quinta-feira, 28 de agosto de 2014

ESCRITORES AMERICANOS EM ROTA DE COLISÃO COM A AMAZON



AMAZON  X  HACHETTE

A gigante editorial online Amazon resolveu comprar briga com a Hachette de propriedade do escritor best-seller Douglas Preston por melhores preços dos e-books. Preston escreveu uma carta aberta aos leitores, conclamando que entrasse em contato com Jeff  Bezos, o diretor executivo da Amazon, exigindo que a empresa pare de usar os escritores como reféns em suas negociações. A Amazon respondeu atacando Preston, classificando-o como "oportunista." Esta briga chega em má hora para a gigante da internet. A Amazon acabou de surpreender os investidores de Wall Street ao anunciar que poderá perder mais de US$ 800 milhões neste trimestre, o que potencialmente apagaria seu lucro dos últimos três anos. Esta previsão gerou especulação de que esta seria a verdadeira razão da queda de braço com a Hachette. A Amazon aproveitou para jogar lenha na fogueira. Citou o processo antitruste movido pelo Departamento de Justiça dos EUA contra a Hachette. A Amazon fez três propostas para tirar os autores deste emaranhado, sendo que nenhuma delas foi aceita pela Hachette. O brasileiro costuma dizer " é melhor um mal acordo do que uma boa briga." Esses dois gigantes editoriais vão ter que encontrar o caminho do bom senso e chagar a uma acordo. Caso contrário, quem arcará com os prejuízos será o leitor. Estamos de olho!!!


Professor JOÃO BIANCO

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

APARTEID AMERICANO


Após os conflitos entre negros e brancos provocados pelo aparecimento da Klu Klux Klan (KKK) em que negros eram perseguidos e mortos cruelmentes sem que houvesse uma razão prauzível para isso. Os americanos julgavam haver extirpado este cranco de sua sociedade. Ledo engano. Que o diga a cidade de Ferguson que alguns dias viu sua pacata rotina virar de cabeça para baixo provocada pelos distúrbios entre negros e policiais. O motivo que levou a toda essa bagunça é confritante com ambos os lados dando as devidas justificativas para seus atos. A grande verdade é que existe  um enorme fosso entre negros e brancos e as feridas deixadas pela Klu Klux Klan ainda não cicatrizaram totalmente. Fora isso, a polícia americana está fortemente aparelhada com armas oriundas do Iraque e do Afeganistão e age como se todos fossem terroristas. Os partidos democratas e republicanos, em um raro momento de consenso, estão considerando um excesso de militarização das policias locais e que é preciso encontrar uma solução. A nação americana, apesar de assustada, vive momento de paz sem ter uma ameaça concreta. Portanto, não há razão emergente para armar sua polícia com fuzis e blindados para enfrentar seus cidadãos. O lamentável é que mais um jovem negro, 18 anos, foi morto por falta de equilíbrio emocional de um policial inesperiente. Estamos de olho!!!



Professor JOÃO BIANCO

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

RECOMENDAÇÃO DA OMS DE REDUÇÃO DA DIMINUIÇÃO DE SÓDIO NOS ALIMENTOS




A recomendação de consumo máximo de sal pela Organização Mundial de saúde (OMS) é de menos de 5 gramas por pessoa. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) revelam, no entanto, que o consumo do brasileiro está em 12 gramas diário, valor que ultrapassa o dobro o recomendado. O Ministério da Saúde e Associação Brasileira da Indústria de Alimentos firmaram parceria para reduzir teor de sódio nos alimentos. Está é a terceira etapa do acordo feito para oferecer alimentos mais saudáveis e prevenir doenças crônicas na população. Nesta etapa, foram contemplados: macarrões estantâneos, bisnagas, pão de forma, pão francês, misturas para bolos, salgadinhos de milho, batata frita/palha, biscoitos e maionese. A previsão é que até 2020 um total de 20 mil toneladas de sódio fiquem fora das prateleiras. Números da OMS indicam que há cerca de 600 milhões de hipertensos no mundo. A doença atinge, em média, 25% da população brasileira. Dados recentes revelam prevalências da obesidade de 12,5% entre os homens e de 16,9% entre as mulheres brasileiras. Estes dados nos mostram o porquê do aumento considerável da procura tanto na rede pública como nos hospitais particulares. Outro fato preocupante é o crescente aumento de doenças crônicas como a de coração e a diabete. Estamos de olho!!!



Professor JOÃO BIANCO

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

PERFIS DE JORNALISTAS FORAM ALTERADOS NA WIKIPÉDIA


ALTERAÇÕES DE PERFIS NA WIKIPÉDIA


O governo de Dilma deu mais uma bola fora, desta vez foi por conta de críticas aos jornalistas Mírian Leitão e Carlos Alberto Sandenberg que sofreram alterações em seus perfis no site virtual Wikipédia. Críticas são bem vindas, porém da forma traiçoeira como foi feita é inconcebível. Liberdade de expressão não pode fazer uso de meios obscuros por de trás de sites. Mesmo porque hoje na internet nada pode ser escondido já que a origem da postagem é facilmente descoberta através do IP de origem. O Globo revelou que informações falsas sobre os dois jornalistas foram incluídas na Wikipédia a partir do IP do Palácio da Planalto. Entidades ligadas a imprensa condenaram o episódio exigindo apuração dos fatos e punição dos culpados. Toda a sociedade passará a viver preocupada e intranquila caso esse fato se torne corriqueiro e banal. A pouco tempo, Dilma sofreu na pele e foi vítima de espionagem pelo Serviço de Segurança dos Estados Unidos que rastriou o seu celular. Razão pela qual Ela deveria ter mais preocupação e cuidado com este tipo de ação no seu governo. Opiniões divergentes existem a toda hora, aceitá-las ou combatê-las precisa ser de maneira inteligente, não da forma com foi feita. "Gato escondido de rabo de fora." Estamos de olho!!!


Professor JOÃO BIANCO

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

ADEUS A UM GRANDE LÍDER




A última aparição de Eduardo Campos aconteceu nesta terça-feira, 12/08/2014, em um programa de entrevista transmitido pelo Jornal Ncional da TV Globo. No outro dia, às 9:30h vôou para Santos, em São Paulo. às 9:50h ocorreu o tragico acidente àereo que ceifou de nosso convívio este grande líder político. Eduardo Campos começou sua carreira política ainda muito cedo como líder estudantil. Foi deputado estadual, deputado federal por duas vezes e governador, também, por dois períodos. Sempre honrou todos os madatos com respeito aos seus eleitores. Era neto de Miguel Arraes político de esquerda que teve seus direitos políticos cassados. Com a morte de Arraes foi eleito presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB). No segundo mandato de Lula, em 2004, Campos foi nomeado ministro da Ciência e tecnologia. Seu trabalho à frente da pasta foi fazer com que a comunidade internacional aceitasse o programa brasileiro de Enriquecimento de Urânio. Campos deixou esposa e cinco filhos. Não só a família emlutada perde com sua morte, mas também toda a população brasileira. Lamentamos a morte deste honroso brasileiro. Adeus Eduardo Campos.


Professor JOÃO BIANCO

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

GRUPOS PARAMILITARES DE HOJE

AÇÃO DA MILÍCIA NO RIO E EM SÃO PAULO


Existem nas grandes cidades brasileiras como no Rio de Janeiro e em São Paulo pessoas que se organizam em grupos armados e que se autodenominam "Milicias". Este termo é usado impropriamente uma vez que serve para designar a força militar de uma nação. Estes grupos são compostos de pessoas ruins. Convencem as pessoas pelo uso da força e da violência, geralmente praticadas nas periferias de bairros dessas cidades. Costumam crescer nos grandes conjuntos habitacionais de classe mais baixa, ramificando suas más ações. Assim que se estabelecem e se sentem seguros iniciam a exploração da comunidade que pode ser da venda de gàs, do recebimento de aluguel ( ser ter direito algum ) da distribuição de sinal fechado de TV ( Gato Net ) e por fim a venda de sexta básica. Tudo comercializado com preço acima de mercado. Esses indivíduos espalham nas áres que atuam medo e terror, com veladas ameaças aos moradores. O mais apavorante é saber que esses indivíduos vêm dos quadros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Geralmente vão parar nas milícias aqueles que depois de cometerem algum crime e condenados pela justiça são expulsos de suas respectivas corporações. O  mais repugnante dos golpes praticados por esses indivíduos é sem dúvida aquele que obriga o mutuário da casa própria a sair do apartamento mais continua honrar seu compromisso com a Caixa. O pobre do morador não tem outra alterantiva senão abandonar sua casa. As ações da polícia contra esses facínoras muitas vezes são inócuas, já que usam de várias estratégias implantando a lei do silêncio. Falou morreu! A milicia se torna mais perigosa do que o próprio bandido. Os dois grupos são fora da lei. A diferença é que os componentes da mllicia agem como se fosse polícia. Não concordamos com esses desmandos e não admitimos que grupos paramilitares desorganizem e tirem o sôssego dos pacatos moradores desses bairros. Estamos de olho!!!


Professor JOÃO BIANCO

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

EBOLA



EBOLA
A África, a tempos atrás, assustou o mundo quando do surgimento do vírus HIV, hoje sob controle. Agora, é a vez do segundo susto com o vírus Ebola, Países, ricos e desenvolvidos, precisam se mobilizarem para estancar a evolução que pode ser considerada a maior epidemia até hoje. Na África está restrito ao oeste e segundo a Organização Mundial de |saúde (OMS), 887 pessoas morreram na região por causa da doença, levando autoridades de saúde da Guiné, Libéria e \Serra Leoa a correr contra o tempo para tentar controlar o vírus. Ebola é uma doença causada por um vírus cujo sintomas iniciais incluem febre, fraqueza extrema, dores musculares e dor de garganta. À medida que a doença avança, o paciente pode sofrer de vômitos, diarréias, em alguns casos, hemorragias internas e externas. Humanos contraem a doença por meio de contato com animais, como chipanzés, morcegos e antílopes, contaminados. Entre humanos, o virus pode se espalhar por meio do conatto direto com o sangue contaminado, fluídos corporais ou órgãos do doente. Até funerais de vítimas de ebola podem representar riscos, se outras pessoas tiverem contato direto com o corpo do defunto. O período de incubação pode demorar de dois a três semanas e o diagnóstico é difícil. Uma doença com esse quadro tão assustador há necessidade de todos os países se protegerem com uma vigilância eficaz em seus aeroportos, portos, meios de transportes e nas fronteiras. Não podemos pensar que estamos imune e que o vírus não vai chegar a um determinado país. Já foi diagnosticado um caso nas Filipinas. Estamos de olho!!!


Professor JOÃO BIANCO


e-mail: j1946-bianco@bol.com.br     

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

OEA EXPEDE RECOMENDAÇÕES AO BRASIL


Já a algum tempo a Organização dos Estados Americanos (OEA), vem alertando o Brasil quanto aos desrespeitos dos Direitos Humanos pelas autoridades de Segurança de seus cidadãos. Durante esse período, várias Sociedades Organizadas e Ongs vem denunciando a ocorrência do caos e de dezenas de mortes que assolam o sistema penitenciário. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) solicitou ao Brasil: __ adote as medidas necessárias e efetivas para evitar a perda de vidas; __ investigue os fatos, julgue e punam os culpados que levem a tal desmando. Outro ponto de discusão, criou-se em torno da maneira como as autoridades de segurança do Estado reprimem as manifestações populares. A polícia age sem nenhum preparo: psicológico, humano e material. As ações são desproporcionais e violentas a ponto de usarem balas letais ao invés de não letais. Há necessidade de saber distiguir uma passeata pacífica daquela composta por desordeiros. Outra recomendação da OEA é que todo adolescente e criança detidos devem ser levados as delegacias especiaias. No mês passado, ocorreu aqui no Rio de Janeiro um fato deplorável. Dois polciais em uma viatura prenderam três menores no centro da cidade. Em seguida, passaram com a viatura em frente a uma delegacia de menores e seguiram. No caminho liberaram um deles com recomendação de que se abrisse o "bico ia pra vala." Quando já estavam em uma área de morro, pararam e começaram a fazer pressão pisicológica e aterrorizar os menores. Logo em seguida, atiraram pelas costas. Um deles, morreu na hora. O outro, se fingiu de morto para sobreviver. Esse último, se salvou pedindo socorro na comunidade mais próxima. Depois de recuperado denunciou os dois maus policiais. Não podemos e nem devemos execrar uma corporação inteira. A polícia Militar do Rio de Janeiro tem em seus quadros componentes honrados, que não podem ser manchados com uma conduta desumana exercida por esses dois´péssimos soldados. Que eles sintam a força da lei! Estamos de olho!!!


professor JOÃO BIANCO