quarta-feira, 30 de julho de 2014

ARGENTINA À BEIRA DE DECRETAR MORATÓRIA

CRISTINA KIRCHNER


A presidente Cristina Kirchner enviou uma delegação a Nova York para uma reunião com o mediador no litígio pelo pagamento da dívida do país, na tentativa de evitar uma possível moratória. O encontro da comitiva com o mediador Daniel Pollack, designado pelo juiz federal americano, Thomas Griesa, é para buscar uma solução de cumprir a decisaõ que obriga o país a pagar 1,33 bilhão de dolares. O governo argentino precisa apresentar uma solução o mais rápido possível aos credores que chama de "abutres." No dia 26 de junho, a Argentina depositou pagamento de 539 milhões de dolares aos credores da dívida reestrutrurada, mas o juiz bloqueou o dinheiro depositado em Nova York, o que pode provocar uma moratória. Esta seria a segunda moratória da Argentina em 13 anos. Há como certo consequências de uma decretação de moratória: desvalorização do peso, inflação, marginalização dos mercados e recessão. O país corre o risco de se isolar ainda mais da comunidade internacional. Lamentamos muito o fato da Argentina está passando por estas dificuldades. O Brasil não deve se sentir feliz com esta situação, mesmo porque 85% de nossa exportação do setor automotivo e de autopeças vão para a Argentina. Sem citar os outros setores, como o de calçado. Vamos deixar de lado as nossas diferenças no futebol e apoiar os nossos irmanos. No fechamento do blog o ministro da fazenda da Argentina declarou que a proposta feita pelo seu país não foi aceita pelos credores. O que sentimos muito porque quem irá pagar esta conta é o povo argentino. Estamos de olho!!!



Professor JOÃO BIANCO

segunda-feira, 28 de julho de 2014

DESLIZE DILOMÁTICO DE ISRAEL

DESLIZE DIPLOMÁTICO DE ISRAEL

Na semana passada, a midia brasileira noticiou um pequeno arranhão na diplomacia entre dois paises amigos, Brasil e Israel. Isto foi motivado pelo fato de Israel, através de um porta-voz, ter declarado que o Brasil, embora um gigante econômico, não passava de "anão diplomático." Não nos parece justo tal afirmação já que nossa diplomacia vem a muito tempo dando importante colaboração no sentido de se alcançar uma paz duradoura no mundo. Após  a última Guerra Mundial Oswaldo Aranha, à época nossa chaceler e Presidente da Assembléia da UNO, ofereceu aos sionistas uma parte do Nordeste do Brasil para que eles se estabelecessem ali. Tivemos também um problema de disputa de terra na área que hoje faz parte do nosso Estado do Acre. Essa disputa deu-se em razão da grande população de brasileiros plantadores de cacau que  ocupavam a região. A solução surgiu com a compra da área pelo Brasil, com a intervenção de nosso dilpomata Barão do Rio Branco, que teve um papel importante no episódio. Fora isso, temos intervenções pacíficas no Haiti, num trabalho de paz e ordenamento do dia a dia no País. No continente africano onde colaboramos com diversos paises da região em áreas de construção civil, médica, alimentícia, petroquímima e outras. O Brasil é um dos 11 países do mundo que têm relações diplomáticas com todos os membros da UNO. Nosso país não pode e não deve concordar com a matança mútua de mais de 800 pessoas, entre eles mulheres, crianças e velhos. O Brasil tem um histórico respeitável no trabalho realizado pela nossa diplomacia. O comentário feito pelo Ministro do Exterior de Isarael não cabe ao Brasil. A ativa participação na ONU tem nos permitido opinar em assuntos extremamente importantes durante as reuniões das Assembléias.  E o Brasil já pleiteia sua participação no Conselho de Segurança daquele órgão. Estamos de olho!!! Estamos de olh!!!



Professor JOÃO BIANCO


quinta-feira, 24 de julho de 2014

OMS SUGERE: HOMENS GAYS USEM ANTIRRETROVIRAIS PARA CONTER AIDS




ANTIRRETROVIRAIS PARA HOMENS GAYS

A Organização Mundial de Saúde ( OMS ), sugeriu que homens gays usem medicamentos antirretrovirais como forma de previnir a infecção pelo HIV, divulgada dias atrás, mobilizou médicos e ativistas em torno do tema. A efecácia do uso preventivo dos remédios é enfatizada por especialistas que aplaudiram a recomendação, publicada em um momento em que as taxas de infecção pelo vírus da AIDS entre gays estão atingindo altos níveis em todo o mundo. A proposta é aprovada também por organizações civis. Alguns militantes defendem, no entanto, que o uso preventivo dos remédios deva ser voltado para gays em situação de maior vulnerabilidade, como profissionais do sexo e jovens, por exmeplo. O uso preventivo de antirretrovirais em indivíduos que estão em risco elevado garante redução de 92% nos infectados. As chances são 19 vezes maiores de gays jovens se infectarem em relação à população em geral. No Brasil, já existem 718 mil infectados. A nota da OMS esclarece que o uso de antirretrovirais seria uma complementação à prevenção. A principal busca do ser humano é pela vida. O sexo vem depois. Se existe uma opção, que façamos com cuidado e inteligência. Estamos de olho!!!



Professor JOÃO BIANCO

segunda-feira, 21 de julho de 2014

PARA O PRAZER DAS MULHERES


Apesar da fama de fruta símbolo do pecado no imaginário popular, nunca havia sido obtido nenhum indício científico de que a maçã, de fato, tivesse propriedade afrodisíacas, Até agora. Um  novo estudo publicado na revista científica " Archives of Gybecology and Obstetrics" aponta que a fruta realmente pode ser responsável por causar uma melhora no prazer sexual, mas somente para as mulheres, entre 18 e 43 anos. Para isso, bastaria a ingestão de uma maçã por dia por elas. Para os pesquisadores, os resultados podem ter relação com o fato de a florizina ser similar ao hormônio feminino estradiol, que tem um papel importante na excitação sexual. Assim quanto maior o consumo de maçãs, melhor seria a lubrificação e a função sexual femininas. Os pesquisadores italianos ressaltam que o estudo ainda não é conclusivo e devem ser interpretado com cautela. A tempos já se conhecem outros efeitos benéficos da fruta: em 2012, constatou-se que a maçã reduz significativamente o nível de gordura no sangue de mulheres na pós-menopausa, grupo com maior risco de sofrer ataques do coração. Esse estudo tem um ponto muito interessante quando direciona as pessoas para que invés de consumir mais remédio, aconselha o consumo da fruta, extremamente mais saudável. Estamos de olho!!!


Professor JOÃO BIANCO

quinta-feira, 17 de julho de 2014

SÓ EM 1994, EM VIENA, HOUVE RECONHECIMENTO: "Os DIREITOS DAS MULHERES SÃO DIREITOS HUMANOS."


Mesmo nos dias de hoje somos pegos de surpresa com notícias que nos deixa desnorteados com atitudes tomadas pelos terroristas, mundo à fora. É o caso do grupo liderado por um tal de Boko Haram, que dias atrás sequestrou algumas meninas que cometeram pecado de querer estudar. Dias depois, anunciavam em video que as garotas seríam vendidas como escravas, o que supõe que encontraríam facilmente compradores. Em outro video, as meninas são apresentadas em roupas islâmicas, como se estivessem "convertidas." Para esses terroristas o crime cometido pelas meninas é imperdoável: frequentavam a escola, liam livros, abriam-se ao mundo. Em pleno século 21, na Nigéria, os grupos terroristas impõe às mulheres, a escuridão da ignorância, o estupro no casamento forçado ainda na quase infância ou a escravidão, vendidas no mercado. O ódio às mulheres é tão forte que não espera que elas cresçam para se manifestar, logo as tornam escravas. Essa atitude tem como objetivo chantagear o governo e forçar a libertação de outros terroristas. O governo local a tudo assistiu de forma inerte, e quando precionado pelos países do Ocidente, não foi capaz de articular uma ação efetiva que as salvasse. A questão da dignidade das mulheres e do seu lugar no mundo apenas começou  a ser aflorada nas Conferências Mundiais da ONU sobre direitos humanos, em Viena, e sobre as Mulheres, em Pequim. Essa luta precisa prosseguir em todos os países onde as mulheres são perseguidas por motivos religiosos. Os países precisam estar com as portas abertas para abrigar,em ação humanitária, essas mulheres que sofrem em seus países de origem. Estamos de olho!!!



Professor JOÃO BIANCO

segunda-feira, 14 de julho de 2014

MANIFESTAÇÃO PACÍFICA: DIREITO DO CIDADÃO




DIREITO DE PROTESTAR


A Anistia Internacional lançou recentemente, a campanha "Brasil, chega de bola fora," com objetivo de prevenir restrições aos direitos de liberdade de expressão e manifestação pacífica. A mobilização levanta um cartão amarelo ao governo brasileiro diante de tentativas de aprovação de projetos de leis que visam a restringir protestos ou criminalizar manifestantes. A campanha alerta para abusos cometidos no policiamento das manifestações e pede a regulamentação urgente no Brasil do uso das chamadas armas não letais. Sua utilização de maneira indiscriminada já provocou ferimentos graves em manifestantes e em profissionais da imprensa. A independência e o rigor na condução de seu trabalho estão entre as características que colocam a Anistia Internacional entre as mais importantes organizações de defesa dos direitos humanos no mundo, laureada, inclusive, com o Prêmio Nobel da Paz, em l977. O governo brasileiro, ajudado pelos governos estaduais, em vez de um controle localizado sobre aqueles que lançam mão da violência, o que se observa é a repressão generalizada, mesmos entre os que estão participando dos protestos de maneira ordeira. Prevaleceu o bom senso no Governo Federal que respodeu com sinais positivos de que os direitos a liberdade de expressão e manifstações pacíficas estão garantidos. É extremamente necessário que os órgãos responsáveis pela segurança de nossas grandes cidades procurem se atualizar no que existe de mais atual, tanto em filosofia de trabalho quanto na compra de armas não letais. Só assim evitaremos um número ainda maior de feridos gravemente nos grandes eventos. Estamos de olho!!!


Professor JOÃO BIANCO

quinta-feira, 10 de julho de 2014

EUFORIA DÁ LUGAR A DECEPÇÃO


A tempos estamos acompanhando o trabalho feito com a seleção brasileira, como também, os das outras seleções e concluímos que, do nosso lado, houve alguns erros que devem ser observados para que não se repitam. Primeiro vamos analisar o comportamento das duas finalistas a Alemã e a Argentina. A seleção alemã foi se instalar numa praia deserta na Bahia ( sede própria ) em Porto Seguro, em Santa Cruz da Cabrália, onde o acesso é dificil. Logo ficaram longe dos olhos de todos: da imprensa e dos torcedores. A Argentina foi para CT do Galo, em Belo Horizonte. Ficou longe dos olhos e ouvidos da imprensa e dos torcedores. O único jeito dos repórteres conseguirem alguma foto era subir em morros próximos. A seleção brasileira, se instalou na Granja Comary, em Teresópolis, RJ, de propriedade da CBF, por sinal muito bonita. No caso brasileiro, a comissão técnica determinou liberdade completa e sem nenhuma restrição a aproximação de torcedores. Em certo momento, Felipão precisou parar o treino para pedir compreensão às pessoas que ali estavam no sentido de preservar o silêncio, pois os jogadores não estavam ouvindo o que ele passava. A questão não é impedir o acesso de repórteres e torcedores aos lugares de treinamentos. Claro que não! O problema é disciplinar. O trabalho é sério, e como tal devia ser tratado. Os brasileiros pereciam estar em um piquenique. Deu no que deu! Uma derrota vergonhosa de 7x1 para Alemanha, que ficou fechada lá, em Cabrália. Lógico que não foi só isso a causa de nossa derrota. Tem muito mais por de trás disso tudo. Até mesmo fator psicológico em consequência do acidente provocado em nosso atacante Neymar, que sem dúvida alguma fez muita falta. O que passou, passou, agora é se preparar melhor para a próxima copa, na Rússia. Estamos de olho!!!


Professor JOÃO BIANCO

segunda-feira, 7 de julho de 2014

TROCA-TROCA PARTIDÁRIO FRAGILIZA A DEMOCRACIA


À medida que se aproxima as eleições deste ano, os casos de infidelidade se apresentam mais
 frequentes. Desta vez, eles se multiplicam pois Dilma tenta se reeleger mas sem certeza da vitória. Como a política oscila em função do poder, uma candidatura de risco, estimula a traição eleitoral. Prova disso, foi o encontro patrocinado pelo presidente regional do PMDB, em uma churrascaria na Zona Oeste do Rio, para apoiar à dobradinha "Aezão," Aécio Neves do (PSDB) para presidente da República e Luiz Fernando Pezão (PMDB) para governador do Estado do Rio. O bailado político na Rio de Janeiro beira o descaramento: Sérgio Cabral e Pezão fazem juras de fidelidade a Dilma, porém o presidente regional do PMDB trabalha abertamente para o arquiadversário dos petistas, o tucano Aécio. Toda essa confusão não faz bem à democrcia, para a qual são necessários partidos fortes e de fato representativos. Mas isto não acontecerá enquanto houver pulverização de legendas com assento no Congresso. Esta inúmera quantidade de partidos estímula, entre outros desvios, o fisiologismo e o patrimonialismo, presentes nos mensalões petistas e tucanos. Enquanto não for reduzido o números de partidos com voz ativa nas Casas legislativas, continuaremos a presenciar cenas deprimentes de troca, troca partidária sem nenhum escrúpulo, sem nem mesmo o devido respeito aos conceitos filosóficos do partido de origem. Precisamos estudar como outros países se posicionam neste aspecto e filtrar o que de melhor existe. Somente assim, teremos partidos verdadeiramente sólidos e, por consequência, a democracia e o povo. Estamos de olho!!!


Professor JOÃO BIANCO

quinta-feira, 3 de julho de 2014

MINISTRO JOAQUIM BARBOSA SE DESPEDIU DO SUPREMO - STF

SAI JOAQUIM ENTRA LEWANDOSKI

O ex-presidente Lula ousou quando da escolha do nome de Joaquim Barbosa para Presidente do Supremo Tribunal Federal - STF. À época a atitude foi considerada vanguardista já que era o primeiro negro a fazer parte da Suprema Côrte. Existe ainda no Brasil um ranso de discriminação  entrahado, principalemente dentro das classes mais favorecidas, que se negam a aceitar que o negro ocupe lugar de destaque. Durante sua carreira o Ministro pôde provar que tinha capacidade e mostrar a todos para que veio, era somente questão de tempo, para conquistar respeito e admiração dos políticos e da classe jurídica brasileira. O Presidente do Supremo Tribunal Federal - STF, se desligou oficialmente do cargo e da Côrte Suprema durante a última sessão plenária deste semestre. Por direito, só precisaria se afastar quando alcansace 70 anos de idade, exigidos por lei, idade que ainda não alcançara. Comandou a Presidência com mão firme, sem exitar, muitas vezes com medidas polêmicas, exigindo de seus oponentes um questionamento das questões. Durante sua gestão, foram julgados casos difíceis: ficou sob sua responsabilidade a relatoria do processo do mensalão do PT, que culminou com o julgamento de vários figurões do partido e suas condenações. Outro destaque do período de Joaquim foi a defesa do polêmico caso de aborto para feto anencéfalos e o reconhecimento de união homoafetiva. Sem dúvida alguma, deixará saudades. Em um país como o nosso, carentes de homens de conduta intocável, a vaga deixada pelo Ministro nos faz sentir órfão. Através e mensagens, de diversos sites, foram  expressas desejos de que Joaquim Barbosa se candidatasse a Presidente da República em 2014. Lamentavelmente, o Ministro não se filiou a nenhum partido. Vamos sentir sua Falta! Obrigado Ministro! Parabéns!!!


Professor JOÃO BIANCO