
Agradeço pelos 10.000 (dez mil) seguidores que acompanharam o Blog Mente livre ideias. Espero continuar a merecer a confiança a mim depositada, por todos os seguidores de nossa linha editorial. Muito obrigado! Estamos juntos!!!
O HOMEM É O LOBO DO HOMEM ( Thomas Hobbes )
Esta frase nunca esteve tão presente na vida do Homem como nos dias de hoje. Ela dá a devida dimensão de que maneira o ser humano caminha para destruir a si mesmo. Fazendo guerras, fabricando bomba atômica, construindo fábricas poluidoras. Tudo isso vem aumentando consideravelmente o aquecimento global, com consequências devastadoras e enormes prejuízos para todo o ecossistema no mundo. Se nada for feito pelas nações desenvolvidas, certamente antevemos momentos muito difícil para a vida na Terra. Com escassez de alimentos, grandes catástrofes climáticas ( enchentes em algumas áreas e seca em outras ). Os países desenvolvidos, principalmente, precisam ir mais devagar na sua ânsia de produzir cada vez mais. No Brasil já estamos sentindo os efeitos do aquecimento global, com regiões de muitas enchentes e outras com considerável seca. É o caso de Estados da Região Sul, sofrendo com as inúmeras enchentes e seca no Sudeste, com drástica redução da oferta de água potável.. Não há mais o que contemporizar, ou se toma medidas verdadeiras que surjem efeitos ou iremos pagar muito caro. O último encontro mundial para resolver o problema climático não produziu resultados satisfatórios. A NATUREZA, lamenta. Estamos juntos!!!
Professor JOÃO BIANCO
email: j1946-bianco@bol.com.br
quarta-feira, 6 de janeiro de 2016
CONTRASTE NAS OBRAS E BENFEITORIAS NOS BAIRROS DO RIO DE JANEIRO
Na semana passada, precisamos obrigatoriamente passar pelo bairro da Pavuna, no Rio de Janeiro, que decepção. Lá está reinando a desordem, beirando o caos. O descaso e o desleixo administrativo são tão gritante que chega a nos causar revolta., com tal abandono.
CONSTATAÇÃO ( PAVUNA )
- Lixo ( que dá origem a doenças ) espalhados pelas ruas e esquinas, como também, no leito do Rio Meriti, que corta o bairro.
- OBRAS INACABADAS - a população do bairro não sabe o quê será.
- CAOS NA SINALIZAÇÃO E NO TRÂNSITO.
- A LIGAÇÃO COM A PRESIDENTE DUTRA - dando a impressão de uma rua sem saída.
A ideia que tivemos é a de um bairro acéfalo, carente de todos os serviços.
Cremos ser bastante desgastante para os administradores da cidade do Rio de Janeiro, usarem dois pesos e duas medidas quando se trata da destinação de verbas para os bairros. Não se deve valorizar alguns em detrimento de outros. A Praça Mauá, por exemplo, ressurgiu das cinzas, não só por causa da limpeza geral, livrando a região dos mendigos, ladrões e prostitutas, como também, pelo forte investimento da Prefeitura do Rio.Os projetos são inovadores, sendo o bairro cortado por VLT, museu futurólogo (Museu do Amanhã) e diversos empreendimentos imobiliários.
Claro que não somos contrários a tudo isso, o que nos inquieta é a falta de generalização dos investimentos em todos os bairros pertencentes a cidade do Rio de Janeiro, como é o caso de Vigário Geral, Parada de Lucas, Jardim América e outros. Pelo menos costa no mapa que eles fazem parte do Rio.
Gostaríamos de alertar o senhor Prefeito do Rio, para que tomasse as devidas providências evitando injustiças contra a propulação desses bairros esquecidos. Estamos juntos!!!
Assinar:
Postagens (Atom)