quarta-feira, 27 de maio de 2015

CÉLULAS - TRANCO: A PROCURA POR MANTÊ-LAS JOVENS


      Pesquisadores descobriram uma droga molecular que poderia " rejuvenecer " o tecido cerebral e muscular. A capacidade das células - tronco adulta de se renovar diminui à medida que envelhecemos. No entanto, cientista descobriram uma técnica que pode mantê-las jovens. O novo estudo enterrompeu com sucesso a atividade de um fator de crescimento em ratinhos, que os pesquisadores já sabiam que afetava a capacidade de uma célula - tronco de se regenerar. Os cientista notaram que o fator de crescimento TGF - beta 1 desempenhava um papel importante no envelhecimento de várias células estaminais. Assim eles conseguiram reduzir a atividade do TGF - beta 1 bloqueadores genéticos no cérebro de ratos velhos. Como resultado, a regeneração de tecidos de cèlulas - tronco foi  " melhorada " nos animais. " O TGF - beta 1, parecia ser um dos principais culpados em envelhecimento dos tecidos " disse o coautor do estudo David Shaffer, diretos do Berkeley Stem Celli Center ( EUA ). Continua... Essa proteína envelhece mùltiplas células - tronco em órgãos distintos, tais como cérebro, pâncreas, coração e mùsculo. Esta é a primeira demonstração de que podemos encontrar uma droga que faz com que ela se comporte rejuvenecendo tais órgãos. Os cientistas esperam que o estudo resulte em tratamento eficazes para combater várias doenças degenerativas relacionadas à idade. Seria extremamente importante que o estudo fosse coroado de êxito, para que as milhares de pessoas que sofrem de doenças como Alzheimer e Parkinson fossem beneficiadas. Estamos de olho!!!




Professor JOÃO BIANCO

quarta-feira, 13 de maio de 2015

CENTRO DO RIO DE JANEIRO; ÁREA LIVRE DE DELINQUENTES MIRINS



   Apesar dos Institutor de Pesquisas apontarem uma queda nos índices de criminalidade no Estado, atualmente os acontecimentos contradizem esse ponto de vista; Alguns dias atrás, em pleno centro comercial do Rio, um escriturário foi agredido a facada, em plena luz do dia, quando esperava o seu ônibus, felizmente,e, contando com a proteção divina que não falha, está fora de perigo. Na avenida presidente vargas, próximo à Central do Brasil, uma senhora era entrevistada por um repórter, quando de repente um garoto roubou-lhe um fino cordão; o reporter se assustou com a ousadia e impulsivamente correu atrás do menino, sem contudo conseguir alcançá-lo. As autoridades correm para explicar: "esses acontecimentos são pontuais." A solução da segurança não é tão simples assim; Envolve uma série de fatores como: educação, saúde, emprego, segurança pública entre outros. Não basta uma ocupação militar; As familias, em geral, mais principalmente nas comunidades, estão necessitadas de tudo. Hoje, estamos assistido a toda hora, um estado de desespero na maioria das comunidades ocupadas pelas UPPs; são frequentes os tiroteios que intranquilizam toda a população dessas áreas, impossibilitando a volta da normalidade. As dificuldades financeiras que vive o Estado do Rio de Janeiro, têm desencadeado todo um processo degenerativo, não só de suas instituições, mas também, da segurança de um modo geral. Há necessidade de se garantir segurança nas comunidades, mas no estado não existe somente as comunidades, existem um estado inteiro que precisa de atenção. Não somos contra as UPPs, só não aprovamos está visaõ de antolhos expressa pelos responsáveis pela segurança do estado, a seu belprazer, decidiram cubrir a população com um lençól curto. Estamos de olho!!!





Professor JoÃO BIANCO

terça-feira, 5 de maio de 2015

INSTINTO ANIMAL



            Tivemos a satisfação de assistir a reportagem na TV, onde são poucos os bons programas, mostrando certa conexão profunda com a natureza, animais conseguem " prever " catástrofe naturais, como terremoto e tsunamis. Para tal, os cientaitas apresentaram uma explicação: o atrito das placas tectônicas desencadeam fenômenos geofísicos que  alteram a atmosfera de um modo detectável pelos animais. As evidências não são de hoje ___ em 2005, um terremoto que atingiu o Sri Lank, fez com que elefantes fugissem das terras mais baixas para outras mais altas, escapando da morte. ___ Na Itália, em 2010, sapos abandonaram uma lagoa, cinco dias antes de um terremoto, que provavelmente os exterminaria. Com tudo, os cientistas precisariam confiar mais nas observações já que não havia um método que permitisse reproduzi-las. A pergunta é esta: como os bichos sabiam? A principal hipótese é que, quando uma placa tectônica começa a se enfiar debaixo da outra, a fricção causa a ejeção de íons , ou seja, de átomos elétricamente carregado, a partir do solo. Tal fricção começa antes do terremoto se efetuar. Homens, enquanto raça humana, por uma série de razões, vivem cercado de concreto e em uma insuportável poluição sonora, que se avolumam a cada dia; isso faz com que as pessoas não alcance o nível de sensibilidade dos bichos. O Homem precisa __ refinar os instrumentos até que ele consiga medições mais úteis; ___ depois, observar, com mais atenção, o que os animais têm a nos oferecer, nesse tipo de aprendizagem; junta-se a isso, as várias contribuições da fauna oferecidas ao Homem, em todo o mundo. Vamos aprender. Estamos de olho!!!





Professor JOÃO BIANCO