quarta-feira, 26 de junho de 2013

PETROBRÁS - Pretende fatia maior do pré-sal











PRÉ - SAL
A presidente da Petrobrás, Maria das Graças Foster, disse alguns dias atrás, que vai entrar forte no primeiro leilão do pré-sal, em outubro próximo. Ela se referia a área de libra, na Bahia de Santos, com reservas estimadas entre 8bilhões a 12bilhões de barris. A presidente deixou claro que não vai se contentar em ficar com 30% do consórcio vencedor. Este é o percentual determinado pela lei do regime de partilha fixa, que dita a fatia mínima de participação para a estatal. A empresa estuda como será sua participação nos 70% restantes do consórcio, com outras petrolíferas. As decisões só virão depois do conhecimento pela empresa das exigências feitas pelo edital e o contrato de partilha, que serão divulgados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). A presidente afirmou, também, que a Petrolífera Venezuelana (PDVSA), pode vir participar do leilão, mas com cheque na mão. Acreditamos que o importante é a Agência Nacional de Petróleo garantir a lisura e a transparência necessária para que as outra petrolíferas, que irão participar do leilão, não fiquem insatisfeitas, ou mesmo, levantando suspeitas sobre o resultado. Estamos de olho!!!

João Bianco
Profº História - Org. Soc. Política

                                                                                                           

segunda-feira, 24 de junho de 2013

QUAL A NOVA EXIGÊNCIA DAS RUAS













QUAL A NOVA EXIGÊNCIA DAS RUAS
A primeira reivindicação dos movimentos de rua, dos últimos dias, foram atendidas: anulação dos aumentos das passagens de ônibus e de outros meios de transportes urbanos, em quase todo o Brasil. O ponta pé inicial foi dado por São Paulo, através de um grupo de nome "Passe Livre." O que esse grupo não contava é com a evolução gigantesca do movimento, a ponto deles perderem o controle da situação. A consequência imediata foi a entrada de oportunistas e vândalos, que nada tinham com a ideia inicial, estavam ali simplismente a fim de tirar proveito da situação. O movimento, com isso, perdeu sua originalidade, surgindo diversas lideranças, com uma pauta infinitamente variada, aparecendo proposta antagônicas, dentro dos mesmos grupos. Todos os anseios reprimidos e as necessidades da população precisam de atenção especial, já que a anos vem suportando essa carência de setores essenciais. O ideal seria o atendimento de toda a pauta. Infelizmente não devemos nos enganar e não podemos menosprezar o poder da burocracia, em nosso país. O que nos preocupa é que já começa a se ouvir vozes destonantes de ideias antidemocráticas. Hoje, partidos e políticos alcançaram o seu nível mais baixo, de todos os tempos, estão na lata do lixo. Esses que aí estão, devem ficar em suas insignificâncias. Não devemos abrir mão de criarmos no Brasil uma democracia sólida, imune, a partidos e políticos, mesquinhos, medíucres e corruptos. Só há uma maneira de fazer isso, é escolher em quem votar e optar pelos melhores projetos e não no rostinho bonito do candidato. Estudar, de forma imparcial, tudo o que se refere aquele em vamos votar: seu passado, sua conduta, suas ideias, sua escolaridade. Está emperrada no Congresso Nacional a Lei da Reforma Partidária, essa lei precisa ser aprovada, é ela que irá disciplinar toda essa bagunça do surgimento, quase que diário, de um novo partido. A democracia não caminha sem partidos, consequentemente, sem políticos. Mas não é primordial que se tenha vários partidos e uma infinidade de políticos para se ter uma democracia consolidada e duradoura. Estamos de olho!!! 




 Editor: João Bianco
Profº História e Org. Soc. Polic.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

INSATISFAÇÃO NÃO DEVE GERAR DEPREDAÇÃO E DETRUÍÇÃO








INSATISFAÇÃO NÃO DEVE GERAR DEPREDAÇÃO E DESTRUÍÇÃO

Já dissemos anteriormente que somos solidários com a  manifestação de rua que vem ocorrerendo em várias capitais e cidades pelo Brasil à fora. O que nos preocupa é a continuidade sem objetividade, reivindicar sem obedecer a vontade da maioria, como vinha  contecendo até agora. Os líderes do movimento tinham em mente o aumento abusivo das passagens de ônibus e por conseguintes de trens, metrô e outros. Conseguiram. E agora, qual é a grande reivindicação que dará combustível a manutenção da permanência de todo esse povo nas ruas. A pauta é grande composta de exigência como o fim da corrupção, acabar com o achatamento salarial, melhores serviços de saúde e educação. Todos esses anseios são extremamente válidos, só que não vão ocorrer de uma hora para outra, não são como abaixar os valores das passagens. Isto é um processo demorado, depende da emperrada máquina burocrática brasileira. Quanto tempo as pessoas de boa vontade e que querem tão somente obter suas conquistas vão continuar nas ruas. A nossa preocupação é pelo descaminho do movimento e que seja influenciado por grupos de pessoas que não têm identidade com a pauta que está sendo reclamada. Temos tipo prova dessa infiltração no decorrer das realizações das passeatas, que até um certo ponto, acontecem de maneira pacífica, depois entra em cena os vândalos, depredadores, que roubam lojas, supermercados, destrói as cabines dos policiais, queimam ônibus, atacam a polícia, que ao se defender comete abusos, em fim o caos se estabelece. Toda vez que reivindicamos alguma coisa de maneira violenta, a gente perde o direito sobre o que queremos. Estamos de olho!!!

quarta-feira, 19 de junho de 2013

O Povo é sábio









BRASILEIROS NAS RUAS OUTRA VEZ
Os protestos dos últimos dias, em várias capitais e cidades brasileiras, nos faz retornar a 20 anos atrás quando as ruas foram tomadas pelos estudantes os "Caras-Pintadas," e exigir o Impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello. Estas manifestações de agora não estão acontecendo à toa, o pano de fundo é de maior grandeza. Há uma grande insatisfação generalizada, os jovens expressão tudo áquilo que milhões de brasileiros gostariam de falar, gritar. Precisamos repensar o país e seus políticos e escolher que destino queremos para nossas crianças. Estamos sem exemplos a seguir, a maioria dos políticos só fazem nos envergonhar. Importantes prioridades para o povo estão sendo deixadas de lado, necessidades urgentes da população não estão sendo atendidas, falta saneamento básico, moradia, saúde e a educação que nos envergonha, com alto índice de analfabetismo. Apoiamos toda e qualquer manifestação ordeira e pacífica. Repudiamos aqueles que se aproveitam de um movimento legítimo para criar baderna, depredar, roubar ou danificar patrimônios e ferir pessoas. A riqueza de um país está na felicidade de seu povo. A força de um povo é inigualável, todos se amiúdam: políticos, polícia. Não há força maior do que a razão. Essa manifestações não eclodiram só por causa dos aumentos abusivos das passagens dos ônibus, também, contra corrupção, a volta da inflação, achatamento dos salários e outros. O povo só irá sair das ruas quando os governadores e prefeitos atenderem as reivendicações, pelo menos dessa vez e, abrir mão de seus famigerados impostos. O povo brasileiro é um povo hospitaleiro e alegre. Porém, se alguém decidiu que somos iena. Errou! O momento é sério. A presença do povo nas ruas é a demostração clara da insatisfação geral e isso vem mostrar a todos, que o país está indo em uma direção errada. Estamos de olho!!! 

segunda-feira, 17 de junho de 2013

O Fantasma está de volta










JORNALISTA- OLHO ESQUERDO COMPROMETIDO
O povo brasileiro, especialmente o de São Paulo e de outras capitais, como Rio de Janeiro e Porto Alegre, na semana passada, por alguns dias, tiveram o desprazer de reviver a truculência praticada pela PM, segundo ela, cumprindo ordens superiores. Ordem mal dadas não se deve cumprir. Nosso povo é ordeiro, pacífico, só sai às ruas para reclamar quando não aguenta mais os desmandos das autoridades. A presença deles nas ruas se deu por causa dos aumentos abusivos das passagens dos ônibus. Os aumentos eram praticados anualmente, de uns tempos pra cá, começaram a ser praticados mais amiúde. Só que os salários dos trabalhadores não acompanham essa velocidade, ficam defasado, perdendo o poder de compra. Resta ao povo gritar nas ruas.Infelizmente, no Brasil, ainda existem resquícios de poder autoritário, herança maldita deixada pelo regime militar. De vez enquando ele surgi forte e vigoroso a nos amedrontar, tolindo nossos direitos de expressar, saber e o nosso direito constitucional de ir e vir. Certamente a imagem do Brasil, no exterior, já está manchada com esse episódio. Nem mesmo a imprensa foi levada em consideração, jornalistas foram machucados, inclusive, um deles corre risco de perder a visão do olho esquerdo e um outro foi preso e solto, dois dias depois. Claro que não pactuamos com aqueles que se infiltram em um movimento ordeiro e pacífico, para depredarem patrimônios, público e privado. Esse tipo de comportamento não pode existir em uma democracia moderna.A PM de São Paulo deixou claro, a todos, que não etá preparada, psicologicamente, para lidar com reivendicações, manifestações e conflitos urbanos. Agir de maneira enérgica não é de forma violenta e arbitrária. Comreendemos que a culpa disso tudo, não é só dos soldados, é, também, dos comandantes, governadores, prefeitos e, principalmente, dos vereadores que são os responsáveis pela aprovação desses aumentos.Todos deveriam responder na justiça por abuso de poder. É uma vergonha! Estamos de olho!!!

sexta-feira, 14 de junho de 2013

LAPA -Rio de Janeiro / local de risco










LAPA - Rio de Janeiro/Local de risco

Amanhã, sábado - 15/06/2013, terá início a Copa das Confederações, com a presença de muitos turistas na cidade. As autoridades tiveram tempo suficiente de preparar um esquema de segurança seguro e não deixar que o estrangeiro fique a mercê de bandidos. Os jornais locais estão dando como área de risco um dos bairros mais badalados do centro da cidade, a Lapa,  muito visitado, inclusive, por turistas de várias partes do mundo. Isso é sem dúvida vergonhoso, tendo que admitir que existe um lugar bem frequentado e que está na lista de local de risco. Uma cidade como o Rio não pode deixar os Turistas inseguros, sem proteção. A cidade é privilegiada em belezas naturais, lindas praias, um povo cordial e hospitaleiro. Mas há necessidade das autoridades de segurança garantir tranquilidade para que as pessoas que aqui vêem possam admirar as belezas. Certa ONG identificou o local onde existe o maior índice de estupro, nos fins de semana. Há na cidade a chamada Delegacia das Mulheres, mas a polícia não tem o registro e por isso não tem como combater o crime de estupro. Geralmente as as mulheres que sofrem este tipo de abuso, não vão a delegacia denunciar, com vergonha. Na Lapa os estupros quase sempre acontecem quando as mulheres vão aos banheiros públicos, os bandidos aproveitam a ausência da polícia e as atacam. Autoridades de segurança! Vamos marcar presença e dar garantia as pessoas que querem se divertir na Lapa. Precisamos fazer bonito e agradar àqueles que nos visitam e possam voltar, outras vezes. Estamos de olho!!!

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Inércia com criminosos juvenis




DESGRAÇA DO MUNDO
Tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei - 7.663/10, que criminaliza o uso de drogas, penas mínimas obrigatórias e internação involuntária para dependentes. É certo que há necessidade de se fazer algo a respeito, quanto a isso não há dúvida, A lei servirá de parâmetro a ser seguido. Mas será que irá resolver o problema? Cremos que a solução da criminalidade juvenil não se resume somente na aplicação de uma lei. Os problemas são mais complexos e mais sérios. Envolvem as famílias, educação, moradia e os governos, das três esferas de poder: Municipal, Estadual e Federal, precisam trabalhar em conjunto oferecendo o necessário suporte. Não há fórmula mágica para se acabar com o comércio bilionário de drogas. Enquanto existir o fornecedor, existirá o traficante, e o por extensão o usuário. Todos esses billhões de dólares que são gastos todo ano no combate as drogas, escorrem pelo ralo, não trazem resultados duradouros, portanto a relação custo benefício, é nula. Entendemos que seria melhor canalizar parte desses recursos para a educação, na tentativa de salvar as crianças das garras desse monstro da droga. Dias atrás, soldados colombianos orientados pelos Estados Unidos, destruíram vários laboratórios de refino de cocaína, na Colômbia e, daí, prenderam um grande chefão do tráfico, mas com certeza o seu substituto já está preparado para ocupar o lugar vago. Há necessidade de se racionalizar esses gastos, tentar sufocar o tráfico de maneira mais inteligente, no bolso. Pra isso tem que haver boa vontade dos bancos internacionais, principalmente em paraísos fiscais. Estamos de olho!!! 

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Valor a quem tem


MÉDICO CUBANO


O Brasil apresenta déficit de 168.424 médicos, sendo que este quadro se acentua por demais no interior do país. Os médicos recém saídos das faculdades de medicina preferem trabalhar em mais de um hospital, ganhar pouco, mas ficar morando no Rio de Janeiro ou em São Paulo, próximos aos seus familiares. Enquanto isso, no interior, prefeitos de várias cidade se esforçam oferecendo bons salários para atrair os médicos recém formados.O governo federal resolveu tomar posição no sentido de resolver, ou minorar, esse problema. Na semana passada, sinalizou com a possibilidade de trazer médicos de Cuba, o que não agradou em nada  o Conselho Federal de Medicina. Atualmente o Brasil tem 1,8 médicos para cada grupo de mil habitantes. Já em Cuba este número é de 6,7 médicos por mil habitantes, uma das razões por ser reconhecida por grandes êxitos na medicina. Um estudo realizado pelo Ipea apontou que 58,1% dos brasileiros destacam a falta de médicos como principal problema do SUS ( Sistema Único de Saúde ). Dos 371.788 médicos brasileiros, 260.788 estão nas regiões Sul e Sudeste. Não importa de onde venha os novos médicos, o importante é que eles possam ajudar o Brasil a resolver o caos que se instalou no sistema de saúde pública. Afinal de contas estamos lidando com gente, que não tem como bancar um plano de sde caro e, que, infelizmente, para ser atendido em um hospital do governo, seja em qualquer esfera: Federal, Estadual ou Municipal, o lugar indigno que lhe oferece, é a maca no corredor. Estamos de olho!!! 

sexta-feira, 7 de junho de 2013

,França e Alemanha - Propõem Novo Lider para Eurogrupo







Juntos por mudança no Eurogrupo

França e Alemanha, se uniram entorno de uma proposta que expõe descontentamento com a gestão de Jeroen Disseelhloem, ministro de Finanças da Holanda. Segundo eles o ideal para o Eurogrupo seria a designação de um presidente permanente para o cargo. A proposta a ser implementada em dois anos, depende da aceitação dos outros membros da zona do euro. O esforço em favor da ideia põe em questão o desempenho de Jeroem. A frança e Alemanha aponta como ponto fraco do Ministro da Holanda, o fato da pouca experiência em finança, quando foi apontado para o posto. Em certa ocasião inquietou os mercados com seus comentários sobre Chipre: para ele, os correntistas dos bancos poderiam financiar futuros resgates. Ainda que respaldada por alguns membros do BCE e da Comissão Européia, a sugestão irritou as autoridades em Paris, Berlim e Bruxelas. O presidente francês François Hollande e a chanceler alemã Angela Merkel, entendem que o indicado não deveria ser um ministtro das finanças da zona do euro, mas um presidente cujo trabalho seria coordenar intensamente as tarefas.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

CHINA VAI MAIS DEVAGAR











A China pretende fazer reformas econômicas que irão incluir plano para urbanização, aumento de investimento privado e mais flexibilidade para que o yuan reflita as movimentações do mercado financeiro.A segundo maior economia do mundo dá sinais de arrefecimento, com o menor crescimento a 23 anos. A meta de 7,5% anual do Produto Interno Bruto (PIB) chinês está ameaçado, isso não quer dizer que ela esteja em recessão, mas a máquina está indo mais devagar. Na reunião, dia 13, do Partido Comunista Chinês (PCC), Li Keqiang, sinalizou que o governo reluta em aplicar medidas de estimulo para conter a desaceleração econômica. As diretrizes traçadas pelas autoridades chinesas deixam transparecer que a ideia e permitir a concorrência entre as empresas privadas e que dêem o tom nas decisões de investimentos. Recente levantamento deu encolhimento do índice da atividade industrial, pela primeira vez em sete meses. No Brasil o reflexo da desaceleração na China seu principal parceiro comercial, já está sendo sentido, com perspectivas no segundo semestre ainda pior. As mudanças implementadas pela China refletem uma alteração estrutural importante na dinâmica de desenvolvimento econômico do país. Antes incentivadora de gastos do governo, agora com nova postura dá sinais de apoio ao mercado interno, privilegiando a iniciativa privada, num importante papel nesse novo cenário. Cremos que todos serão beneficiados com o fato da China dar maior espaço a iniciativa privada nas atividades econômicas.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

GIGANTES DA ÁSIA / OLHOS ABERTOS




PETROBRÁS




O Petróleo está fazendo com que os holofotes se voltem para o Brasil.Os investidores do setor do mundo todo, como EXXON, SHELL e BP marcaram presença na 11ª Rodada de Licitações de áreas, dias atrás, pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis ( ANP ). Os especialistas acreditam que, diante do resultado, nos próximos leilões, as empresas asiáticas, como MITSUL e  SUMITOMO, certamente estarão presente. O quê vem fortalecer esse intercâmbio, sem dúvida, é a conquista da estabilidade do regime político democrático, que definiu regras claras e estáveis, para o setor. Para os investidores o importante é que o país onde se vai aplicar, garanta:  estabilidade política - cumprimento de contrato - visibilidade geofísica da região. O momento mais esperado pelo setor, acontecerá em novembro com o leilão dos blocos no pré-sal, na Bacia de Santos. O potencial de reservas que pode ser disponibilizados é de 10 bilhões de barris de petróleo. Em outubro haverá o leilão de gás natural não convencional em áreas terrestres, estimada em alguns trilhões de metros cúbicos, de gás em reservas. O que o povo aguarda com ansiedade é que toda essa riqueza não se dilua por água abaixo. As riquezas precisam ser humanamente divididas e quantitativamente honesta, caso contrário não adianta explorá-las. Estamos de olho!!!